💗 Para Empreendedoras de SUCESSO 💗 Use este guia da profissional para MONTAR UM NEGÓCIO de brigadeiro gourmet MEMORÁVEL e conquiste sua liberdade FINANCEIRA fazendo o que ama.
Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

Montar um negócio memorável de brigadeiros gourmet

Montar um negócio próprio não é nada tão complicado quanto parece, mas, requer certo conhecimento prévio de algumas coisas para poder dar certo.

Isso porque a abertura de um empreendimento próprio gera gastos, e cada um deles precisa ser planejado para que o lucro venha o mais rápido possível.

No caso de um negócio de brigadeiros gourmet, a sua abertura é algo relativamente simples, já que estamos falando de u produto igualmente simples e de fácil aceitação.

Porém, algo assim também está sujeito a regras e normas que você precisa ficar atenta para acertar de cara nesse tipo de empreendimento.

Para isso, você vai ler a partir de agora um guia prático de como abrir um negócio de brigadeiros gourmet realmente vencedor, e usando muito pouco. Basta ter dedicação e muito planejamento. Vamos às dicas.

 

Dúvidas frequentes em um negócio de Brigadeiros Gourmet

Comecemos com algumas dúvidas que podem surgir durante o processo, especialmente se você está apenas no começo de seu negócio de brigadeiros gourmet. Dessa forma, você já começará seu empreendimento com tudo.

Fazer brigadeiro para vender vale a pena?

Antes de iniciar nesse ramo, muita gente tem dúvida se vender brigadeiros gourmet vale a pena ou não. E, a resposta basicamente é: sim, vale.

Na verdade, esse é um dos tipos de negócios mais simples de começar por diversos motivos.

Primeiro, que se trata de um produto de grande aceitação entre os consumidores. Quase todo mundo gosta de um docinho, e quando ele é bem elaborado, do tipo gourmet, fica ainda mais atrativo.

Além da questão da aceitação de mercado, que é muito boa, começar um negócio de brigadeiros gourmet exige pouco investimento.

Dessa forma, com um capital não muito alto já dá pra montar um bom empreendimento.

E, por fim, como a aceitação é ótima, o lucro desse tipo de negócio é muito rápido.

Geralmente, em poucos dias, você já recupera o que investiu nesse negócio, e vai se preparando justamente pra fazer melhorias nesse empreendimento.

Quanto preciso investir para começar?

Como dito anteriormente, o investimento inicial para vender brigadeiros gourmet é pouco, o que garante que qualquer pessoa interessada pode abrir esse tipo de negócio com muita facilidade.

Caso você já tenha os utensílios básicos e materiais de cozinha necessários à fabricação desses doces, melhor ainda. Assim, só precisará comprar os ingredientes e as embalagens dos brigadeiros.

De uma forma geral, podemos dizer que com R$ 200,00 você já consegue iniciar um negócio nesse ramo.

Com o lucro oriundo dessas primeiras vendas, já dá pra começar a fazer algo mais elaborado e sofisticado.

Ou seja, com bem pouco você pode ter seu negócio próprio e lucrativo.

Quanto dá para ganhar?

Essa parte aqui é um pouco relativa, mas, a depender do seu desempenho, podemos dizer que um negócio de brigadeiros gourmet garante uma renda que lhe proporciona uma grande independência financeira.

Muitas vendedoras do ramo hoje em dia ganham R$ 2.000,00 ou mais apenas vendendo esses doces.

Claro, elas e diferenciaram pra chegar a isso, investindo um bom capital inicial, oferecendo doces criativos e interessantes, além de investir pesado na fidelização dos clientes e em melhorias do próprio negócio.

Mesmo assim, com um mínimo de dedicação é perfeitamente possível ganhar uma boa quantia nesse tipo de empreendimento, e ser a sua própria patroa.

Consigo abrir um negócio profissional?

Certamente que sim. Abrir um negócio de nível profissional é mais simples do que se imagina, ainda mais em se tratando de um ramo como o de doces.

Logo mais você verá mais detalhes sobre isso, porém, de antemão, saiba que abrir um negócio próprio em lá as suas burocracias, mas, é um processo relativamente rápido.

Inclusive, é importante fazer todas as etapas desse processo para garantir que o seu empreendimento seja o melhor possível e tenha uma base bem sólida.

Como anda o mercado de doces atualmente?

A venda de doces sempre se manteve estável nos últimos anos, especialmente com o surgimento de novos produtos no mercado, como os do tipo gourmet.

Isso fez com que esse ramo de negócios se mantivesse em alta, com muitas vendedoras surgindo e lucrando com doces dos mais variados tipos.

Hoje em dia, mesmo com a pandemia, esse negócio também continua muito bem devido aos serviços de entregas, onde muitas vendedoras disponibilizam delivery para os clientes.

Ou seja, mesmo em momentos de crise, é um negócio que dá muito certo.

É um negócio “da moda” ou durável?

Certamente este negócio de brigadeiros gourmet é um investimento bastante válido e que tem se mostrado durável em longo prazo, assim como outros empreendimentos ligados ao ramo de doces.

A vantagem é que o retorno é rápido para pouco investimento, e ainda por cima, ligado a um produto tão querido como o brigadeiro.

Com o adicional de ser um produto do tipo gourmet, o que garante um lucro ainda maior, e a possibilidade de uma grande variedade de clientes.

Portanto, vender brigadeiros gourmet pode ter sido “moda” no começo, quando surgiu, mas, hoje, mostrou-se um investimento realmente consolidado e que garante uma renda consideração pra quem se dedicar a ele.

Aqui neste guia completo, nós preparamos MINICURSO GRÁTIS de Como Fazer Brigadeiro Gourmet para Vender e Lucrar, onde você aprende absolutamente tudo para fazer sua renda e alcançar seu sucesso nesse ramo.

 

Pontos importantes para montar seu negócio de brigadeiro gourmet

Para começar de fato nesse negócio alguns pontos são importantes, pois, ajudam a ter um melhor desempenho quando o empreendimento já estiver em pleno funcionamento.

São esses elementos que ajudarão você a ter uma base sólida para o seu futuro negócio de brigadeiros.

Fazer o planejamento do negócio

Planejamento é essencial em qualquer circunstância, em qualquer tipo de negócio, por menor que ele seja.

No caso de seus brigadeiros gourmet, um bom planejamento consiste em determinar alguns pontos que serão importantes no início e na continuidade do negócio.

Entre esses pontos, destaca-se o planejamento financeiro (quanto gastar inicialmente, e depois, mês a mês), quais sabores serão feitos inicialmente, determinar se haverá ou não a necessidade de contratação de funcionários, delimitar os locais de vendas, e por aí vai.

Todos esses elementos são importantes para que o seu negócio realmente vire sucesso, dê lucro, mas, que seja sólido o suficiente para continuar por um bom tempo.

Seja detalhista e monte um plano em longo prazo, inclusive, com metas e tudo.

Calcular o preço de venda correto dos seus brigadeiros

Essa parte daqui também é importante, pois, essa questão irá delimitar os seus ganhos, posteriormente, seus lucros, e, por fim, os investimentos feitos a partir desses lucros.

E esse valor precisa seguir certos parâmetros, como o quanto foi gasto em ingredientes, equipamentos e marketing, e depois colocar percentuais de lucro em cima.

Fazer isso de maneira correto é um passo importante para o seu empreendimento, já que garante que os seus produtos serão vendidos a um preço justo (nem muito baratos, nem muito caros).

Para saber Como calcular gastos e o preço de venda de brigadeiros gourmet, basta clicar neste link.

Fazer o marketing do seu negócio (redes sociais, etc)

Ainda na questão da montagem de seu negócio de brigadeiros gourmet, você precisa determinar de antemão como será feito o marketing do seu empreendimento.

Essa parte também tem uma grande importância, pois, é a partir dela que você vai se mostrar para o público. Ou seja, qualquer erro pode afastar clientes.

Um bom marketing é aquele que valoriza as qualidades de seu produto (no caso, os brigadeiros gourmet), e que também evidencia os pontos fortes de você (enquanto vendedora) e do seu empreendimento como um todo.

Agregar valor ao seu produto

Quando valamos de valor aqui, não estamos nos referindo ao valor monetário, ou seja, ao preço do brigadeiro gourmet.

O termo tem mais a ver com algo subjetivo, e que, na verdade, é como público enxerga elementos importantes no seu empreendimento e nos seus produtos em si.

Quanto da sua dedicação está presente no docinho vendido? Na campanha de marketing? E, claro, no pós-venda?

Ou seja, agregar valor é colocar sentimentos subjetivos no negócio, para que as pessoas tenham as sensações que você quer que elas tenham ao consumirem seus produtos.

Por isso que para agregar valor você precisa caprichar em desenvolver todos os pontos aqui, desde uma campanha de marketing bem feita, até a apresentação impactante de seus brigadeiros para os clientes.

Criar relacionamento com os clientes

Esse ponto aqui também tem a ver com o tópico anterior, onde você precisa criar um relacionamento com o público, baseado no valor agregado de seu produto, para que sintam confiança de que eles estão comprando o melhor brigadeiro gourmet possível.

Esse relacionamento é, na verdade, um conjunto de etapas que precisam ser feitos pouco a pouco, e começa lá antes de você sair para vender seus brigadeiros, e continua, mesmo depois de já ter vendidos seus produtos.

Afinal, você agora tem o compromisso de sempre mostrar que pode fazer um doce de qualidade para seu público.

Gerenciar o negócio memoravelmente

Para montar um negócio de brigadeiros gourmet de sucesso você precisa ter um pouco de noção de gerenciamento, pois, na prática, será a dona e a gerente de um empreendimento.

É através desse gerenciamento que você irá delimitar muitos pontos importantes de seu negócio, como gastos e acompanhamento de metas, por exemplo.

Um bom gerenciamento garante que um negócio tenha uma base tão boa que até quando surgirem imprevistos, você estará preparada para lidar com situações difíceis.

Além, é claro, de conseguir sempre oferecer o melhor para os seus clientes a partir de um gerenciamento elaborado.

Formalizar o negócio quando chegar a hora

Pra começar bem um negócio de brigadeiros gourmet é necessário que você faça a formalização dele antes de seu início de fato.

Porém, mesmo que pareça algo complicado, a formalização de um negócio como o de brigadeiros é bem simples, como você verá nos próximos tópicos.

A formalização do seu empreendimento garante uma série de vantagens, além, é claro, dele está de acordo com todos os parâmetros legais.

Fora isso, você também terá todos os direitos trabalhistas assegurados.

Noções de higiene na fabricação

Obviamente que isso é o básico de quem mexe com alimentos, mas, não custa lembrar sempre que em seu negócio de brigadeiros gourmet voe terá que ter um olhar redobrado para a questão da higiene.

Portanto, tenha a garantia de quem todo o processo de fabricação e transporte de seus brigadeiros gourmet sejam os mais limpos e organizados possíveis, pois, são elementos que podem colocar tudo a perder caso sejam negligenciados.

 

Abrindo seu negócio de brigadeiros gourmet: passo a passo

Agora que você já viu algumas ações preliminares para abrir um negócio de brigadeiros gourmet, você estará quase pronta pra começar nesse empreendimento.

Para isso, veja o seguinte passo a passo, e veja como tudo fica mais fácil se você seguir esses procedimentos, um por um.

Pesquise seu público-alvo

O primeiro dos passos é pesquisar bem o seu público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que você irá vender e que acha que terão mais chances de comprar seus brigadeiros gourmet.

Saber quem serão, mais ou menos, essas pessoas ajudam em muitas coisas, como fazer uma melhor campanha de marketing e coisas do tipo.

Um ponto que você pode se focar nessa pesquisa, por exemplo, é a faixa etária do seu principal público-alvo.

Se forem crianças e jovens, então, tantos os brigadeiros, quanto o marketing, precisarão estar alinhados a essas pessoas.

Outro bastante importante para saber como fazer para que o seu negócio e encaixe bem no público-alvo é saber qual a renda da maioria das pessoas para as quais você irá vender.

Caso queira, outros pontos mais específicos podem ser pesquisados, mas, de antemão, esses são os mais fundamentais para guiar as decisões referentes ao seu empreendimento de brigadeiros gourmet.

Escolha a melhor localização

A questão de determinar a localização do seu negócio também é importante para fazer um planejamento realmente bem feito.

Você irá vender seus brigadeiros em asa ou na rua?

E, se a venda acontecer na rua, qual o local que irá ficar?

Será algo fixo, ou não?

Esses pontos precisam ser pensados com antecedência, sabendo exatamente quais lugares são os mais adequados nas redondezas de onde você mora, e determinando quais os locais mais apropriados para fazer suas vendas.

Adquira bons equipamentos

É fundamental que você tenha equipamentos e materiais muito bons para fabricar seus brigadeiros gourmet.

Não é preciso que sejam coisas muito modernas e caras, mas, precisam ter algumas funcionalidades a mais para facilitar o seu trabalho.

Por exemplo, caso precise comprar um liquidificador, que ele tenha algumas velocidades a mais para fazer as massas com mais rapidez e qualidade.

Só lembrando que essa qualidade não pode se restringir somente a equipamentos e coisas do tipo, mas, a tudo o que se refere ao seu negócio de brigadeiros gourmet, desde os ingredientes usados até as embalagens para guardar os doces.

Monte um cardápio variado

Desde o início do seu empreendimento de brigadeiros é fundamental que você já tenha uma boa quantidade de sabores em seu cardápio, pois, isso irá atrair clientes variados.

De início, você não precisa ter um cardápio muito grande de sabores (e é até bom, pois, dessa forma, dá pra experimentar outros sabores com o passar do tempo).

Mas, pra começar, uns 10 sabores diferentes já é mais do que suficiente. Inclusive, prefira brigadeiros gourmet mais fáceis de fazer, com sabores mais conhecidos e vendáveis pra facilitaras coisas.

No link a seguir, você aprende Receitas e Sabores de Brigadeiros Gourmet mais Vendidos para te ajudar nesse sentido.

Capriche nas embalagens

O fator estético é muito importante na hora de fabricar brigadeiros gourmet pra vender, desde a concepção do doce em si, até as embalagens que serão usadas.

Sim, as embalagens também precisam ser muito bem feitas, e seria interessante que você já desse “uma cara” a elas, como se fosse uma espécie de marca do seu negócio.

Portanto, para abrir um negócio de brigadeiros gourmet você pensará até mesmo nos detalhes visuais de seu produto, já que isso é um atrativo a mais para os doces.

Escolha formas eficazes de divulgação (cartão de visitas, internet...)

No planejamento da abertura de seu empreendimento de doces saiba escolher também formas eficientes de como divulgar seus produtos, e invista bem nelas.

Se você perceber, por exemplo, que o seu público-alvo acessa bastante as redes sociais, faça campanhas caprichadas nesses locais.

Mas, caso a maior parte das suas vendas será nas ruas mesmo, então, prefira a distribuição de panfletos. Estes, por sua vez, precisam ter um design bacana, com a logomarca do seu negócio, bem como seus principais contatos.

Na prática, procure saber mais onde o seu público está e invista necessariamente ali. Dessa forma, você estará conquistando clientes certos e fieis.

Estabeleça quanto irá investir

No planejamento geral de seu negócio de brigadeiros gourmet, é preciso também estabelecer parâmetros financeiros para o seu empreendimento.

Afinal, você não vai querer já começar nesse ramo com prejuízo, não é verdade?

Um dos primeiros passos é determinar quanto irá gastar inicialmente, com uma pequena margem para mais ou para menos. Depois, estabeleça quanto precisará gastar mensalmente para manter o seu empreendimento funcionando.

Nisso, você também irá determinar metas de venda para calcular o possível lucro por mês, para tirar desse lucro os investimentos necessários para o seu negócio.

Assim, não correrá riscos desnecessários.

Procure legalizar o seu negócio com CNPJ

Para ter o seu negócio de brigadeiros gourmet devidamente formalizado você precisará ter um CNPJ (algo que é muito simples de obter, por sinal).

Basta entrar no Portal do Empreendedor e preencher todos os campos necessários para você ter o seu próprio CNPJ.

É através desse novo documento que você terá alguns benefícios bem úteis (como solicitar empréstimos a bancos), além de poder ficar devidamente legalizada perante autoridades como a prefeitura.

Peça autorização da prefeitura

Qualquer um que trabalhe no ramo alimentício precisa pedir autorização na prefeitura, pois, esse trabalho está diretamente ligado à necessidade de uma vigilância sanitária.

É um pouco mais demorado e burocrático conseguir alvará de funcionamento, mas, assim como o CNPJ, essa autorização é muito útil.

É através dela que você tem como comprovar seu ramo de trabalho, conseguindo, dessa forma, a aquisição de alguns direitos futuramente (em especial, trabalhistas).

Planejando os tipos e as estratégias de vendas

No planejamento de como montar um negócio de brigadeiros gourmet, uma coisa da qual você não pode esquecer é ter suas estratégias de vendas. Elas serão necessárias para, de cara, o seu negócio render o lucro esperado, e você já administrar outras etapas.

Vender brigadeiros unitários

Uma das formas mais eficazes de começar vendendo brigadeiros gourmet é fazendo a comercialização deles de maneira unitária.

Como você ainda está no início, e talvez não tenha estrutura suficiente (ainda) para grandes encomendas, o ideal é vender um brigadeiro por vez, e depois se organização para vender em quantidades maiores.

Assim, você terá um controle mais efetivo dos gastos e lucros do seu empreendimento, podendo fazer planejamentos melhores, a curto, médio e longo prazos.

Vender brigadeiros por atacado

Com o passar do tempo, e com uma estrutura melhor, você pode optar por vender seus brigadeiros gourmet a atacado. Ou seja, em grandes quantidades para estabelecimentos específicos.

Não se trata necessariamente de uma parceria (que vamos falar a seguir), e sim da venda oura e simples de seus produtos para serem revendidos. É uma forma de ganhar lucro rápido.

Porém, você precisa se planejar para ter os estabelecimentos certos que irão comprar seus brigadeiros, e cabe também fazer uma pesquisa para saber se as vendas nesses lugares são boas para doces.

Caso contrário, você venderá pra eles apenas uma vez, e depois, não mais.

Vender brigadeiros em eventos

Um dos locais mais propícios para a venda de brigadeiros gourmet é em lugares onde estejam acontecendo eventos, podendo ser em locais aberto ou fechados.

A grande quantidade de pessoas em momentos como estes pode ser uma oportunidade e tanto para ampliar o seu público.

Obviamente que, devido à pandemia, não é de bom tom frequentar eventos com aglomerações, mas, assim que esse período passar, vender seus doces em eventos (praças, centro comerciais, etc) é uma maneira ótima de vender mais rapidamente os brigadeiros.

Para saber mais detalhes, clique em Como divulgar brigadeiros gourmet para vender aos montes.

Firmar parcerias

Neste caso aqui, você pode fazer parcerias mais especificamente com estabelecimentos para que vendam seus brigadeiros gourmet em regime de empréstimo.

Ou seja, pegar determinada quantidade de doces entregar nesses locais, e deixar que vendam seus produtos.

Obviamente que em cima do que eles venderem você precisará pagar uma espécie de comissão. Afinal de contas, a venda dos brigadeiros só ocorreu graças ao suporte dado pelo estabelecimento em questão.

Portanto, planeje-se bem, e constate se vale ou não a pena fazer esse tipo de parceria.

Cuidados com o espaço físico

Um ponto importante, e do qual você não vai descuidar jamais é a questão do espaço físico onde você irá trabalhar, seja a cozinha para fazer os brigadeiros, seja um quiosque onde irá vender seus doces na rua.

Cuidados mínimos garantem que o cliente se sinta satisfeito com o produto que ele está comprando.

E são esses cuidados que você aprenderá como ter agora.

Noções de higiene e limpeza

Trata-se de uma das coisas mais básicas nesse ramo. Mas, não se trata apenas de deixar tudo limpo e asseado, e sim, como fazer todo o espaço ficar limpo e asseado.

Por exemplo, a bancada na cozinha onde serão feitos seus doces deverá ser higienizada com sabão neutro, e depois com álcool.

O mesmo vale para o espaço onde você venderá seus brigadeiros. Ele precisa estar constantemente limpo, livre de qualquer tipo de sujeira.

Importante destacar também que a mesma questão de limpeza e higiene vale para os recipientes onde você transportará os brigadeiros para vendê-los na rua, e também para você mesma.

Portanto, os recipientes precisam ser constantemente limpos, e você irá andar com roupas bem asseadas, e tudo mais.

Pode parecer exagero, mas, todos esses pontos são observados pelos clientes mais atentos. Qualquer deslize pode ser ruim para o seu negócio, já que não é nada bom levar fama de anti-higiênica, ainda mais quando se trata de algum alimento.

Boa apresentação dos produtos

Além da limpeza básica nos locais onde você fará e venderá seus brigadeiros, também é importante preparar uma boa apresentação de seus produtos. Essa apresentação pode ser num recipiente, ou naquelas redomas de vidro, tanto faz.

Mas, o fundamental é que os doces estejam bem organizados nesse espaço, e permita que o cliente escolha o que quer com facilidade.

A decoração do lugar também ajuda. Não precisa fazer nada muito exagerado, mas, que tal fazer do seu local de trabalho um ambiente mais decorado e bonito?

Essa estratégia também pode atrair mais clientes.

Aproveite e veja este guia incrível de Como conseguir, conquistar e fidelizar clientes.

Opções de vendas externas (bolsas térmicas, foodbikes...)

Além de pontos fixos, você também pode levar pequenas quantidades de brigadeiros gourmet em bolsas térmicas e outros recipientes similares.

Dessa forma, poderá fazer testes com sua clientela, vendo quais sabores são mais vendidos, o que o público realmente deseja, entre outros pontos que ajudarão a estruturar melhor o seu negócio.

Há também as opções de food bikes, que são aquelas bicicletas adaptadas para pra venderem comidas de todos os tipos.

Só lembrando que o que vale para limpeza e higiene para locais fixos, também é importante que seja feito para objetos móveis usados para transportar doces.

Boa apresentação pessoal e comunicativa

A apresentação na hora venda é importante, pois ela dirá muito sobre você. Além de asseada e limpa, desde as roupas, até os utensílios de trabalho, é necessário também ter certo grau de comunicação para conseguir convencer os clientes.

Certamente que não é uma tarefa simples, afinal, é preciso mostrar todos os pontos positivos do seu produto, e fazer o cliente perceber que ele está fazendo um ótimo negócio.

Por isso mesmo para montar um negócio de brigadeiros gourmet, outro ponto que você pode fazer é estudar técnicas de persuasão.

Dessa maneira, você estará preparada para vender seus doces de forma correta.

No link a seguir, você pode anotar e visitar os Melhores Lugares para Levar e Vender Brigadeiros Gourmet.

 

Planeje trabalhar com encomendas

No processo de planejamento de seu negócio de brigadeiros gourmet, há muitas formas de começar suas vendas de maneira sólida, e uma delas é iniciar fazendo encomendas. É uma forma eficiente de conseguir vender grandes quantidades em pouco tempo.

Tenha um ótimo serviço de entregas

Para pensar em fazer encomendas, é importante que você também planeje ter um serviço de entregas de qualidade, ou seja, que faça um serviço rápido e que entregue o produto em perfeito estado. Essas são as prerrogativas básicas desse tipo de serviço prestado.

Por isso, o ideal é que você não começar o seu negócio fazer entregas para lugares muito distantes de sua residência.

Espere ter uma estrutura realmente adequada para conseguir prestar esse serviço de forma adequada.

Inclusive, você pode usar algumas entregas para fazer propaganda do seu negócio. Basta que pegue autorização do cliente para filmar a entrega, e mostrar nas redes sociais, por exemplo. Isso atrairá um público bem maior, acredite.

Planeje-se para datas festivas

Antes de começar um serviço inteiro de entregas, o que você pode fazer é se programar para fazer encomendas específicas em datas comemorativas.

São momentos do ano que vendem muito, as pessoas, muitas vezes, querem vários produtos de uma vez para festas e eventos em geral.

Páscoa e Natal são as datas onde mais se procuram doces, mas, fique atenta também para possíveis encomendas de aniversários, batizados, e por aí vai.

Será uma maneira muito boa de testar se você consegue fazer um serviço de entregas que realmente encante seus clientes.

Portanto, capriche nesses momentos, e deixe todos satisfeitos.

Pense na possibilidade de contratar terceiros

Caso possa (especialmente na questão financeira) tente analisar se você pode u não contratar alguém para fazer as entregas das encomendas feitas.

Também existe a possibilidade de fazer entregas via delivery graças ao aplicativos que temos no mercado hoje em dia.

Mas neste último caso, seria bom fazer esse serviço via aplicativo já com um tempo de negócio para que as pessoas se acostumem com seus produtos, e depois tenham a comodidade de pedir os doces para suas residências.

Monte uma estrutura ampla, aos poucos

Não precisa começar já com uma estrutura de negócio imensa. Na verdade, o ideal é iniciar aos poucos, vendendo seus brigadeiros gourmet para amigos e familiares, pedido que indiquem seus produtos a terceiros, e vendendo em pontos estratégicos próximos de casa.

Assim, você conseguirá mostrar um bom serviço para poucas pessoas, e estas ajudarão a ampliar seu empreendimento, e quando for depois de um tempo, você está vendendo mais doces, e até fazendo grandes encomendas por aí.

Mas, tudo precisa ser planejado de maneira a conseguir resultados positivos aos poucos.

Calcule bem os seus gastos

É muito comum que iniciantes no ramo da confeitaria façam suas vendas sem ao menos calcular o básico dos seus ingredientes e despesas como mão de obra.

Por isso muitas vendedoras não conseguem lucrar bem para se manter nessa atividade, mesmo sendo muito lucrativa.

E para ajudar você nesse sentido, nós preparamos um artigo completo que te ensina exatamente Como calcular gastos e o preço de venda de brigadeiros gourmet da forma correta.

 

Erros comuns na montagem de um negócio de brigadeiros

Montar um negócio de brigadeiros gourmet é relativamente simples, mas, podem ocorrem alguns problemas, desde o planejamento, até a execução das ideias, e esses erros podem ser bem prejudiciais para você se firmar nesse ramo.

Por isso, a seguir, mostraremos alguns desses erros mais comuns, justamente para você evitá-los a qualquer custo.

Falta de planejamento

Sim, isso parece u tanto óbvio, mas, quando falamos em falta de planejamento, e no contexto geral. Ou seja, se apenas um elemento de seu negócio de brigadeiros gourmet não for devidamente planejado, você corre o risco de ter problemas lá na frente.

Portanto, o recomendável é pensar bem todos os detalhes de um empreendimento disso tipo (quais sabores vender, onde vender, quais as metas de doces vendidos por mês, etc).

Dessa forma, você evitará que algum pequeno problema cause um grande prejuízo.

Ou seja, o negócio é ser “chata” e perfeccionista e ficar atenta a tudo que se refere a seu futuro negócio de brigadeiros.

Preocupação em comprar equipamentos especiais

Para fazer brigadeiros gourmet, você não precisa comprar utensílios e equipamentos muito modernos, daqueles que poderiam até ser úteis para um grande negócio de doces, mas, não para um empreendimento particular.

Na maior parte dos casos, utensílios e equipamentos simples já são suficientes para fazer doces muito bons. O que vai fazer seus brigadeiros ficarem especiais é a qualidade dos ingredientes em si, bem como a forma de fazer os doces.

Portanto, não há a necessidade de ter gastos exorbitantes, quando poderia gastar bem menos, e tendo praticamente o mesmo resultado.

Querer comprar ingredientes muito diferenciados (e caros)

De fato, a qualidade dos ingredientes é muito importante para que um brigadeiro gourmet fique bom, e faça sucesso.

Porém, esses materiais não precisam ser os mais caros, nem os mais especiais. Basta apenas que sejam bons, e que você saiba ser criativa nas combinações.

Você até pode fazer alguns brigadeiros gourmet com ingredientes muito especiais de vez em quando, mas, só para ocasiões especiais (eventos e encomendas bem específicas), com a garantia de que terá um grande lucro com esses produtos.

Do contrário, ingredientes muito bons e simples jaó são o suficiente.

Não investir os lucros em melhorias para o negócio

É fundamental que os lucros que você obtenha em seu negócio sejam revertidos para melhorias em seu empreendimento (especialmente no começo dele).

É comum que as pessoas, quando começam um negócio próprio, peguem todo o lucro que ganhem e gastem apenas com coisas pessoais. Isso é um erro.

Principalmente no início pegue a maior parte do lucro e invista em seu negócio de brigadeiros, e só uma pequena porcentagem para coisas pessoais.

Com o passar do tempo, a estrutura fica mais sólida, e você poderá se dar ao luxo de equilibrar essa porcentagem dos lucros, gastando mais para coisas pessoais.

Mas, no começo foque-se em investimentos para melhorias e ampliação do seu empreendimento, combinado?

Não ouvir as sugestões e reclamações do seu público

O público em geral tem muito a dizer. É verdade que algumas reclamações são injustas e certas sugestões são infundadas, mas, ouça todas, e veja o que cabe e o que não cabe.

No meio dessas reclamações e sugestões, pode surgir uma ideia muito boa que vai fazer o seu negócio ficar ainda melhor.

Ou seja, dê ouvidos ao que os seus clientes falam com atenção. Certamente, terá muito a aprender desse jeito.

Nós também alertamos nossas alunas a não cometerem Os Maiores Erros que Vendedoras de Brigadeiros Gourmet Cometem.

 

Resumo do que é preciso para montar um negócio de brigadeiros gourmet

Pra que você tenha uma ideia mais ampla a respeito de montar um negócio de brigadeiros gourmet, a seguir, tem um breve resumo dos principais pontos serão mais importantes para que o empreendimento dê certo.

É também uma forma de avaliar se você está seguindo um caminho certo na efetivação desse empreendimento.

Estrutura

A estrutura não se refere somente ao espaço físico (como cozinha e possível ponto fixo de venda, por exemplo). Refere-se também à base financeira de seu empreendimento.

Você analisou bem, e viu que precisa de uma determinada quantidade de dinheiro pra começar seu negócio de brigadeiros.

É essa quantidade mesmo ou precisará de mais?

Além disso, a estrutura de um negócio assim faz menção à possibilidade ou não de dar um bom atendimento ao cliente.

Os preços de seus brigadeiros gourmet estão compatíveis com o mercado atual?

Você entrega um bom atendimento na hora da venda?

É comunicativa?

Tem condições também de fazer entregas de encomendas caso tenham?

Tudo isso tem que ser pensado antes de começar de fato seu empreendimento de brigadeiros gourmet, fazendo com que a estrutura dele seja sólida o suficiente para você administrar outros detalhes de seu negócio.

Ambiente

Também é importante destacar que o ambiente do seu negócio precisa estar de acordo com todos os parâmetros de um empreendimento do tipo. Esse ambiente, na maior parte das vezes, está ligado ao espaço físico mesmo.

Mas, também está ligado ao ambiente profissional, caso você queira contratar outras pessoas para lhe ajudar, desde outras cozinheiras, até alguém específico para fazer entregas.

É fundamental, portanto, que o ambiente seja o mais saudável possível, em todos os sentidos.

Então, no planejamento de seu negócio, é preciso também se ater aos detalhes do ambiente onde você irá trabalhar, e com quem irá trabalhar.

Cardápio

Um ponto que precisa ser bem preparado por você antes de começar o negócio de brigadeiros gourmet é a forma de montar seu cardápio.

Um cardápio bem feito ajuda a mostrar aos clientes todos os produtos que você está vendendo de uma maneira que seja atrativa o suficiente para criar interesse de compra.

O ideal é que o seu cardápio seja simples, mas visualmente bonito, com todas as principais informações contidas numa página só, mas, sem ser demasiadamente poluído.

Basicamente você irá mostrar seus brigadeiros gourmet, os valores deles, e contatos de todos os tipos possíveis.

Encomendas

Dentre os planejamentos que você irá fazer para o seu negócio de brigadeiros gourmet, é também importante reservar um ponto para saber se existe ou não a possibilidade de fazer encomendas, e como seria a estrutura para fazer isso da melhor maneira possível.

Lembre-se que existem algumas coisas que são fundamentais para encantar seus clientes nesse aspecto: entrega rápida e produtos em perfeito estado.

Conseguindo realizar esses dois pontos essenciais, você certamente terá dado um grande passo para fazer um empreendimento de muito sucesso.

Legislação

Por fim, não se esqueça, em seu planejamento, algo fundamental que é estar de acordo com o que a lei pede. Por isso, antes de qualquer coisa, providencie o seu CNPJ e depois consiga um alvará de funcionamento da prefeitura de sua região.

Com tudo devidamente legalizado, você poderá obter benefício dos mais diversos tipos, e terá conseguido montar um negócio de brigadeiros gourmet muito promissor.

Mas, caso você ainda tenha dúvidas se legalizar seu negócio vale a pena ou não, o último tópico trata justamente disso.

 

Vantagens de legalizar e profissionalizar seu negócio de brigadeiros

Muitas pessoas ficam receosas de começarem a tentar legalizar seu empreendimento por acharem que se trata de um processo excessivamente burocrático e demorado, e que não traz vantagem nenhuma.

Na verdade, esse é um engano, pois, o processo em si não é tão burocrático assim em comparação a outros, e os benefícios são visíveis.

É isso o que você vai conferir agora.

Garantias trabalhistas

O primeiro dos benefícios que você consegue ao legalizar seu negócio de brigadeiros gourmet é a garantia de direitos trabalhistas, especialmente, aposentadoria.

Sem a devida legalização, você pode até pagar por fora um plano de previdência, por exemplo, mas, a maneira registrada é, sem dúvida, a mais segura.

Dessa forma, você poderá ficar tranquila, pois o seu trabalho irá gerar frutos positivos no futuro, e não somente com relação ao lucro que irá receber, mas também pela base de direitos que vai usufruir daqui a alguns anos.

Certeza de estar oferecendo o melhor produto aos seus clientes

Quando você legaliza o seu negócio de brigadeiros também está mostrando ao público que ele terá uma garantia maior de que irá comprar um doce de qualidade.

Isso porque para se adequar a certos parâmetros impostos por autoridades (de vigilância sanitária, principalmente), você será orientada a fazer o que esteja dentro dos principais parâmetros que esse tipo de negócio exige.

Em suma, fazer do seu empreendimento algo legalizado acaba sendo até mesmo uma peça publicitária das mais positivas para que você consiga atrair mais clientes.

Estabilidade financeira

Cm a legalização do seu negócio de brigadeiros gourmet você conseguirá ter um lucro maior e mais certo do que imagina, já que estará respeitando todos os mínimos processos que esse empreendimento exige.

Consequentemente, irá conseguir uma ótima estabilidade financeira, já que os lucros virão de maneira correta, sem atropelos, o que possibilita uma base melhor para que o seu empreendimento continue crescendo da melhor maneira possível.

Realização de sonhos a curto, médio e longo prazo

E, claro, com a devida legalização do seu negócio, e com sua estabilidade financeira conseguida, é perfeitamente possível ter algumas realizações pessoais, desde as mais simples até aquelas mais sofisticadas.

Só lembrando que você precisa abdicar de gastar demais seus primeiros lucros com coisas pessoais, e investir de forma maciça em seu empreendimento.

Mas, com a estabilidade garantida e a legalidade feita, não demorará muito para que os seus principais sonhos se realizem.

Como você pôde notar a montagem de um negócio de brigadeiros gourmet de sucesso não é algo tão complicado assim, mas, exige que certas etapas sejam cumpridas.

Etapas não muito complicadas, porém, que precisam ser feitas para uma melhor estruturação do seu empreendimento.

Curso de Brigadeiros Gourmet💗 Curso de Brigadeiros Gourmet

Siga-Nos