💗 Conteúdo EXCLUSIVO 💗 Agora sim você vai saber EXATAMENTE o que fazer para AUMENTAR sua lista de Clientes ao ponto de IMPLOREM por suas DELÍCIAS.
Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

Técnicas para conquistar e fidelizar clientes com brigadeiros gourmet

Em qualquer negócio você sempre buscará métodos diferentes para chamar a atenção de seus clientes, e conseguir com que comprem seus produtos.

As técnicas de persuasão são muitas, indo de estratégias como promoções, e partindo até mesmo para a questão visual, como a influência das cores em sua logomarca.

No caso de brigadeiros gourmet, não é tão complicado assim encantar os clientes, pois se tratam de produtos facilmente vendáveis, e que, de certa forma, não necessitam de muitos esforços da sua parte.

Ainda assim, é importante buscar sempre diversas maneiras de atrair novos clientes, e (principalmente) fidelizar aqueles que já compram de você há certo tempo.

Essa é uma das bases principais que qualquer negócio precisa ter, e que você vai aprender como fazer da maneira certa nas próximas linhas.

 

O que significa fidelizar clientes?

A palavra fidelizar talvez ainda não seja tão comum pra você, especialmente, se ainda vai começar seu negócio de brigadeiros gourmet em breve.

Mas, saiba que é algo que precisará fazer parte do seu dia a dia.

Na prática, fidelizar é tornar o seu produto tão especial que, a partir do momento em que seus clientes pensarem em comprar um brigadeiro gourmet, automaticamente, eles pensarão em você como referência.

A importância de fidelizar seus clientes

É através de campanhas de fidelização que os seus clientes se tornarão fieis e mais propensos a comprarem seus doces, sem pensarem tanto em outras questões, como preço, entre outros.

Ou seja, a fidelização de mercado serve, basicamente, pra criar afinidade e construir um relacionamento saudável com o seu público.

Com isso, você conseguirá uma das coisas mais importantes em qualquer negócio: construir uma base sólida de clientes que irão sempre comprar seus produtos, e manter o empreendimento financeiramente viável.

Cliente satisfeito compram novamente e indicam

É inegável que uma das consequências lógicas de uma boa fidelização é a volta de sua clientela para comprar novamente seus itens.

E, o melhor: com a possibilidade de recomendar seus produtos para terceiros, aumentando assim a base do seu público. Uma propaganda totalmente gratuita.

Esse deve ser justamente um dos seus objetivos: fazer com que a pessoa não compre apenas uma ou duas vezes, e sim, em mais ocasiões. Por isso se falar que fidelizar, em linhas gerais, é conseguir encantar o cliente.

Fidelizar bem seus clientes é fácil e tem baixo custo

O problema é que muitas pensam que fazer a fidelização de seus clientes requer custos muito elevados, quando, na verdade, não é preciso muito para realizar esse tipo de ação.

Ao contrário: você vai ver que são coisas bem simples e rápidas de fazer, mas, que garantem um ótimo desempenho para o seu negócio.

Essa, inclusive, é uma das vantagens em se trabalhar com produtos alimentícios, já que eles são muito fáceis de vender e de fidelizar o público. Ainda mais quando se trata de algo tão popular quanto brigadeiros.

E é justamente isso que você vai aprender agora: algumas técnicas bem eficazes de fazer com que o seu público fique cada vez mais fiel.

 

Como encantar seus clientes

As dicas dadas a seguir poderão parecer básicas, mas, são apenas um “aquecimento” do que você precisa fazer no dia a dia para encantar os clientes, e fazer com que eles continuem comprando de você pode um longo tempo.

Seja ágil no atendimento

Ninguém gosta de um atendimento demorado, ainda mais no que se refere a comida.

Portanto, é essencial que você seja organizada nas atividades cotidianas de seu negócio para garantir um atendimento dinâmico e bem rápido.

Isso vale tanto para atendimento ao público pessoalmente, quanto para entregas (especialmente se forem encomendas para eventos com data e hora marcada).

Quando estiver vendendo pessoalmente, não fique demorando a entregar o brigadeiro, nem para passar o troco, entre outras ações.

Já nas entregas seja rápida e pontual, mas, também tome cuidado para não estragar os produtos e chegarem com algum tipo de avaria ao destinatário. Nada pior do que receber docinhos amassados ou coisa do tipo.

Ou seja, a rapidez no atendimento (seja ele qual for, no meio da rua ou por encomenda) garante uma satisfação tão grande ao cliente, que ele se sentirá fidelizado ao seu negócio de brigadeiros gourmet automaticamente.

Surpreenda o cliente com “mimos”

Uma coisa que também ajuda a encantar o cliente é sempre presenteá-lo com algo.

E esse presente pode ser qualquer coisa, desde uma promoção relâmpago, ou um doce extra pelo cliente ter comprado uma determinada quantidade de você, ou por simplesmente ter indicado um cliente novo, e por aí vai.

A questão aqui é uma só: ser criativa e fazer com que o seu público se sinta ganhando comprando de você.

Afinal, todo consumidor (você também está incluída nisso) gosta de uma promoção ou brinde de vez em quando, não é mesmo?

Portanto, quanto mais puder fazer algo que, literalmente, presenteie seus clientes, melhor. Eles se sentirão valorizados e estimulados a comprar de você novamente.

Faça um tratamento personalizado

Também é importante que você saiba como personalizar o seu atendimento.

Geralmente, a maior parte dos atendimentos serão todos iguais, mas, alguns precisam se diferenciar dos outros. Obviamente que todos eles precisam ter o básico: qualidade, educação e presteza.

Mas, vão surgir ocasiões onde você terá que ser diferenciada.

Esses momentos, em sua maioria, são encomendas para eventos, ou simplesmente a venda de seus doces em ocasiões festivas, como Páscoa e Natal.

Nessas ocasiões, você pode fazer tudo de forma mais especial, como embalagens que remetam a essas datas comemorativas ou eventos dos quais estão fazendo a encomenda.

Em suma, um tratamento personalizado não precisa necessariamente ser constante, bastando que você trate todos os clientes com a excelência necessária e guarde para momentos especiais esse trunfo na manga.

Receba sugestões e reclamações

Outro ponto fundamental num negócio de brigadeiro gourmet é que você entenda que, em grande parte dos casos, reclamações e sugestões podem ser benéficas para melhorar o seu empreendimento.

Quando há reclamações, é necessário que você avalie bem para saber se ela procede ou não, e se procede, no que pode melhorar. As sugestões também precisam ser analisadas com cautela para que você avalie se elas são viáveis ou não.

Claro, não há como negar que, às vezes, ocorrem alguns exageros por parte do público, tanto em termos de reclamações, quanto em sugestões.

Porém, no meio de um ou outro absurdo que alguém peça ou reclame, podem constar soluções muito bacanas para o seu negócio. Além disso, essa atitude sua de ouvir o público garante uma imagem bastante positiva.

Valorize os clientes mais fieis

Importante que você, em muitos momentos, valorize aqueles clientes que mais compram em seu negócio de brigadeiros gourmet.

Afinal, são eles que mais lhe dão receita, além de serem os que também fazem mais publicidade dos seus doces. Nada mais justo do que oferecer a essas pessoas “algo a mais”.

Esse “algo a mais” pode ser um brinde extra para cada novo cliente que aqueles mais fieis indicarem, ou um mimo para os clientes que comprarem a cada 10 brigadeiros.

As opções de encantar esse tipo de clientela são variadas, e vale a pena investir neles.

Saiba negociar

É importante que você fique atenta na hora de cobrar pelos seus brigadeiros gourmet. Através de uma organização bem feita, por exemplo, é possível saber até quanto dá pra cobrar de cada brigadeiro gourmet vendido.

Com isso, você saberá até quanto pode dar de desconto para cliente.

No entanto, da mesma maneira que você deve saber negociar, também precisa entender quando isso é necessário ou não.

Por exemplo: caso o cliente tenha comprado uma grande quantidade de brigadeiros ou tenha feito uma encomenda considerável, tente dar um desconto bom a ele.

Com esse tipo de postura, você encantará cada vez mais o seu público, e sem ter qualquer tipo de prejuízo.

Faça brigadeiros diferenciados (veganos, por exemplo)

Pode parecer incrível, mas, nem todo mundo gota de brigadeiros tradicionais. Mas, nem por isso você precisa sempre fazer a mesma coisa, não é mesmo?

Existem, por exemplo, aquelas pessoas que são veganas, e que não consomem nada de origem animal. Então, por que não fazer brigadeiros com ingredientes veganos?

Além disso, têm aquelas pessoas que não são muito chegadas em doces. Que tal oferecer pra elas brigadeiros gourmet salgados (sim, eles existem)?

São muitas as possibilidades de atender a todos os tipos de público, com sabores diferenciados. Assim, você encanta e fideliza até mesmo aqueles clientes muitas julgariam impossíveis de agradar.

Publique vídeos e fotos deles em suas redes sociais

Por fim, uma dica e internet. Primeiro, se você não tem perfis de seu negócio de doces nas principais redes sociais, está marcando bobeira. São ferramentas muito úteis para atrair e fidelizar clientes aos montes.

O melhor é que são muitas as formas de fazer ações nessas mídias, e algumas das mais simples consistem em publicar fotos e vídeos nesses locais.

As fotos podem ser de qualquer teor, desde informando novos sabores que você está fazendo, até fazer um sorteio com seus seguidores.

Já os vídeos podem ser tanto de você fazendo seus brigadeiros gourmet (não todo o processo, mas, pequenos trechos, claro), quanto entregando encomendas para algum cliente específico.

São tipos de publicações que engajam bastante o público nessas redes, proporcionando uma ótima visibilidade para o seu empreendimento.

E caso você ainda não tenha sua lista de Receitas e Sabores de Brigadeiros Gourmet mais Vendidos, acesse esse link e faça já a sua.

 

O que é necessário ter para fidelizar seus clientes

Para conseguir fidelizar bem sua clientela há alguns parâmetros que você precisa verificar com cautela.

Isso porque esses pontos são a base para encantar o seu público, e fazer com que o máximo de gente possível seja fiel aos seus produtos, comprando seus brigadeiros gourmet com muita frequência.

E, que pontos seriam esses? Você verá agora.

Conhecer bem o seu público

A primeira questão que você precisa ter muito bem delimitada para fazer o seu público ser fiel aos seus produtos é conhecê-lo bem.

E quando falamos em conhecer, isso se refere à sua faixa etária (quem compra mais de você? Adultos ou crianças?), poder aquisitivo (isso determina se você vai fazer brigadeiros mais simples ou mais elaborados), e por aí vai.

É através desse conhecimento que você pode elaborar as ações certas para o público certo.

Até mesmo porque não dá pra fazer uma peça publicitária para adultos com uma linguagem infantil, por exemplo.

Conhecer o seu público, portanto, possibilita um melhor entendimento do que fazer para torná-los cada vez mais fiéis.

Ter uma boa comunicação

Esse ponto aqui é algo bastante cobrado quando se trata de qualquer coisa que trata de público. Também pudera: ter uma boa comunicação ajuda a vender seus produtos com mais facilidade, mesmo que você tenha doces muito bons e algumas vantagens extras.

Essa boa comunicação garante não somente que o produto seja mais facilmente vendido, mas, também consegue encantar o cliente de tal forma que ele certamente comprará em outra oportunidade.

Quando o tratamento dado é de primeira (especialmente na parte da comunicação), pode ter certeza de que o cliente irá voltar.

Possuir canais eficazes

Para conseguir fidelizar sua clientela também é importante que você possua bons canais onde possa fazer a propaganda de seus brigadeiros gourmet.

Atualmente, alguns dos mais eficazes estão na internet, em especial, as redes sociais. Mas, você também pode usar métodos mais antigos, como panfletos e anúncios no meio da rua.

Contanto que você tenha um bom planejamento, qualquer um desses canais pode ser bastante útil na hora de encantar e fidelizar o cliente.

Criar experiências de compra impactantes

Fundamental que a experiência do público ao comprar seus doces seja a melhor possível. Para isso, só vender o produto não é o suficiente. É preciso um pouco mais para que o cliente sinta que realmente fez um bom negócio.

Essas experiências de compra podem ser dadas de diversas formas: através de um atendimento com educação, onde o cliente ganhe algum brinde ou desconto, no qual o produto oferecido tenha sido personalizado, etc.

São ações que permitem a compra pelo cliente ser um momento único, fazendo com que ele se lembre desse atendimento sempre que quiser comprar um doce de você novamente.

Cumprir suas promessas

Se na propaganda você prometeu valores promocionais no período da Páscoa, tem que cumprir. Caso disse que faria a entrega de tal encomenda em determinado dia e hora marcados, também precisa fazer o combinado.

Ou seja, algo que conta bastante para o cliente é a possibilidade de você cumprir ou não as suas promessas.

Por isso que você precisa se organizar bem para evitar ter algum problema nesse sentido. Ou, simplesmente, só faça promessas que possa cumprir.

Caprichar na entrega

A entrega de encomendas é outro momento crucial que vai determinar se o seu cliente ficará fidelizado ou não. E o importante é que não só a entrega seja rápida, mas, também cuidadosa com o produto.

Os doces precisam chegar inteiros e bem embalados para evitar causar uma má impressão no cliente. Isso, unido à rapidez na entrega, possibilita encantar o público, que verá a sua preocupação em fazer um atendimento com qualidade e presteza.

Medir constantemente o nível de satisfação do cliente

Saber como o cliente está reagindo aos seus atendimentos é saber se você está no caminho certo ou não. Por mais que nos preparemos ou tenhamos experiência, às vezes, podemos cometer falhas no atendimento.

Porém, são falhas que na maior parte dos casos podem ser corrigidas sem grande esforço.

Ter conhecimento do nível de satisfação do cliente se encontra é mostrar preocupação com ele.

Isso pode ser feito de diversas formas, desde pesquisas na rua ou nas suas redes sociais (algo que também ter a ver quando o público faz reclamações e sugestões de melhoria).

Porém, é preciso se atentar para que você Faça Brigadeiros Gourmet Perfeitos e Profissionais.

 

Atraindo novos clientes (para depois fidelizá-los)

Antes mesmo de fidelizar sua clientela, é precisa atraí-la, concorda? Somente depois que você tiver novos clientes é que poderá fidelizá-los da maneira correta. E, já nesse primeiro contato você encantar e fidelizar o público através de ações simples.

Saiba como a seguir.

Pequenas degustações

Aqui, você pode usar a degustação para diversas finalidades.

Uma delas, por exemplo, é mostrar novos sabores do seu cardápio a um público já antigo, mas, outra forma de usar a degustação é também oferecer um pouco dos seus doces a novos clientes, que ainda não conhecem seu trabalho.

Esse tipo de ação é bem importante, pois mostra ao público que você interessada em saber a opinião de seus produtos antes mesmo de você vendê-los.

Busca constante de novos locais

Outro fator importante para ampliar seu público, tendo mais chances de ter uma base fiel de clientes é sempre que puder mudar seus locais de venda. Isso faz com que outras pessoas conheçam seu trabalho, dando a chance de você lucrar mais.

Portanto, sempre que possível, pelo menos, uma vez por mês ou a cada 15 dias, tente ir a lugares novos para oferecer seus brigadeiros gourmet.

Cadastro com informações de clientes

Bem, você já sabe que é necessário saber muitas coisas a respeito de seus clientes, não é mesmo?

Para facilitar essa questão, você pode ter um cadastro com as informações básicas de seus clientes (pelo menos, daqueles mais assíduos), pois, isso facilita na hora de empregar novos métodos de fidelização e saber se funcionam.

Tendo informações simples, como WhatsApp desses clientes, você pode mandar pra esses coisas como descontos, oferta do dia, sorteio, etc. Quanto mais puder saber do seu público, melhor.

Peça ajuda a amigos e familiares

Principalmente no início do empreendimento de brigadeiros gourmet é bom que você tenha o auxílio de outras pessoas para divulgar seus serviços. Essas pessoas podem ser justamente seus amigos mais próximos e familiares.

Se você conseguir um bom número de indicações somente de meia dúzia de pessoas, isso já vai proporcionar uma grande oportunidade de conseguir novos clientes para fidelizá-los depois.

Melhore a apresentação

Não é segredo pra ninguém que pra encantar o público (especialmente aquele que consome produtos, como doces) uma boa apresentação é meio caminho andado.

É necessário que seus brigadeiros tenham boa aparência, tanto os doces em si, quanto as embalagens que os acompanham.

Essa preocupação com a parte estética pode parecer pura bobagem, mas, é de fundamental importância pra ganhar, inicialmente, a confiança de todo e qualquer cliente.

Faça promoções do tipo ”Quem indica, ganha”

Promoções para fidelizar clientes de brigadeiros gourmet são sempre válidas, e uma das mais comuns é presentear alguém que faça indicação de uma nova clientela pra você.

Esse tipo de artifício é muito conhecido, e quase sempre causa uma boa impressão no público em geral, e vale a pena fazer esse tipo de ação de vez em quando.

Até mesmo porque, além da pessoa se sentir satisfeita comprando um produto de qualidade, ela ainda é reconhecida que lhe ajudar a aumentar sua base de clientes.

Aposte em inovações (na oferta de doces, na apresentação...)

Outro fator importante para encantar sua clientela é tentar fazer alguma inovação em seu negócio de brigadeiros gourmet. Pode ser qualquer coisa: um sabor diferenciado, um novo serviço de entregas via Delivery, e por aí vai.

Se você se planejar pra mostrar alguma novidade de tempos em tempos para o seu público, fica mais simples de encantar seus clientes, e apostar em fidelizações mais concretas.

Trabalhe o bom humor no atendimento

Um fator que ajuda bastante na fidelização dos seus clientes é sempre se apresentar certo bom humor (mas, sem exageros...), seja na hora da venda, seja numa peça publicitária no Facebook, ou mesmo nos panfletos que você vai distribuir para fazer a propaganda do seu negócio.

Através desses momentos descontraídos você já torna a negociação mais agradável, e fica bem mais fácil trabalhar pontos mais firmes de fidelização. Só tome cuidado com eventuais exageros, pois esse bom humor deve (e precisa) ter limites.

Venda seus brigadeiros gourmet por consignação

Você pode facilitar sua vida “terceirizando” a venda de brigadeiros gourmet colocando-os em estabelecimentos especializados em comercializar esse tipo de produto, como padarias, entre outros.

Só lembrando que você terá que pagar uma pequena comissão para os estabelecimentos que venderem seus brigadeiros.

Ao mesmo tempo, seus produtos ficarão visíveis para um público maior, e numa próxima oportunidade, quem comprou nesses lugares, comprará diretamente de você.

Contudo, algumas estratégias requerem um planejamento financeiro muito bem alinhado, e esses detalhes você pode aprender em Como calcular gastos e o preço de venda de brigadeiros gourmet.

 

Como abordar seus clientes?

Claro que todas essas técnicas de como encantar os clientes e fidelizá-los de nada vai adiantar se você não souber como abordar esses mesmos clientes, não é mesmo? Portanto, você vai ter um comportamento adequado para garantir sucesso nas vendas.

E, qual comportamento seria esse? Veja as dicas agora.

O lugar precisa ser certo

Um dos pontos que podem ajudar (ou atrapalhar) sua abordagem nas pessoas na rua, por exemplo, tem a ver com o lugar escolhido. O local precisa ser relativamente tranquilo para você ter acesso à pessoa, e de preferência não pode ser muito barulhento.

Os locais escolhidos para a abordagem também não podem atrapalhar o trajeto de outras pessoas, nem esses lugares podem ter uma concorrência muito grande.

Afinal, imagine só você tentando vender seus brigadeiros gourmet no meio de outras vendedoras do mesmo produto? Simplesmente não dá.

Alguns dos melhores locais para fazer uma abordagem correta, permitindo dar a chance de fidelizar seus clientes, são praças, bairros empresariais e industriais e lugares próximos a terminais de ônibus e metrô.

O cliente também tem que ser o certo

Numa abordagem correta você também precisa chegar próxima a pessoas que pareçam estar propensas a comprar seus produtos.

Como saber disso?

Bem, evite abordar pessoas que estão conversando ao celular, ou pessoalmente com outras pessoas (isso soa como inconveniência).

Inclusive, veja certas características, como, por exemplo, se a pessoa está ou não acompanhada de crianças. Caso esteja, é mais provável que não resista em comprar um brigadeiro pra ela.

Saiba como visualizar bem aquelas pessoas que podem ser clientes em potencial, e só lembrando que jamais se esqueça de deixar seus contatos após a venda realizada.

Tenha uma conversa correta

Para que a abordagem tenha mais chances de sucesso, você ficará atenta em que tipo de conversa terá com o cliente. Afinal, não basta abordá-lo; é preciso saber o que dizer. Nesse caso, você pode aproveitar para chegar já fazendo algumas perguntas interessantes, como:

“Que tal um doce para melhorar o dia?”, “Você já presenteou alguém especial hoje?”, “Quer um doce pra alegrar o dia”, entre outras frases similares.

Dessa forma, você “quebra o gelo” com o cliente, e permite começar a ter uma melhor conversa para oferecer seus brigadeiros gourmet.

O jeito certo de abordar

Para que uma abordagem seja feita de maneira completa e com excelência, você fará algumas etapas que lhe ajudarão a ter mais sucesso.

A primeira delas é apelar para a atenção, ou seja, fazer com que o cliente perceba a sua presença (só que não de uma maneira inconveniente, é importante salientar).

Depois, você terá que estimular o cliente. Nesse ponto, fale um pouco de você, onde mora, e o que faz, para, em seguida, excitar o desejo na pessoa.

É nesse momento que você vai falar dos docinhos que está vendendo. Então, apresente os brigadeiros, mostre como foram feitos, e como são gostosos.

Por fim, convença a pessoa a comprar seu brigadeiro gourmet. Para isso, deixe que ela experimente um pouco do brigadeiro, ou simplesmente ofereça uma promoção.

Pronto! Cliente encantado, e é quase certo que fidelizado.

Apenas atente-se para não cometer Os Grandes Erros que Vendedoras de Brigadeiros Gourmet Cometem.

 

Dicas interessantes de como fazer promoções de brigadeiros

Agora, você vai ver algumas dicas bem úteis de como fazer promoções que chamem a atenção dos clientes de maneira positiva, e aumente seus lucros.

“Compre e ganhe”

Esse tipo de promoção é uma das mais comuns, cuja mecânica é a seguinte: o cliente vai ganhar alguma coisa se comprar determinada quantidade de doces. Pode ser um desconto no valor total, um brinde extra, ou qualquer outra coisa que você planejar oferecer.

Como todo mundo quer, pelo menos, uma pequena vantagem em qualquer compra que seja, fazer isso dá uma sensação positiva ao cliente, e permite que ele volte sempre que quiser. Ou seja, já estará fidelizado.

Cupom de desconto para clientes aniversariantes

Quem não gosta de ganhar um presente, ainda mais no seu aniversário, não é mesmo? É isso o que você pode fazer para encantar seus clientes em uma data tão especial.

Para isso, basta se programar para, em cada aniversário de um cliente seu, entregar um presente relacionado a brigadeiros gourmet.

Por isso, inclusive, que é importante ter um cadastro com todas as informações pertinentes de seus clientes mais assíduos.

Entrega gratuita

Tem alguma grande encomenda pronta, cujo lucro foi muito bom? Então, que tal passar a oferecer entrega grátis pra quem pedir determinada quantidade de doces?

Esse tipo de estratégia é usado em muitas redes varejistas por aí, e, mesmo de maneira mais simples, você pode fazer o mesmo.

Claro, faça de modo a não se prejudicar, ou ter qualquer prejuízo financeiro. Portanto, estipule uma boa quantidade de doces encomendados de uma vez só como parâmetro para entrega gratuita.

“Delícia do mês”

Os clientes gostam bastante de novidade, não tem jeito. Por isso, seria interessante que você encolhesse um novo sabor para estrear mensalmente, e que seria conhecido como “delícia do mês”.

Isso será realmente um grande atrativo para que a sua clientela fique sempre atenta às novidades que você tem para oferecer.

Ofertas relâmpago

E, que tal oferecer ofertas relâmpago, daquelas bem rápidas, que começam tipo hoje, e só vão até amanhã? Essa estratégia cria um senso de urgência nas pessoas, e quem não estava meio que com vontade de comprar um brigadeiro gourmet, passa a querer.

Afinal de contas, lembre-se de que as pessoas gostam de promoções e quantas mais forem aparecendo de surpresa, melhor. Isso vai deixar o seu público antenado para o que você fará em seguida.

É nesse momento, em que tudo está correndo bem, que você pode Montar um Negócio de Brigadeiros Gourmet Memorável, que tal?

 

Formas de fidelizar seus clientes pelo WhatsApp

Se tem uma maneira eficaz de fidelizar a clientela hoje em dia, essa forma é por meio das redes sociais.

E, existe uma mídia que se destaca bastante nesse sentido, que é o WhatsApp. Por isso, vamos apresentar a você algumas dicas de como usar essa rede a seu favor.

Use o status para fazer vendas

O status do WhatsApp é a porta de entrada da rede, e através dele, tem como você se comunicar de todas as maneiras com seu público.

Portanto, tenha nele todas as informações que sua clientela precise para se comunicar com você, desde endereço, até outros telefones de contato.

Inclusive, falando em contato, você deve sempre divulgar seu telefone de WhatsApp em todas as peças publicitárias que fizer, de panfletos a informações em outros perfis de outras redes sociais.

Utilize uma lista de transmissão

Dentro do WhatsApp, existe uma funcionalidade chamada de Lista de Transmissão, que nada mais é do que um conjunto de destinatários pré-determinados, pelos quais é possível enviar mensagens repetidas.

Inclusive, não confunda lista de transmissão com grupos. Estes são como salas de bate-papo, enquanto as listas só enviam a mesma mensagem para todos os destinatários.

No caso de seu negócio de brigadeiros gourmet, essas listas podem ser usadas como informativos de coisas como promoções urgentes, novos sabores à venda, etc.

Para fazer uma lista dessas, basta selecionar “Nova Transmissão”, e depois selecionar os contatos do seu WhatsApp que você quer que fiquem nessa lista.

Claro que, para fazer isso, você terá que ter permissão dos seus clientes, ok?

Depois, é usar as melhores estratégias de vendas que você conhecer e ir fidelizando o público por meio disso.

Entregue um cardápio muito bonito

Outro fator importante é que você entregue para os seus contatos nessa rede um cardápio que seja chamativo o suficiente para que tenham vontade comprar imediatamente.

Esse cardápio tem que ser simples, mas, esteticamente interessante a ponto de despertar o interesse de compra do usuário.

Só lembrando que, em termos de informações, o cardápio precisa ter o básico. Ou seja, a listagem dos doces e o preço destes.

Faça grupos com seus clientes

Diferente da lista de transmissão, em um grupo você terá mais liberdade de interação com seus clientes, propiciando uma comunicação mais informal, e que pode ser mais garantia de vendas, caso você saiba como fazer.

Primeiro de tudo, não fique enchendo a caixa de entrada de seus seguidores com mensagens inúteis. Elas devem ser enviadas somente quando necessário, e apenas quando tiver uma novidade realmente interessante para alar.

Depois, terá que se adequar a esse tipo de linguagem, pois, pelo WhatsApp, a mensagem precisará ser a mais simples e objetiva possível, com imagens claras, e que com pouco texto.

Dessa forma, seus seguidores realmente se interessarão em abrir suas mensagens, sempre que as receber.

E, lembre-se: esse grupo tem que ser apenas para fazer a propaganda dos seus doces gourmet. Qualquer outro assunto pode prejudicar o foco, e a ferramenta não servirá ao propósito de ajudar a fidelizar seus clientes.

Publique com regularidade

É importante que as suas publicações no WhatsApp tenham certa regularidade. Claro que você não ficará publicando o tempo todo, mas, é fundamental também que você não passe vários dias sem aparecer.

Dessa forma, você não cansará os clientes com mensagens demais, mas, também vai lembrá-los de vez em quando que você está disponível a atender qualquer encomenda.

 

Formas simples de fidelização em redes sociais

Além do WhatsApp, outras redes sociais também possuem ferramentas bastante úteis de fidelização do seu público. Vamos conhecer algumas delas?

Fidelização pelo Facebook

É importante que para fidelizar seus clientes numa rede como o Facebook você gere engajamento, ou seja, faça com que o público participe do processo de alguma forma.

Para isso, temos aquelas enquetes que o Facebook possui e que podem ser usadas por você com diversas finalidades (saber qual sabor de brigadeiros as pessoas gostariam que você fizesse é um bom exemplo de engajamento)

Tente fazer com que seus seguidores compartilhem suas publicações no perfil deles, pois, isso também gera uma maior visibilidade para o seu negócio de brigadeiros, dando a oportunidade de fidelizar mais pessoas.

Fidelização pelo Instagram

O Instagram é uma rede social que privilegia muito a imagem, e não há como negar que uma boa imagem de brigadeiro gourmet faz grande diferença para conseguir engajar seus seguidores e conseguir encantar ainda mais o seu público.

Portanto, quando for fazer uma publicação no Instagram, capriche nas imagens e seja criativa para conseguir encantar o cliente pelos olhos, e depois fidelizá-lo.

Fidelização pelo Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede social bastante visual. Neste caso, além de caprichar em imagens nítidas, bonitas e criativas, faça publicações que levem o cliente para outras redes sociais, ou melhor: para a sua lojinha virtual (caso tenha).

Isso permite que o público realmente se engaje de maneira prática com eu negócio de brigadeiros.

Mas, como deu pra notar, é bom que você tenha outros canais além do próprio Pinterest para fazer um trabalho completo de engajamento com o cliente.

O conteúdo pode ser desde as suas novidades em si, até outros conteúdos mais elaborados, como mostrar as entregas a outros clientes.

Fidelização pelo YouTube

Por fim, você pode ter um canal no YouTube, mas aí não seria necessariamente para vender diretamente seus brigadeiros gourmet, mas sim, para gerar conteúdo que esteja diretamente ligado a esse tipo de doce.

Quando seus seguidores visitarem sua lojinha virtual, terem acesso aos seus produtos propriamente ditos.

O YouTube é uma boa maneira de encantar seus clientes e até fidelizá-los, mas, assim como o Pinterest, precisa estar ligado a outros meios para funcionar bem.

No mais, que essas dicas de como encantar e fidelizar seu público sirvam para você conseguir aumentar sua base de clientes, e conseguir manter um público fiel por muito tempo.

Com a devida organização e se colocando no lugar de quem está comprando seus doces, é possível fazer seu negócio de brigadeiros gourmet ser um sucesso.

Por fim, você pode dominar as estratégias utilizadas por grandes vendedoras para Vender bolos, doces e brigadeiros pela internet.

Curso de Brigadeiros Gourmet💗 Curso de Brigadeiros Gourmet

Siga-Nos