💗 FINALMENTE Saiu 💗 O mais novo MINICURSO de Brigadeiro Gourmet onde você aprende TUDO que é necessário para começar a fazer, vender e lucrar de VERDADE.
Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

Minicurso de Brigadeiros Gourmet

Fazer brigadeiros gourmet é um tipo de negócio que vem dando muito certo. Afinal, muita gente gosta de brigadeiros, e neste caso, trata-se de uma variação ainda mais saborosas, que é o gourmet.

Portanto, vender esses doces se tornou um negócio bastante lucrativo, com muitas pessoas usando brigadeiros gourmet para complementar sua renda, ou mesmo servido como sua renda principal.

Acredite: isso é perfeitamente possível.

Porém, é necessário aprender como fazer esses doces de maneira correta, e até mesmo diferenciada para se destacar da concorrência.

Neste minicurso de brigadeiros gourmet você irá aprender todos os principais segredos para fazer produtos realmente chamativos, e que lhe deem um bom lucro.

 

Aprenda tudo sobre brigadeiro gourmet

Um dos doces brasileiros mais tradicionais é o brigadeiro. Também pudera, já que ele é uma delícia, e geralmente é feito com ingredientes bem básicos: chocolate em pó, leite condensado e manteiga.

Depois, é só levar a mistura ao fogo para ganhar consistência, formar bolinhas com essa mistura, colar granulados nelas e servir em forminhas. Tudo muito prático, e que faz um sucesso tremendo.

Porém, além do brigadeiro tradicional, existem aqueles denominados de gourmet, que são mais elaborados, e feitos com outros ingredientes além dos tradicionais. Ingredientes, esses, que possuem uma qualidade superior aos normais.

Diferenças entre brigadeiros gourmet e os tradicionais

Basicamente, a grande diferença entre brigadeiros gourmet e os mais comuns são os ingredientes que são de melhor qualidade. Porém, as diferenças não se restringem somente a isso.

Na verdade, não somente os brigadeiros gourmet possuem ingredientes mais diferenciados, como tudo relacionado a eles é de melhor qualidade (ou, pelo menos, precisam ser para chamar a atenção do público consumidor).

Desde as embalagens mais elaboradas, até a forma de fazer a publicidade desses doces, tudo precisa ser muito bem feito, até mesmo porque você está vendendo um produto mais caro que o usual. Ou seja, precisa compensar de alguma forma.

Em suma, as diferenças entre brigadeiros gourmet dos mais comuns reside em praticamente todo o processo de confecção e venda deles. Mas, principalmente, você estará atenta aos ingredientes.

Alguns dos principais ingredientes de brigadeiros gourmet

De um modo geral, os brigadeiros gourmet são feitos com produtos bem diferenciados, além daqueles usados para fazer doces normais. Entres esses itens, podemos destacar:

  • Chocolate belga
  • Pistache
  • Frutas in natura
  • Raspas de chocolate branco
  • Bebidas alcoólicas (tipo o licor)
  • Ovomaltine
  • Café
  • Pimenta

Claro, lembre-se de que estamos falando de um produto gourmet. Ou seja, não pode ser um café simples, ou uma pimenta qualquer.

Ingredientes substituídos

Na prática, o que faz um bom brigadeiro gourmet não é somente a qualidade em si dos materiais, mas, quais servem perfeitamente para usar no lugar de outros mais tradicionais.

Um bom exemplo disso é o achocolatado, que numa boa receita gourmet é substituído por chocolate em barra, ou mesmo pelos callets (aqueles chocolates em forma de moeda, que são mais simples na hora de derretê-los).

Tem também os granulados, que podem ser substituídos por flocos quadradinhos de chocolate belga, por exemplo.

Fora ainda que você tem a opção de ou usar uma manteiga de primeira qualidade, ou então fazer a substituição dela por creme de leite.

Outros produtos que causam boa apresentação

Além dessas características que citamos a respeito dos brigadeiros gourmet, há outras ideias interessantes que podem incrementar seus produtos, e fazer com que eles sejam mais vendidos.

Algumas dicas: amêndoas, nozes, castanhas e lascas dos mais diversos chocolates. Tudo isso dá uma aparência e uma textura bem diferenciadas ao brigadeiro, deixando a sua apresentação bem interessante para o consumidor.

Na verdade, este é um dos principais segredos de um negócio de brigadeiro gourmet de sucesso: uma apresentação bem bonita, como se o doce fosse uma pequena joia.

Porém, para fazer brigadeiros gourmet de sucesso você vai fazer todo um processo para chegar ao resultado desejado. A começar pelos utensílios utilizados na confecção desses doces.

 

Utensílios essenciais para começar nesse negócio

Pra começar a fazer brigadeiros gourmet realmente deliciosos e que façam sucesso entre seus clientes, tenha em sua cozinha utensílios que ajudem numa melhor confecção desses doces.

É um dos primeiros planejamentos que você irá fazer em seu negócio de venda de brigadeiros gourmet.

Quanto devo investir?

O dinheiro necessário para fazer um bom investimento em utensílios acaba não sendo tão caros quanto se imagina, já que, na prática, são itens que você só gasta uma vez, e a depender do cuidado com eles, duram um bom tempo.

Na prática, com uns R$ 300,00 ou R$ 400,00 é possível comprar utensílios para a confecção de brigadeiros gourmet de ótima qualidade, e que sejam realmente duráveis.

Panela grossa

Um dos itens mais importantes para esse negócio é uma panela que seja grossa e resistente, pois servirá para esquentar as misturas de brigadeiros gourmet até que fique no ponto.

Precisará ser antiaderente justamente para que essa mistura se solta da panela, e você saiba que o brigadeiro está “no ponto”.

Balança

A balança é outro utensílio básico em sua cozinha, pois ela auxilia bastante a colocar a quantidade certa de ingredientes nas receitas.

E, acredite: uma porção a mais ou a menos de um ingrediente qualquer pode fazer uma diferença bem grande no resultado.

Copos e colheres medidoras

Estes itens basicamente têm a mesma serventia que uma balança. Ou seja, auxiliam no uso correto da quantidade de ingredientes que cada receita deve possuir.

Dessa forma, você não “erra a mão”, e garante que seus brigadeiros gourmet estarão com o gosto desejado.

Recipientes de cerâmica

Esses utensílios são excelentes para reservar vários ingredientes de antemão, permitindo que você tenha sempre à mão vários desses itens, e não precise se distrair ou perder tempo.

No geral, lembre-se de uma coisa bem importante: peso, medidas e temperatura são elementos básicos para as melhores receitas de brigadeiros gourmet. Quanto mais itens puder ter que ajudam nesses aspectos, melhor.

 

Preparando a produção

Com todos os utensílios já postos em sua cozinha, o próximo passo para fazer brigadeiros gourmet é preparar o ambiente para a produção em si. Pode parecer algo trabalhoso, mas, esse é ponto importante e que você não vai deixar passar.

Higiene pessoal

O básico pra começar bem é se focar na higiene pessoal, sendo um aspecto que não se trata apenas de lavar as mãos, por exemplo. Outras atitudes também são fundamentais para garantir que a confecção dos doces seja limpa e fique longe de contaminação.

Pra isso, o ideal, só pra começar, é usar luvas e touca. Também é importante usar roupas limpas, e evitar colocar perfumes, e acessórios, como anéis e brincos (até mesmo porque você vai usar luvas e touca).

Cuidados com o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho de um modo geral precisa estar bem limpo (ou seja, a cozinha inteira), porém, o recomendável é que principalmente a sua bancada de trabalho seja limpa todos os dias.

Pra isso, a recomendação é usar detergente neutro, e logo após, álcool, pois isso garante que o local estará livre de qualquer tipo de contaminação.

Cuidados com o produto

Os ingredientes de suas receitas precisam estar devidamente armazenados nos locais adequados a eles. Se a recomendação é que fiquem longe da umidade e de locais abafados, então, faça isso.

Caso sejam materiais que podem ser guardados na geladeira (como ovos, por exemplo), melhor.

Manipulação de alimentos

Para a confecção de brigadeiros gourmet a própria manipulação de dos ingredientes precisa ser cuidadosa. Portanto, é recomendável seguir a receita passo a passo, fazendo as misturas na hora certa.

Dessa forma, você está garantindo que o produto final seja de qualidade.

 

Como fazer brigadeiro passo a passo

Quando começar a fazer brigadeiros gourmet, há detalhes no passo a passo das receitas que não podem passar despercebidos. Afinal, são eles que vão garantir que seus doces saiam da maneira desejada.

A seguir, listaremos algumas dessas dicas, além de mostrar como fazer um bom brigadeiro gourmet na prática.

Ingredientes de uma receita básica

  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de mel
  • 100 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 a 5 colheres de sopa de cacau em pó
  • 50 ml de creme de leite (se usar esse, não use a manteiga)
  • 1 lata de leite condenado

Modo de preparo

  1. Pegue uma panela pequena e misture o leite condensado, o cacau em pó, a manteiga, o sal e o mel. Destacando que o sal acentua o sabor do brigadeiro e o mel dá brilho à massa.
  2. Leve a mistura ao fogo, e mexa sem parar com uma espátula de silicone.
  3. Quando a massa engrossar a ponto de ver o fundo da panela, tire do fogo.
  4. Misture com o creme de leite e o chocolate meio amargo.

Dicas de preparo do brigadeiro gourmet

Tempo na panela

O tempo de mexida na panela vai depender da potência do seu fogão e da quantidade de cacau utilizado. Ou seja, quanto mais chocolate adicionado, mais rápido a massa engrossa. Em média, o tempo varia de 10 a 20 minutos.

Ponto de brigadeiro

O ponto de brigadeiro também é relativo, e vai depender do tipo de doce desejado. Quanto menos tempo no fogo, mais ele fica consistente ao esfriar. Inclusive, o certo é deixar a massa descansar umas 6 horas, não sendo necessário colocá-la na geladeira.

Chocolate adequado

Para o chocolate usado em brigadeiros gourmet, recomenda-se o uso de chocolates em barra, já que eles deixam a textura final melhor.

Enrolar o brigadeiro

Quando for enrolar os brigadeiros gourmet passe um pouco de manteiga nas mãos, pois, dessa forma, a massa desliza melhor. Inclusive, na hora de enrolar os doces, use uma colher medidora para que todos fiquem do mesmo tamanho.

Creme ou manteiga

Outra recomendação é que você vai usar nas receitas ou creme de leite ou manteiga. Os dois numa mesma receita de brigadeiro gourmet, nem pensar. Isso porque, dessa maneira, o doce fica menos gorduroso.

Manteiga ou gema de ovo

Para substituir a manteiga nessas receitas, algumas doceiras usam gema de ovo peneirada. Assim, preserva-se o sabor do chocolate e a massa fica mais brilhante.

Qualidade do brigadeiro

O mais recomendável é que você faça brigadeiros gourmet, e os venda o mesmo dia, pois a massa continuará cremosa e sedosa. Mesmo que você receba encomendas com semanas e até meses de antecedência, programe-se para fazer esses doces bem próximos da data de entrega.

Receitas de Brigadeiros

Você pode escolher fazer as melhores Receitas e Sabores de Brigadeiros Gourmet mais Vendidos clicando neste link.

 

Ingredientes corretos

Para a confecção de um bom brigadeiro gourmet, você vai usar os ingredientes perfeitos para esses tipos de receitas. Esse aspecto será muito importante para evitar que seus doces fiquem muito aquém do que poderiam ser.

Portanto, ficar atenta a certos detalhes de alguns ingredientes ajuda bastante. Alguns exemplos:

Chocolate puro x cobertura fracionada

Basicamente a diferença entre tipos de chocolate é a quantidade de gordura que possuem. Além disso, aqui no Brasil, o chocolate é considerado puro quando tem, pelo menos, 25% de cacau.

É um chocolate considerado “nobre” ou “verdadeiro”, sendo mais saboroso e tendo melhor qualidade e sendo mais saboroso. É o mais indicado para brigadeiros gourmet, já que o fracionado serve mais para coberturas em geral.

Escolha os ingredientes de maneira certa

Como já deu pra notar, a escolha correta dos ingredientes que servirão para fazer seus brigadeiros gourmet é importante para garantir o mínimo de qualidade, não é mesmo?

Ou seja, mesmo que os produtos sejam mais caros que o normal, o gasto maior compensará, pois você irá repassar o valor para o preço dos brigadeiros, e o público desse tipo de doce geralmente aceita pagar mais caro por ele.

Não utilize achocolatados

Achocolatados são práticos, mas, são mais aconselháveis para doces comuns. Para brigadeiros gourmet, a indicação tem que ser mesmo de barras de chocolate, geralmente, com uma boa porcentagem de cacau.

Isso garante um doce com sabor mais forte e diferenciado do que o normal, coisa que os clientes que consomem produtos gourmet adoram.

Prefira manteiga à base de creme de leite

A manteiga à base de creme de leite proporciona uma textura melhor aos seus brigadeiros gourmet, mas, não há necessidade de usar manteiga, caso não queira. O sabor ficará mais doce e a textura ficará mais normal, mas, ainda assim, o brigadeiro continuará muito bom.

No entanto, usando manteiga, prefira a do tipo “Extra” e sem sal. Assim, dá pra dar uma amenizada na doçura do leite condensado, fazendo o brigadeiro gourmet ficar menos enjoativo.

Atente-se ao leite condensado

Na prática, um dos principais ingredientes de um bom brigadeiro, especialmente aqueles que são gourmet, é o leite condensado. Um dos produtos que mais deixa o sabor do doce forte precisa ser de excelente qualidade para conquistar seus clientes.

Portanto, assim como as barras de chocolate e o cacau em pó, procure gastar um pouco mais num leite condensado de boa marca, que você não vai se arrepender.

Brigadeiros Perfeitos

Você pode simplesmente usar nossas Dicas para fazer brigadeiros perfeitos: Brigadeiros Gourmet, se destacar da concorrência e conquistar mais clientes.

 

Validade, Conservação e Transporte

Além de ingredientes de qualidade, outro ponto importante para garantir um brigadeiro gourmet de sucesso é ter atenção quanto à validade dos produtos usados, além de um armazenamento correto do produto já pronto.

Dessa forma, você vai evitar fornadas de doces ruins, ou mesmo que grandes quantidades de brigadeiros gourmet se estraguem, e você tenha prejuízo.

Armazenamento e Congelamento

Todo e qualquer docinho que estiver devidamente acondicionado numa embalagem pode ir à geladeira para ficar mais tempo conservado. Tanto para manter o frescor, quanto para garantir a aparência desses brigadeiros, você irá guardá-los na parte de baixo da geladeira.

No entanto, essa dica vale se você vender os brigadeiros no mesmo dia, ou no dia seguinte. No entanto, você ode congelar a massa, colocando-a em um pote de plástico ou de vidro com tampa. A massa pode fiar no congelador por até 2 meses.

Outra dica é não congelar o brigadeiro já enrolado, pois o gosto e a aparência dele descongelado não ficam bons. Quando for fazer os brigadeiros, retire a massa algumas horas antes de começar a enrolar cada um deles.

A validade depende da receita

A questão da validade do seu brigadeiro gourmet também vai variar em relação ao tipo de receita que está fazendo. Em outras palavras: dependerá dos ingredientes.

Em geral, os produtos mais perecíveis (ou seja, os que estragam mais rápido) usados em brigadeiros gourmet são frutas. Outro que também influencia bastante é o leite condensado.

O recomendado mesmo é fazer brigadeiros gourmet pra vendê-los no mesmo dia. Caso não possa, que pelo menos seja no dia seguinte. Já a massa pode ficar congelada por alguns meses.

Validade dos brigadeiros com fruta

Frutas frescas usadas na receita em si ou no recheio de brigadeiros gourmet deixam o produto com uma validade menor. Isso se deve ao fato das frutas em geral soltarem muita água, o que acelera a deterioração do produto.

Portanto, o ideal (repetindo) é que você guarde os brigadeiros desse tipo por, no máximo, 24 horas na geladeira depois de prontos.

Validade dos brigadeiros com gema de ovo

Outro item que também pode diminuir a validade do seu brigadeiro gourmet é a gema do ovo. E, claro, o sabor desse ingrediente pode se sobressair, ao passo que muitas pessoas não gostam dele.

Se na receita pedir esse ingrediente específico, não tem problema em usá-lo, mas, a validade do produto irá ficar menor, sendo aconselhável vender o brigadeiro no mesmo dia.

Validade dos brigadeiros com coco fresco, ralo, grosso ou fino

O coco é um dos itens que mais chama a atenção em certas receitas de brigadeiros gourmet. Um dos motivos é que ele deixa o doce com uma textura mais crocante.

Para um bom brigadeiro gourmet, a recomendação de quem entende do assunto é usar coco ralado seco em sem açúcar. Assim, a validade do doce poderá ser maior (cerca de 7 dias na geladeira).

No entanto, usar coco fresco faz diminuir bastante a validade do brigadeiro, fazendo com que ele precise ser vendido em até 24 horas depois de pronto.

Com relação à espessura do coco, isso não influencia na validade. Mas, recomenda-se fazer alguns testes com a sua clientela pra saber qual tipo de coco agrada mais.

Validade dos brigadeiros com creme de leite

Um dos ingredientes mais usados nas receitas de brigadeiros gourmet por aí é o creme de leite, que realça bem o sabor do doce já que ele equilibra o paladar do leite condensado (que é bem forte).

No caso da validade do produto em si, claro que a data será vista na caixinha antes de ser usado. Mas, depois do seu uso, o brigadeiro deverá permanecer na geladeira, de preferência, por um prazo de 24 horas, ou, no máximo, 2 dias.

Validade dos brigadeiros com leite condensado

A mesma questão usada para determinar a validade de um brigadeiro gourmet com creme de leite vale para o leite condensado. Antes de abrir a caixinha ou lata, pode ser armazenado longe da umidade e do calor, mas, depois de usado nos brigadeiros, estes serão vendidos o quanto antes.

Na verdade, o adequado mesmo se programar com antecedência para fazer os brigadeiros gourmet apenas quando você tiver certeza de que irá vendê-los naquele dia ou no dia seguinte, ou mesmo quando estiver bem próximo de uma encomenda.

Quanto tempo dura fora de geladeira

Via de regra, um brigadeiro comum pode durar, no máximo, uns 3 dias fora da geladeira. Quando se trata de um produto gourmet, no entanto, o mais recomendável é que ele seja vendido no mesmo dia em que foi feito.

E, se ele precisar ficar fora da geladeira, no máximo, dois dias é o limite, ainda mais se o brigadeiro tiver certos ingredientes, como frutas, por exemplo.

Forma ideal de conservar

Há algumas maneiras de conservar seus brigadeiros de maneira adequada, especialmente na geladeira ou no freezer. Caso seja somente a massa, por exemplo, você vai colocá-la num isopor próprio para alimentos e colocar no freezer por até 3 meses.

Já o brigadeiro pronto pode ser acondicionado na geladeira em caixas plásticas com tampa. Isso evita que a água da geladeira molhe os doces e estrague-os.

 

Congelando seus brigadeiros gourmet

Muitas vezes, não é vantajoso você fazer poucos brigadeiros gourmet, pois, como se trata de um doce trabalhoso, e que demanda tempo, o mais indicado é fazer uma boa quantidade de uma só vez.

Mas, para evitar que eles estraguem você tem a opção de guardá-los na geladeira (ou no freezer, no caso da massa). Como congelar esses doces? É o que você vai aprender agora.

Em que caso pode congelar?

Quando há excedente de massa preparada, ou mesmo se você quer preparar uma boa quantidade de massa para fazer brigadeiros gourmet depois, a melhor opção é congelar essa parte, e deixar pra fazer depois.

Só lembrando que o recomendável é tirar do congelador ou do freezer umas 2 horas antes de preparar os brigadeiros.

Usar freezer ou congelador?

Quando falamos da possibilidade de colocar a massa de brigadeiro gourmet num freezer ou num congelador, é importante ficar atenta ao fato de que o freezer tem uma temperatura bem mais baixa do que um congelador comum de geladeira.

Por isso mesmo que o freezer garante uma maior conservação do alimento que se encontra nele. Ou seja, pra ter uma massa de brigadeiro realmente boa com o passar do tempo, coloque-a no freezer.

Porcione antes de congelar

Uma das melhores formas de guardar a massa no freezer (ou no congelador, caso não tenha freezer) é separá-la em porções pela quantidade que você já sabe que dá pra fazer numa única fornada.

Dessa forma, isso facilita a sua vida, pois, com o passar dos dias, você só vai precisar tirar aquela determinada porção para fazer aquela quantidade específica de brigadeiros gourmet.

Como embalar e etiquetar?

Para embalar a massa de maneira correta e fazer com que ela realmente fique conservada, o ideal é enrolá-la com filme PVC. Dessa forma, ela não vai absorver nenhum odor ou sabor de outro alimento que esteja no freezer junto com ela.

Caso só tenha o congelador da sua geladeira, reserve sempre um espaço para as suas produções, pois isso evita problemas com a massa durante esse processo. Já para embalar faça pequenos blocos com a massa usando formas plásticas como molde.

Além disso, recomenda-se também etiquetar as embalagens com certas informações, como sabor, data de fabricação e quantidade. Assim, quando for tirar a massa para fazer os brigadeiros gourmet naquele dia, poderá escolher qual o pacote certo a utilizar.

Como descongelar?

Para descongelar a massa de brigadeiro gourmet de forma correta, você vai passar do freezer (ou do congelador) para a geladeira em si. Faça isso 1 dia antes de fazer os doces, ou mesmo algumas horas antes.

Depois, é tirar da geladeira, ir pesando suas unidades, enrolar e fazer o acabamento desejado. E, claro, vender os doces no mesmo dia, ou, no máximo, no dia seguinte.

Posso congelar enrolado e confeitado?

Neste caso, você até poderia congelar brigadeiros gourmet já preparados, mas, os riscos de dar errado são grandes. Primeiro, porque os doces podem perder seu formato caso sejam empilhados um em cima do outro.

Também pode ocorrer dos brigadeiros derreterem se tiverem açúcar. Neste caso, recomenda-se apenas o congelamento da massa ou das bolinhas já moldadas. Ressaltando ainda que confeitos coloridos também derretem com refrigeração, como Ovomaltine.

Ou seja, o ideal mesmo é só congelar a massa, e fazer os brigadeiros de fato depois de descongelá-la.

Qual o prazo após congelado?

O congelamento da massa de brigadeiro gourmet pode ser feito por um prazo de até 30 dias, podendo se estender por um prazo maior de, no máximo, 60 dias.

Contudo, prefira sempre trabalhar com massas congeladas o mínimo de tempo possível, pois, assim, seus brigadeiros gourmet ficarão com um sabor melhor.

 

Como transportar da forma certa

O transporte de seus brigadeiros gourmet (caso você vá vendê-los na rua) também é muito importante, pois um armazenamento incorreto pode danificar e estragar os doces, acarretando em prejuízo.

Portanto, são aspectos nos quais você ficará atenta, pois, caso contrário, uma fornada inteira de brigadeiros gourmet podem se perder, e o trabalho de dias vir por água abaixo.

Cuidados para não amassar

Um dos pontos mais importantes no transporte de brigadeiros gourmet é evitar que eles fiquem amassados, e percam seu formato tradicional.

Uma das formas de evitar isso é fazer o transporte de pequenas unidades. Nesse caso, use embalagens justas, porque isso irá impedir que os doces fiquem se movendo de um lado para o outro.

Agora, se a quantidade de brigadeiros for muito grande, o ideal é usar copinhos em caixas com divisória (do tipo colmeia). Dessa forma, você garante que os doces estarão seguros e no mesmo lugar quando for vendê-los. É a melhor forma de evitar que amassem.

Não deixe murchar

Um ponto fundamental no transporte de brigadeiros gourmet é evitar que murchem também. Para que isso não aconteça, evite deixar pouco tempo a massa no fogo. Com um ponto ideal, você não terá esse problema.

Também evite colocar a massa muito quente na geladeira ou no congelador. Deixe, primeiramente, que os doces fiquem em temperatura ambiente. E só depois, na hora de transportá-los, é que você os coloca numa bolsa térmica.

Mantenha a temperatura ideal

E, falando nesse assunto, é sempre recomendável deixar seus brigadeiros gourmet já pronto numa temperatura agradável dentro de bolsas e recipientes especializados, que evitam que os doces fiquem quentes e derretam.

Só lembrando: retire desses recipientes quando for vendê-los na hora. É a melhor forma de conservar sabor e textura.

Escolha bem sua embalagem

Uma boa embalagem feita especificamente para transportar doces é essencial para o seu negócio de brigadeiros gourmet.

Primeiro, porque garantem que esses doces fiquem bem conservados, e depois que mostra aos seus clientes e seu cuidado e profissionalismo ao oferecer produtos de ótima qualidade e que estejam bem cuidados.

 

Receitas de brigadeiro

Agora, vamos à prática propriamente dita, onde iremos mostrar algumas receitas deliciosas de brigadeiros para você começar nesse negócio com o pé direito. São tipos que são básicos, mas, que podem ser facilmente incrementados depois para virarem brigadeiros gourmet da melhor qualidade.

Receita de brigadeiros simples

Ingredientes

  • 5 colheres de achocolatado em pó
  • 2 colheres de margarina
  • 1 lata de leite condensado
  • Chocolate granulado para polvilhar

Como fazer

  1. Coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem.
  2. Depois, leve a mistura em fogo baixo.
  3. Mexa bem para evitar que a massa grude no fundo da panela.
  4. Deixe esfriar, faça as bolinhas do brigadeiro e por fim passe no granulado.

Receita de brigadeiros gourmet

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 50 ml de água
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 pacote de granulado ou de confeito

Como fazer

  1. Misture a água e a farinha de trigo em um copo até tudo ficar bem diluído, e depois reserve.
  2. Pegue uma panela, e coloque a mistura reservada antes, o leite condensado, o creme de leite e a margarina, misturando tudo muito bem.
  3. Acenda o fogo médio, adicionando o chocolate em pó, e mexa a mistura por uns 10 minutos até que fique em ponto de brigadeiro.
  4. Transfira rapidamente a massa para outro recipiente, cobrindo com papel filme e colocando na geladeira depois de alguns minutos.
  5. Deixe na geladeira por uns 30 minutos.
  6. Depois, retire a massa, unte as mãos com margarina, enrolando os brigadeiros no tamanho desejado.
  7. Envolva-os com granulados ou confeitos.

Receita de brigadeiro mesclado

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 2 colheres de manteiga
  • ½ xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar cristal fino
  • Manteiga para untar

Como fazer

  1. Pegue uma panela e misture 1 lata de leite condensado com o chocolate em pó, mais uma colher de sopa de manteiga.
  2. Leve ao fogo baixo, e vá mexendo até desprender do fundo da panela.
  3. Retire do fogo, coloque num prato untado e deixe esfriar.
  4. Pegue outra panela, e misture a outra lata de leite condensado com o restante da manteiga e do leite.
  5. Leve ao fogo baixo e mexa até desprender do fundo da panela.
  6. Coloque num prato untado e deixe esfriar.
  7. Com as mãos untadas, faça bolinhas de brigadeiro gourmet com as massas clara e escura, passando-as no açúcar.

Receita de brigadeiro Branco

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 lata de creme de leite

Como fazer

  1. Bote todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até que a massa se desprenda do fundo.
  2. Deixe esfriar, unte as mãos com margarina, enrole no tamanho desejado, e passe açúcar cristal para decorar.

Receita de brigadeiro sem leite condensado

Ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 4 colheres de chocolate solúvel em pó
  • 2 colheres de margarina
  • 3 colheres de açúcar
  • Chocolate granulado

Como fazer

  1. Pegue uma panela, e coloque o chocolate solúvel, o açúcar e a manteiga.
  2. Misture tudo bem rápido e acrescente o leite em seguida.
  3. Mexa em fogo médio por mais ou menos uns 25 minutos até que engrosse em ponto de brigadeiro.
  4. Desligue o fogo, transfira a massa para um prato untado e espere esfriar.
  5. Depois, faça os brigadeiros e enrole-os com granulado.

Receita de brigadeiro leite Ninho

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 5 colheres de sopa de leite Ninho
  • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de glucose ou mel

Como fazer

  1. Pegue todos os ingredientes, coloque-os numa panela e cozinhe em fogo baixo.
  2. Mexa sem parar até ficar em ponto de brigadeiro.
  3. Desligue o fogo, e espere um pouco para colocar na geladeira.
  4. Depois de uns 25 minutos, enrole as bolinhas de brigadeiro e passe leite Ninho nelas.

Receita de brigadeiro caseiro (também no estilo de panela ou de colher)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de achocolato em pó
  • 1 colher de sopa de margarina

Como fazer

  1. Coloque uma colher rasa de margarina na panela, acenda o fogo e deixe derreter.
  2. Em seguida, ponha o leite condensado e o achocolatado.
  3. Mexa até engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.
  4. Depois, é só fazer as bolinhas de brigadeiro e enfeitar como quiser.

Receita de brigadeiro de copinho

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de margarina

Como fazer

  1. Pegue uma panela e misture o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó.
  2. Em fogo baixo, mexa sem parar até ficar em ponto de “brigadeiro mole”.
  3. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.
  4. Incorpore bem todos os ingredientes, coloque-os em copinhos e adicione granulados por cima.

Receita de brigadeiro de micro-ondas

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 colher de sopa de margarina
  • Chocolate granulado ou granulado colorido

Como fazer

  1. Pegue um recipiente próprio para micro-ondas, preferencialmente que seja redondo e que tenha borda alta.
  2. Nele, misture todos os ingredientes.
  3. Leve ao micro-ondas por cerca de 6 minutos em potência alta.
  4. Na metade desse tempo, mexa a mistura.
  5. Depois, retire o recipiente, e misture até ficar uma massa lisa e brilhante.
  6. Leve à geladeira para esfriar por alguns minutos, e depois vá enrolando os brigadeiros.

Lembrando que você pode fazer Receitas e Sabores de Brigadeiros Gourmet mais Vendidos clicando neste link.

 

Sabores de brigadeiro

Dentro dessas receitas mais simples de brigadeiros, existe uma infinidade de sabores que podem incrementar seus doces e transformá-los em gourmet. São alguns desses sabores que vamos mostrar agora pra você.

Churros

Um dos mais deliciosos sabores de brigadeiros gourmet é também um dos mais fáceis de fazer, só precisando substituir o achocolatado em pó por canela em pó e mais 150 g de doce de leite.

Romeu e Julieta

Outro sabor diferente e que faz grande sucesso é o de Romeu e Julieta, cujo recheio é de goiabada e tem cobertura de queijo ralado. Fora isso, você vai precisar apenas de leite condensado e açúcar cristal para fazer esse doce.

Pistache

Outro sabor bem peculiar de brigadeiro gourmet que vale a pena investir é de pistache, onde você vai precisar de umas 100 g dele sem casa torrado e moído, e mais umas 250 g do mesmo pistache torrado e triturado, além dos ingredientes mais tradicionais. Uma receita criativa e deliciosa.

Belga

Aqui, o brigadeiro gourmet também é muito simples de ser feito, só precisando de algumas barras de chocolate belga, mais alguns ingredientes comuns a esse doce, como leite condensado e chocolate em pó.

Whisky

Esse sabor é pra quem aprecia um bom doce de teor alcoólico, cujos ingredientes principais são chocolate amargo e alguns ml de whisky. Um tipo de brigadeiro gourmet que faz muito sucesso.

KitKat

Como o próprio nome já indica, esse brigadeiro gourmet aqui terá como um dos ingredientes aquele chocolate Kit Kat, mais os tradicionais chocolates em pó, leite condensado e manteiga.

Sonho de Valsa

Mais um delicioso sabor de brigadeiro gourmet, desta vez, tendo como ingrediente principal o bombom Sonho de Valsa. Um sucesso absoluto, principalmente, entre a criançada.

Ferrero Rocher

Este é um brigadeiro gourmet um pouco mais caro de fazer, devido ao seu ingrediente principal também ter um preço acima da média, mas, compensa vendê-lo em ocasiões especiais, como eventos e festas.

Rafaello

Aqui, é a mesma fórmula que acontece com o brigadeiro gourmet de Ferrero Rocher, devendo ser feito apenas em momentos especiais, cujo intuito seja ganhar um pouco a mais que o normal.

Açaí

Um sabor bem tradicional por aí também combina com brigadeiros gourmet, sendo ótimo pra vender em locais onde tenham muitos turistas, por exemplo.

Maracujá

Um sabor de brigadeiro gourmet bem interessante é o de maracujá, que pode agradar bastante aqueles clientes que curtem frutas em geral. Um doce diferente que certamente fará sucesso entre algumas pessoas.

Bicho de Pé

O nome pode parecer estranho, mas, este aqui nada mais é do que um brigadeiro gourmet de morango, cujo ingrediente (morango em pó) substitui o achocolatado em pó.

Amêndoas

As amêndoas são ingredientes que úteis diversas receitas diferentes. Com um doce como o brigadeiro gourmet claro que elas dariam um sabor todo especial a esse doce.

Banana caramelada

Para aqueles clientes que gostam de um brigadeiro gourmet mais cremoso, esta receita aqui é perfeita, além de ser bem diferente do que se espera de um doce desses.

Paçoca

Outro ingrediente que muita gente adora em doces em geral é a paçoca, que pode ser simplesmente amendoim esfarelado que também serve.

Chocolate com pimenta

Uma das combinações mais improváveis e que garante uma receita bem saborosa é o chocolate com a pimenta. Num brigadeiro gourmet, essa união fica perfeita.

Prestígio

Outro tipo de chocolate bastante apreciado por aí é o Prestígio, cujas raspas de coco combinam bem com o chocolate, e que podem fazer um brigadeiro gourmet realmente delicioso.

Milho verde

Um brigadeiro gourmet de milho verde também é uma ótima pedida pra inovar, e mostrar aos seus clientes que você tem um cardápio bem variado.

Cenoura

Bolos de cenoura são deliciosos como um todo, e esse sabor pode ser adaptado tranquilamente para brigadeiros gourmet de sucesso.

Abacaxi

Outra fruta que pode fazer brigadeiros que surpreendam seus clientes é o de abacaxi, especialmente porque ele tem um gosto bem forte e peculiar.

Laranja

Eis aqui mais uma fruta ótima para confeccionar esses doces e que dá um ar todo diversificado ao seu cardápio.

Limão

O limão, mesmo com um gosto geralmente azedo, pode ser uma boa base pra um brigadeiro gourmet com um gostinho todo especial.

Napolitano

O napolitano é uma das combinações mais deliciosas de doces por aí, como sorvetes, por exemplo, e em brigadeiros gourmet fica realmente muito bom.

Cereja

O gosto simples e característico da cereja pode ser uma ótima pedida para um brigadeiro gourmet fácil de fazer e que tenha ótima aceitação.

Farinha láctea

Colocar farinha láctea no brigadeiro gourmet é uma ótima pedida para inovar, só precisando ter cuidado para o doce não ficar muito enjoativo.

Banana e canela

Banana com canela é uma sobremesa muito saborosa, e adicioná-la a um brigadeiro gourmet é uma oportunidade boa de oferecer algo bem diferente aos seus clientes.

Chocobol

Aqui você pode atrair a atenção da criançada colocando essas bolinhas de cereal no lugar dos tradicionais granulados.

Cappuccino com canela

Uma ótima pedida pra quem gosta de saborear um doce mais requintado ainda, e com um sabor verdadeiramente especial.

Ovo mole

Uma receita bem simples, mas, que confere um ar bem sofisticado aos seus doces, e cujo gosto é bem diferenciado, podendo ser a chance de surpreender sua clientela.

Caipirinha

Doces alcoólicos fazem grande sucesso por aí, e este aqui é bem interessante, já que leva uma bebida de teor bem forte.

Negresco

Fazer brigadeiros gourmet com biscoitos conhecidos também faz muito sucesso, e com a receita certa, eles ficam saborosíssimos.

Baunilha com cookies

Dois ingredientes que, separados, são muito bons, podem fazer um doce mais especial ainda e com bastante cara de gourmet.

Beijinho

O tradicional doce beijinho é uma das muitas opções que você tem para fazer brigadeiros gourmet baratos, mas, com boa vendagem.

Panetone

Esse daqui pode ser uma excelente alternativa pra oferecer em festas de fim de ano, mas, se quiser arriscar vender durante o ano todo, geralmente quem gosta de panetone, gosta em qualquer época.

Coco

Um bom doce feito com coco puro e simples é delicioso e vende bem, e ainda por cima, é bem fácil de ser feito.

Indiano

Se quiser um brigadeiro gourmet ainda mais elaborado, esta daqui é uma opção e tanto, já que, além dos ingredientes tradicionais, leva amido de milho, canela, cravo e noz moscada.

Creme Brûlée

Aqui temos mais uma receita de brigadeiro gourmet que é bem simples de fazer, apesar de parecer bastante sofisticada, onde você vai precisar apenas de leite condensado, gemas, manteiga e essência de baunilha.

Nutella

É bastante comum fazer doces elaborados com o ingrediente Nutella, e brigadeiros gourmet desse sabor têm chances de venderem muito bem.

Leite Ninho com MM’s

Este brigadeiro gourmet aqui é aquela opção perfeita para festas infantis, feitos sob encomenda, e proporcionando um lucro muito bom.

Kinder

Outro tipo de ingrediente que garante um brigadeiro gourmet bastante atrativo para todos, especialmente para a criançada, é o Kinder.

Tutti-frutti

Um sabor bem tradicional como o de tutti-frutti pode proporcionar um doce bem cara de gourmet bastante interessante.

Pé-de-moleque

Você pode surpreender seu público também unindo sabores um pouco improváveis, como brigadeiro gourmet com gosto de pé-de-moleque.

Cheesecake

Outra forma de fazer brigadeiros que abranjam todos os paladares é apostar em combinações como colocar o sabor de um cheesecake em um brigadeiro.

Gengibre

Um sabor bem simples de conseguir, e que pode cair bem no gosto do público é o de gengibre, especialmente para aqueles que buscam novidades.

Passatempo

Mais um biscoito popular que pode servir perfeitamente como base para um brigadeiro gourmet muito bom e de sucesso.

Dadinho

Feito com uma iguaria à base de amendoim, esse brigadeiro gourmet tem o típico gosto de infância que muitos gostam nesses doces.

Menta

Assim como o gengibre, esse ingrediente aqui pode dar um tempero a mais em seus brigadeiros gourmet que pode ser bastante lucrativo.

Tapioca

Uma comida típica apreciada por muitos é a tapioca, e ela pode servir como uma base muito boa para um brigadeiro gourmet bem diferente.

Creme de ricota

Para aquela parte do público que gosta de uma comida bem saudável, esta é uma opção que pode ser bem procurada.

Chocolate meio amargo e leite de soja

Da mesma forma que o exemplo anterior, este tipo de brigadeiro gourmet aqui é pra quem gosta de comidas saudáveis e diferenciadas, como, por exemplo, pra quem é vegano.

 

Marcas usadas e recomendadas

Para incrementar bem seus brigadeiros gourmet vale a pena apostar em produtos de marcas reconhecidamente boas para garantir que seus produtos tenham um mínimo de qualidade.

Listaremos algumas dessas marcas que garantem produtos que serão muito bem vendidos em seu negócio.

Leite Moça – Nestlé

Com um sabor doce bem intenso, este ingrediente dessa marca aqui pode perfeitamente servir como um leite condensado melhor, e dar um gosto bem forte aos seus brigadeiros.

Só tome cuidado para usá-lo com cautela para que ele não potencialize ainda mais a doçura de outras partes do brigadeiro gourmet, deixando o gosto enjoativo.

Manteiga President Extra

A manteiga é outro ingrediente fundamental, não só para brigadeiros gourmet, mas, pra doce em geral. Afinal, ela impede que a massa do doce grude na panela, e ainda permite moldar todos de maneira fácil (quando você unta as mãos para fazer as bolinhas de brigadeiro, por exemplo).

E uma das melhores marcas é o President Extra, cujo sabor é suave, e tem uma textura que facilita todo o processo.

Produtos Callebaut

Se você realmente quer fazer brigadeiros gourmet de qualidade, a grande pedida é usar vários produtos da marca Callebaut, entre eles, chocolate, confeitos e cacau em pó.

Todos esses são feitos com ingredientes muito bons, e que dão um sabor realmente único aos seus doces, com o mínimo de artificialidade possível.

Nutella

Outra marca bastante usada por confeiteiras em geral é a Nutella, que garante produtos com sabor bem forte, e que deixa qualquer doce com sabor próprio.

Importante destacar que os produtos Nutella, em geral, não são caros se comparados com outros similares.

Coco Sococo

É importante que todos os ingredientes derivados do coco sejam minimamente de qualidade, pois é fácil qualquer produto feito à base dele se estragar ou ficar com gosto duvidoso.

Por isso, boa parte daquelas que fazem doces em geral usam da marca Sococo. Seus produtos têm o gosto de coco na medida certa para não sobrepor o sabor principal do brigadeiro gourmet, por exemplo.

Leite Ninho Nestlé

Um dos mais tradicionais produtos usados por confeiteiras por aí é o leite Ninho da Nestlé. Também pudera, já que o gosto forte do produto garante um ótimo resultado, seja com brigadeiro gourmet, seja com outro tipo de doce.

Lembrando também que o leite Ninho no brigadeiro gourmet também pode ser usado para substituir os famosos granulados, fazendo com que o doce fique ainda mais diferente e gostoso.

Delipaste Fabbri

Se você está procurando um pistache de qualidade ou mesmo uma boa pasta saborizante, damos como dica os produtos da Delipaste Fabbri.

São opções muito boas caso você não encontre aqueles ingredientes mencionados nas receitas, e queira dar um gosto realmente único aos seus brigadeiros gourmet.

Apenas se atente para não cometer Os Maiores Erros que Vendedoras de Brigadeiros Gourmet Cometem quando você for fazer suas compras e escolher seus ingredientes.

 

Dicas para fazer um brigadeiro perfeito

Fazer um bom brigadeiro gourmet exige empenho e prática da sua parte, mas, existem alguns detalhes que podem ajudar você a fazer esses doces de maneira mais adequada.

São pequenas (mas, preciosas) dicas que lhe ajudarão nesse processo, ainda mais se você está apenas começando.

Tipos de chocolate

O chocolate em si é um dos principais ingredientes de muitas receitas de brigadeiros gourmet. Por isso, vale a pena investir u pouco mais nesse item.

Se você escolher chocolate em barra, por exemplo, vale a pena misturar um pouco de cacau em pó para que o brigadeiro não fique doce demais (e consequentemente muito enjoativo).

Você também pode optar por chocolate amargo ou meio amargo para quebrar o adocicado do leite condensado (que geralmente é bem intenso).

O melhor leite condensado

Prefira sempre que possível comprar o leite condensado da Nestlé, que é sempre o mais caro, mas também o melhor para fazer brigadeiros do tipo gourmet.

Não tem como questionar que o sabor e a textura do tradicional “Leite Moça” são os melhores e resultam nos melhores doces. O gasto é maior, mas, o lucro subsequente compensa isso.

Melhor panela possível

A escolha da panela também é importante para a confecção de seus brigadeiros gourmet. Ou seja, tem que ser uma totalmente adequada para fazer esse doce. A melhor opção, neste caso, são aquelas com fundo grosso, pois distribuem o calor uniformemente. Caso seja muito fina, o brigadeiro queima com mais facilidade.

Outra dica é ter uma panela de ferro fundido ou de alumínio. Panelas que sejam de diferentes materiais distribuem o calor de forma mais uniforme, menos uniforme e ajudam ou não a queimar o brigadeiro.

Em suma, isso vai evitar que seu brigadeiro queime no fundo e, dependendo da sua panela e da sua prática com ela, você nem vai precisar mexer o tempo todo.

Colher para mexer brigadeiro

Muitas dizem que a melhor colher para fazer brigadeiro é a colher de pau. Porém, isso não é verdade. Qualquer utensílio que não arranhe a superfície da panela e que seja capaz de raspar bem o fundo e os cantos (principalmente) será sempre a melhor opção.

Portanto, seja colher de pau ou não, o importante é não danificar o fundo das panelas, e principalmente, a sua parte antiaderente.

O ponto Ideal para os brigadeiros

Você prefere o brigadeiro de colher ou enroladinho? Caso prefira comer direto da panela ou no copinho, deixe-o no fogo por apenas 10 minutos. Assim, depois de descansar, o doce ficará cremoso, ideal para você meter a colher.

Agora, se prefere comer a bolinha do doce mesmo, então é só seguir um antigo segredo: só tire do fogo quando o creme desgrudar do fundo da panela. O brigadeiro para bolear e passar no granulado está pronto quando a massa desgruda do fundo da panela.

É importante sempre cozinhar o brigadeiro em fogo baixo para evitar aqueles gruminhos de açúcar cristalizado que se formam e depois grudam no dente na hora de comer.

Para enrolar seus brigadeiros

Depois que tirar o doce do fogo, deixe descansar por pelo menos seis horas fora da geladeira. Ao enrolar, passe um pouco de manteiga nas mãos, assim a massa desliza melhor.

E, para que seus docinhos tenham o mesmo tamanho você pode investir em uma colher medidora de brigadeiro ou usar uma colher de sobremesa para pegar a mesma quantidade de massa da panela.

Se realmente não for possível consumir o brigadeiro no mesmo dia e você queira congelar ou refrigerar o brigadeiro, congele ou guarde na geladeira a massa pronta em um recipiente bem fechado e enrole e passe no granulado quando estiver em temperatura ambiente novamente.

Creme de leite ou manteiga

Algumas receitas sugerem o creme de leite para deixar o doce mais cremoso. Se você optar por este ingrediente, não coloque manteiga.

Dessa forma, o brigadeiro ficará menos gorduroso, e o sabor ficará melhor distribuído no doce.

Gema de ovo nas receitas

Algumas doceiras preferem usar uma gema de ovo peneirada no lugar da manteiga. Este é um truque muito bom que ajuda a preservar o sabor do chocolate e deixar a massa mais brilhante, sedosa e menos gordurosa.

Mas, não se esqueça de peneirar para tirar aquela película que fica ao redor da gema, pois é ela que deixa os doces com cheiro de ovo.

Quando colocar na geladeira

Depois que o brigadeiro chegou ao ponto certo, o ideal é esperar ele descansar seis horas para enrolá-lo. Algumas pessoas deixam o doce na geladeira neste período. Porém, o ideal é esperar ele esfriar naturalmente, e talvez depois colocar na geladeira para a massa ficar um pouco mais firme.

Porém, caso você coloque imediatamente na geladeira, o brigadeiro vai suar, liberando água e isso vai interferir no sabor. Por isso, deixe o doce descansar fora da geladeira, de preferência.

Consuma no mesmo dia

O ideal é que você prepare e come (ou comercialize) o doce no mesmo dia, pois a massa ainda está cremosa e sedosa. De um dia para o outro, a massa fica mais pesada.

Porém, isso também vai depender do seu gosto e do gosto do seu público. Se prefere o brigadeiro mais durinho, então não tem problema de deixar para o próximo dia. Se prefere esse doce mais cremoso e derretendo na boca, é bom consumir no dia que ele foi preparado.

Estas foram só algumas das dicas que vão te ajudar na produção de brigadeiros gourmet, mas, você pode ver mais Dicas para fazer brigadeiros perfeitos clicando neste link.

 

Dicas para variar as receitas

Quando se tem um negócio de doces, uma das coisas mais importantes é saber como incrementar seus produtos, fazendo com que fiquem cada vez mais atrativos aos olhos de sua clientela.

E, quando se trata de brigadeiros gourmet, então, você vai encantar seu público ainda mais com estas dicas aqui.

Utilize castanhas

Uma das principais funções das castanhas nos alimentos é proporcionar mais crocância a eles, fazendo com que os seus sabores fiquem ainda mais evidentes (e gostosos).

Em se tratando de brigadeiros gourmet, portanto, é uma ótima pedida trocar os tradicionais granulados por pedaços de castanhas em geral.

Adicione docinhos

Outra forma bem simples, mas eficiente, de incrementar seus brigadeiros é adicionar algum doce à receita. No entanto, cuidado para não exagerar e deixar o sabor do doce forte e descaracterizado demais.

Mude a textura da massa

Uma maneira bem fácil de fazer diferentes tipos de brigadeiros gourmet é mudar a textura da massa em algumas ocasiões para deixá-la, por exemplo, mais cremosa. Pra isso, alguns ingredientes ajudam muito, como usar manteiga do tipo “extra”, por exemplo.

Use Confeitos colorido

Para aqueles momentos em que você quiser chamara a atenção do seu público, especialmente, as crianças, faça uso de confeitos colorido no lugar dos granulados. Dessa forma, o brigadeiro gourmet ficará mais chamativo, e até mais gostoso.

 

Cálculo de gastos, precificação e lucros

Sim, uma das coisas mais importantes quando você se propõe a fazer brigadeiros gourmet para vender é saber exatamente quando cobrará por cada um deles. Ter esse controle é importante pra saber se seus lucros estão sendo de acordo com o planejado ou não.

O cálculo em si é algo bem simples, e você irá aprender como fazê-lo agora.

Gastos com ingredientes

Pra iniciar o cálculo de maneira correta, veja quanto você gastou com os ingredientes, desde achocolatado em pó até latinhas de leite condensado. É a etapa inicial básica para saber quanto cobrar de seus brigadeiros gourmet.

Gastos com utensílios

Outra parte dos seus investimentos que também entrará no cálculo do preço de seus doces será o valor gasto com utensílios. Como são produtos com grande durabilidade, você pode simplesmente fracionar o valor gasto nos meses seguintes.

Gastos com equipamentos

O quanto você gastar com equipamentos também precisa entrar na conta do cálculo do valor final de seus brigadeiros gourmet, seguindo a mesma lógica dos gastos com utensílios.

Custo variável - despesa fixa

Dentro dos gastos com seu negócio de brigadeiros gourmet existe o que chamamos de despesas fixas, ou seja, aquelas que possuem o mesmo valor no decorrer de determinado período, como contas de água, luz, e por aí vai.

Neste caso, você adiciona uma porcentagem desses gastos em cada fornada de brigadeiros de uns 20% do valor total de gastos com ingredientes, utensílios e equipamentos.

Investimento em marketing

Gastos em publicidade e propaganda do seu negócio de doces também precisam ser adicionados na hora de fazer o cálculo do preço de seus brigadeiros. E isso inclui panfletos, propagandas pagas em redes sociais, etc.

Custo de mão de obra

Caso você tenha contratado mais pessoas para fazer parte do seu negócio, esse custo também entrará no cálculo do preço dos seus produtos. Trata-se de um valor que tem que ser considerado mensalmente, também levando em consideração quantos brigadeiros gourmet consegue fazer por mês.

Aplicando preço ao produto após gastos totais

Depois de saber o quanto gastou para fazer uma determinada quantidade de brigadeiros gourmet, você simplesmente vai pegar os gastos totais, dividir pela quantidade de brigadeiros feitos e adicionar mais uns 20% de seu lucro. Esse será o valor final do seu produto.

Só lembrando que gastos muito altos (como o de utensílios e equipamentos) deverão ser fracionados pelos próximos meses, e que você levará em consideração quanto gastou em ingredientes para fazer “x” brigadeiros.

Considerando o preço da concorrência

Um fator muito importante na hora de precificar seus produtos é verificar quanto sua concorrência está cobrando. Não deve ser um preço muito mais barato que o seu. E, se cobrarem mais caro que os seus, que, pelo menos, você ofereça produtos de muita qualidade, mesmo sendo mais baratos.

Calculando os ganhos mensais

É também importante sempre ter controle de quanto você está ganhando mensalmente, pois, isso dá um panorama se o seu negócio de brigadeiros gourmet está indo bem de acordo que com o que você desejava.

Dinheiro do negócio e o dinheiro da casa

Outro ponto que você irá ficar bem atenta é que os lucros do seu negócio precisam ser divididos entre aqueles que serão usados para melhorar seu empreendimento e aqueles que você usará para fins pessoais.

Em caso de estar apenas no começo, recomenda-se guardar mais dinheiro para incrementar seu negócio do que para uso pessoal. Com o crescimento do seu empreendimento isso poderá ficar equilibrado.

E se você ainda estiver com dúvidas sobre este assunto, veja mais em Como calcular gastos e o preço de venda de brigadeiros gourmet?

 

Onde levar seus brigadeiros para vender?

Com tudo pronto para vender seus brigadeiros gourmet por aí, você também irá planejar quais os melhores locais pra comercializar seus produtos. Alguns são melhores do que outros, e você saberá quais são a seguir.

Frente de escolas e faculdades

Não é segredo pra ninguém que alguns dos melhores locais para vender doces em geral é nas saídas de escolas e faculdades em geral. Crianças e adolescentes adoram brigadeiros, e se você puder montar um espaço em lugares assim, ótimo.

Caso conheça bem os diretores e coordenadores do local, poderá até levar sua caixa térmica e venderem seus brigadeiros gourmet no interior desses estabelecimentos. Mas, somente se tiver autorização, ok?

Paradas de ônibus

Locais ideais para a venda de doces são justamente aqueles com grande movimentação. E, nas cidades, paradas de ônibus estão sempre cheias de pessoas a todo o momento, e você pode aproveitar isso.

Portanto, escolha horários de pico pra aparecer nesses locais e vender seus brigadeiros gourmet aos montes.

Escritórios de empresas

Se você for conhecida do diretor de alguma grande empresa por aí, cabe pedir pra oferecer seus brigadeiros nos escritórios do lugar, preferencialmente naquele horário do cafezinho na parte da manhã e da tarde.

É a oportunidade de conhecer mais clientes, e diversificar ainda mais o seu público.

Praças públicas

Quer local mais movimentado do que uma praça pública? Trata-se de uma chance de ouro de vender rapidamente uma fornada inteira de brigadeiros gourmet, especialmente finais de semana e quando estiver acontecendo algum evento nessas praças.

Eventos a céu aberto em geral

Caso a sua cidade ou bairro esteja promovendo algum grande evento a céu aberto, é uma oportunidade de vender muitos brigadeiros gourmet. Inclusive, aproveite e diversifique, fazendo também brigadeiros com bebidas alcoólicas, pois, nesses momentos, clientes não faltarão.

Ainda sim, há lugares que se destacam e podem disparar suas vendas, veja em Melhores Lugares para Levar e Vender Brigadeiros Gourmet.

 

Como divulgar para vender aos montes?

A forma de divulgar seus brigadeiros gourmet será feita de uma determinada maneira para garantir que o público realmente se interesse em comprar de você. A seguir, alguns exemplos de como fazer uma propaganda realmente vencedora.

Ingredientes de Qualidade

Na publicidade que fizer, ressalte a qualidade dos ingredientes utilizados, cite as marcas, e mostre que você teve cuidados mínimos para garantir que o produto ficasse o mais saboroso possível.

Utilize os utensílios corretos

Também conta muitos pontos a favor usar os melhores e mais corretos utensílios. De um modo geral, além de conseguir fazer os melhores doces com eles, você mostra seu nível de profissionalismo.

Pra mostrar isso, você pode, de repente, colocar fotos suas com a mão na massa em panfletos espalhados nas ruas, ou em vídeos nas redes sociais.

Diferenciação e Padronização – Sua marca registrada

Para mostrar mais profissionalismo, recomenda-se uma marca devidamente registrada, pois isso mostrará à sua clientela que há uma preocupação em oferecer produtos realmente bons.

Ter uma marca só sua não é difícil, e o registro em cartório geralmente demora bem pouco.

Embalagens Personalizadas

Outra questão que também conta muitos pontos a favor é tentar fazer embalagens personalizadas. Para isso, o ideal é fazer adesivos com sua marca e colocá-los nessas embalagens.

Esses adesivos precisam ter, além da sua marca, informações de contato e data de fabricação e validade de seus brigadeiros gourmet.

Faça Kits de Edições Limitadas

Uma coisa que encanta demais os clientes que curtem doces é terem a possibilidade de comprarem kits de festas ou comemorativas. Portanto, sempre tenha em mente a possibilidade de fazer, vez ou outra, um kit que alguém encomende para um evento qualquer.

Até mesmo porque essa é a chance de mostrar seu trabalho ainda mais incrementado para um número maior de pessoas. Portanto, nesses momentos, capriche bem nesses kits.

Garanta novos pedidos com degustações de 50%

Uma forma bem certeira de fazer publicidade e seus brigadeiros gourmet é oferecer degustação de seus produtos com descontos especiais. É uma tática muito boa, especialmente se você está com algum sabor novo em seu cardápio.

Só tome certo cuidado para não exagerar e acabar tendo mais prejuízo do que lucro com degustações demais.

Tenha carinho pelo seu negócio

Mostre claramente que você tem carinho pelo o que faz, e que você realmente é cuidadosa com cada detalhe do seu negócio. Por isso, tente sempre ser detalhista com cada ponto do seu negócio, seja a decoração dos seus brigadeiros gourmet, seja na confecção de panfletos.

Fazendo isso, sua clientela ficará ainda mais entusiasmada em comprar seus doces.

Divulgue seu negócio para amigos

Um modo muito eficaz de fazer a propaganda de seu negócio de brigadeiros gourmet é por meio de seus parentes e amigos. Trata-se de uma forma totalmente gratuita de mais pessoas conhecerem seu trabalho.

Portanto, peça ajuda a conhecidos para divulgarem que agora você está vendendo esses doces, e autorize repassarem seus contatos.

Marque presença no digital

É importante também que você não negligencie o poder da internet, especialmente das redes sociais. Ou seja, assim que abrir seu negócio de brigadeiros, faça perfis nas principais mídias sociais de hoje, e poste cotidianamente fotos e vídeos de seus trabalhos.

Hoje em dia, é um tipo de propaganda barata e rápida que possibilita um aumento muito bom de sua clientela.

Estabeleça parcerias

Você também pode fazer algumas parcerias muito vantajosas para vender mais os seus produtos. Um bom exemplo disso é pedir para padarias e mercadinhos em geral pra venderem seus brigadeiros sob o pagamento de uma comissão a esses estabelecimentos.

Especialmente se você está apenas no começo do seu empreendimento, essa é também uma ótima oportunidade de ser mais conhecida. Inclusive, deixe panfletos nesses estabelecimentos também.

Use a internet e alcance muitos clientes

A internet em geral é um ótimo espaço pra conhecer novas pessoas, e também para que essas mesmas pessoas lhe conheçam. Portanto, é um local ótimo para mostrar seu trabalho, e não apenas pelas redes sociais, como mencionamos antes.

Caso tenha conhecimento suficiente, monte uma “doceria virtual”, alojada num site próprio. Isso mostrará ao público que você é bastante profissional em todos os aspectos.

Só com estas dicas você já terá boas estratégias para divulgar seus brigadeiros gourmet, no entanto, você pode conhecer detalhes de como aplicá-las, basta acessar Como divulgar brigadeiros gourmet para vender aos montes.

 

Como encantar e fidelizar os clientes?

Depois de consolidado o seu negócio de brigadeiros gourmet, você não vai somente procurar e encontrar clientes, como também vai encantá-los e fidelizá-los de alguma forma. Ou seja, irá buscar meios de fazer com que comprem de você novamente.

Para isso, existem técnicas e dicas bem úteis. Conheça algumas delas agora.

Conheça seu cliente

Para conseguir encantar sua clientela a coisa mais básica de todas é conhecer quem é o seu público. Quais os sabores mais pedidos? Qual a frequência com que compram? O que eles gostariam de experimentar em termos de sabores?

Tudo isso e muito mais é importante para você saber que táticas usar para atrair e fidelizar mais clientes.

Personalização de Pedidos

Outra forma muito boa de fidelizar seu público é personalizar pedidos quando feito. Um bom exemplo é quando encomendam doces para festas infantis. Nesse caso, você pode caprichar não só nos sabores que mais a criançada gosta, como também nas cores (especialmente das embalagens).

Dessa forma, você mostra que se preocupa em oferecer aos seus clientes produtos que eles irão se identificar.

A Relevância da Experiência

Algumas coisas você realmente só vai aprender na prática, sabendo exatamente o que o seu público quer, e quando quer. Depois de adquirir essa experiência, você tem como escolher a melhor ação para cada cliente.

É com a experiência que você também saberá principalmente o que o seu público não gosta, adequando-se de maneira correta aos seus desejos.

Apresentação de Seus Produtos

Um ponto importantíssimo é saber como apresentar de maneira correta seus brigadeiros gourmet. Não se trata apenas de mostrar produtos numa embalagem limpa e tal. Isso é o básico.

Você terá, além disso, uma forma especial de abordagem, onde mostrará as vantagens de seus brigadeiros, como variedade de sabores, e por aí vai. Tente ser criativa nessa parte.

Ofertas de Degustações

Oferecer alguns sabores de brigadeiros gourmet para degustação é uma forma bem interessante de atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos (neste caso, quando você fizer novos sabores).

Você pode, inclusive, sair com duas embalagens, onde uma será para vender normalmente seus doces, e a outra, somente para degustação dos seus clientes.

Socialização na Internet

Quando for usar a internet para fazer a propaganda do seu negócio, é preciso sempre ser sociável. Ou seja, sempre interagir com seus seguidores, esclarecendo dúvidas, entre outras coisas.

Afinal, uma rede social, na prática, tem como intuito justamente essa interação entre as pessoas.

Capriche no pós-venda

Não é porque você já vendeu seus brigadeiros gourmet que simplesmente vai esquecer os seus clientes, não é mesmo? Portanto, sempre tente fazer um pós-venda bem feito.

Uma boa prática, nesse sentido, é procurar fazer uma pesquisa de satisfação, procurando saber se seus clientes gostaram de seus produtos, pedindo avaliações nas redes sociais, e muito mais.

Dessa forma, você estará fazendo um serviço completo.

Viu só como não é tão complicado quanto parece?

A seguir você saberá como montar um negócio de brigadeiros da forma correta, mas antes, você pode aprender muito alguns segredos que ainda não tinhamos revelado em Dicas de como conseguir, conquistar e fidelizar clientes.

 

Como montar um negócio de brigadeiro?

Para montar em definitivo um negócio sólido de brigadeiros gourmet, você precisa ficar atenta a certos detalhes. São eles que você verá a seguir.

Fazer brigadeiro para vender vale a pena?

Sem dúvida. Um dos empreendimentos mais lucrativos hoje em dia é justamente no ramo alimentício, mais especificamente vendendo doces. E, dentro dessa possibilidade, os brigadeiros gourmet possuem um espaço bem especial, pois são produtos bem diferenciados.

Então, dentre os negócios próprios que você pode abrir pra ter um empreendimento só seu, um dos melhores e mais fáceis de fazer é justamente o de brigadeiros gourmet.

Quanto preciso investir para começar?

Em geral, muito pouco. Isso porque, na prática, você já deve ter aqueles equipamentos mais caros em casa, como geladeira, freezer e batedeira. O resto são basicamente mais alguns utensílios, e os ingredientes em geral.

Pra começar mesmo, muita gente gasta em média, entre R$ 300,00 e R$ 500,00. O bom é que rapidamente você recupera esse valor. Basta vender uma boa quantidade de brigadeiros em poucos dias, e investir o lucro em melhorias para o seu negócio.

Quanto dá para ganhar?

Os lucros desse tipo de negócio são tão bons que muita gente começa com ele apenas complementando a renda, e com o passar do tempo, ele passa a fornecer a renda principal da pessoa.

A média de ganhos varia de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 por mês, a depender do seu empenho. Muitas ganham até mais do que isso. Mas, lembre-se que o começo, como é normal, vai ser mais difícil. Porém, fazendo tudo certo, seus ganhos podem sim atingir esse patamar.

Consigo abrir um negócio profissional? Por onde começar?

Com certeza. Trata-se de um processo bem simples e rápido de fazer. Na prática, você precisará abrir um CNPJ, algo que pode ser feito do Portal do Empreendedor.

Depois, procurará a prefeitura da sua região para conseguir um alvará de funcionamento e estar em dia com todas as suas obrigações legais.

Profissionalizar-se é importante para, entre outras coisas, conseguir inúmeros direitos, entre eles, trabalhistas.

Por isso, preparamos um artigo completo, mais relevante que muitos livros de confeitaria, que te ensina em detalhes Como Montar um Negócio de Brigadeiros Gourmet Memorável.

 

Ganhe tempo, dinheiro com brigadeiro gourmet

Existem diversas formas de melhorar mais um negócio de brigadeiros, porém, um dos mais certos e garantidos é fazer um bom curso de doces, que garante experiência e conhecimento para você fazer tudo da maneira correta.

Vamos conhecer algumas vantagens disso.

Ganhe tempo

A partir do momento em que você faz um curso de doces evita ficar perdendo tempo em busca de informações, como dicas de receitas, abertura de um negócio profissional, entre outros detalhes.

Ganhando esse tempo, você pode se dedicar a outras coisas, especialmente aquelas relacionadas com seu futuro negócio de brigadeiros gourmet.

Evite Erros

Ao fazer um curso profissionalizante de doces, você estará evitando cometer falhas que sã muito comuns em quem está começando nesse negócio e não tem experiência alguma.

O problema é que essas falhas podem acarretar prejuízo financeiro alto, desestimulando você a continuar nesse empreendimento. Ou seja, s, orientada por um curso, você puder evitar esses erros, melhor.

Aprenda facilmente

Não é difícil aprender a fazer brigadeiros gourmet e como vendê-los, mas, se você for aprender isso de maneira autodidata (por conta própria), talvez demore mais do que devia.

Fazendo um curso, você tem a possibilidade de aprender o básico de maneira objetiva e sucinta (e, mais uma vez: ganhando tempo).

Use recursos

Fazendo um curso desse tipo você também aprende a usar inúmeros métodos para facilitar sua vida nesse negócio, desde como fazer brigadeiros de maneira mais rápida, até usar os melhores meios disponíveis para atrair mais clientes.

Ou seja, você acaba aprendendo como melhorar seu negócio de doces de maneira mais dinâmica, e sem gastar muito.

Desenvolva agilidade

Sabe aquele velho ditado: “tempo é dinheiro”? Pois bem, isso também vale para esse negócio de brigadeiros gourmet. E é justamente num curso na área que você aprenderá como ser mais ágil em todos os aspectos aqui.

Dessa forma, terá mais tempo livre pra se dedicar a outras coisas (até mesmo para melhorar o seu empreendimento de brigadeiros gourmet).

Tenha segurança

Quando se está começando em algo que não se tem experiência é comum que fiquemos inseguros e até receosos de que algo dê errado.

Como a maior parte dos melhores cursos na área são ministrados por profissionais com experiência na área, eles proporcionam um conhecimento fundamental pra você.

Assim, você terá a segurança de estar aprendendo do jeito certo com pessoas que já estiveram na mesma situação que a sua.

Venda aos montes

Ao fazer um curso na are você estará tendo a base necessária para saber o que fazer para ter sucesso nesse tipo de empreendimento, e vender mais até do que imagina.

Assim, ter conhecimento com quem entende garante meio caminho andado em sua trajetória.

Faça o curso de brigadeiros gourmet

Portanto, pense seriamente na possibilidade de fazer um curso na área, aprendendo da maneira correta não só como fazer bons brigadeiros gourmet, como também saber de que forma solidificar seu empreendimento para que seja um sucesso contínuo.

Resumindo, fazer brigadeiros gourmet para vender dá um pouco de trabalho no início, e você precisa ter certa base pra ter sucesso. Mas, procurando nos locais certos, é perfeitamente possível ter um negócio desses que garanta um futuro financeiro bem melhor.

Curso de Brigadeiros Gourmet💗 Curso de Brigadeiros Gourmet

Siga-Nos