💗 BRIGADEIROS PERFEITOS 💗 Agora você também pode usar os SEGREDOS da produção de brigadeiros ÚNICOS para obter vantagens em seu negócio e CONQUISTAR muito mais Clientes.
Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

O segredo dos brigadeiros perfeitos

Fazer excelentes brigadeiros não é uma tarefa muito difícil.

Mas, tem alguns truques e dicas que ajudam a incrementar esses doces, fazendo com que fiquem mais saborosos, com uma textura melhor, e com aparência mais chamativa.

São ações bem simples, mas, que, no final das contas, fazem toda a diferença.

Coisas como, por exemplo, usar cacau em pó ao invés de achocolatado, colocar uma pitadinha de sal pra equilibrar o gosto ou até mesmo saber qual o ponto certo do brigadeiro, fazem com que esse doce fique ainda melhor.

Obviamente que aprender os detalhes de todas essas dicas e saber o momento certo de usar cada uma delas vai da experiência de cada uma.

Porém, aqui, selecionamos alguns dos melhores truques para fazer brigadeiros bem melhores, e aumentar mais a sua clientela.

Então, anote aí alguns segredos pra fazer brigadeiros verdadeiramente formidáveis, e encantar o seu público.

Dicas de ingredientes para brigadeiros

Um dos primeiros pontos que você vai ficar mais atenta é com relação aos ingredientes. Eles serão a base dos seus brigadeiros, e precisam ser muito bem escolhidos para que o resultado fique delicioso.

Ou seja, caso não escolha os melhores ingredientes, e até mesmo os melhores substitutos que cada um permite, seus doces poderão ficar bem abaixo do desejado.

Veja, então, as dicas a seguir, e passe fazer seus brigadeiros dessa forma.

Chocolate em barra ou cacau em pó?

Neste caso aqui, lembre-se de uma coisa: o leite condensado é feito basicamente de leite e açúcar. Ou seja, ele já é bastante doce, e por isso mesmo, você terá cuidado com outros ingredientes que também sejam muito doces.

Por isso mesmo as outras partes do brigadeiro precisam equilibrar esse excesso de doçura do leite condensado.

E é aí que entre ingredientes como os achocolatados, o cacau em pó, o chocolate em pó e o chocolate em barra.

O mais recomendado mesmo é só usar achocolatado nas últimas, já que ele é muito doce, e pode deixar os seus brigadeiros mais enjoativos. Da mesma maneira que o chocolate em pó também tem esse mesmo problema.

O que realmente ajuda a equilibrar as partes mais doces de brigadeiros são o cacau em pó e determinados chocolates em barra.

O cacau em pó, por exemplo, não leva açúcar em sua fórmula, e você pode usar uma quantidade bem menor, já que o gosto dele é bem forte.

No entanto, muitas doceiras não gostam do cacau em pó tradicional, pois ele pode deixar os doces mais amargos do que deveriam.

Então, a melhor alternativa é usar cacau em pó alcalinizado, que tem um sabor mais suave e uma cor menos intensa.

Portanto, se é pra deixar seus brigadeiros ainda melhor, com um gosto bem característico, mas não enjoativo, use chocolates em barra ou principalmente cacau em pó alcalinizado.

Usar ou não creme de leite?

O uso de creme de leite em receitas de brigadeiros é recomendado por muitas doceiras, mas, com certas ressalvas.

O problema é que se você usar esse ingrediente, não coloque manteiga (muito menos margarina).

São dois produtos não muito compatíveis nas receitas, já que eles possuem gordura, e se você usar os dois, o brigadeiro ficará bem gorduroso (o que não é a intenção).

E, caso você não saiba, o creme de leite é a principal matéria-prima na produção de manteiga.

Ou seja, ele possui uma concentração de gordura menor, e contribui mais com o brigadeiro em termos de sabor e cremosidade. Com ele, demora mais para atingir o “ponto do brigadeiro”, já que ele possui líquidos que precisam evaporar na fervura.

Ao passo que com creme de leite, o brigadeiro não ficará com aquele brilho característico.

Então, fica ao seu critério usar ou não creme de leite. Ele deixa o brigadeiro com uma cremosidade melhor, mas, na dá brilho ao doce.

Uma pitadinha de sal?

Pode parecer estranho colocar sal em receitas de doces, mas, esse é um procedimento mais recomendados por aí.

O sal realça o sabor do brigadeiro, eliminando o gosto amargo de alguns chocolates e até mesmo outros que venham a interferir no resultado. Só tenha cuidado para não exagerar.

E outra coisa: é recomendável usar uma pitadinha de sal em brigadeiros comuns, pois, quando são gourmet, a indicação é não fazer uso desse ingrediente. Tanto é que boa parte das receitas de brigadeiros gourmet indicam o uso de manteiga sem sal.

Portanto, a regra é clara: seus brigadeiros são gourmet? Então, não precisam de sal (nem mesmo uma pitadinha sequer).

Melhor tipo de leite condensado

Outro ingrediente importante para que os seus brigadeiros fiquem deliciosos e lucrativos é o leite condensado. Afinal, boa parte da doçura do brigadeiro advém dele.

O primeiro ponto a se observar é a consistência dele: quanto mais cremoso for o leite condensado, melhor.

Agora, se ele for muito ralo, isso pode fazer com que o seu brigadeiro fique excessivamente mole, e nem um pouco atrativo.

Outro ponto a ser observado á a doçura do leite condensado. O ideal é que ele tenha certo equilibro nessa questão, não sendo nem muito doce, nem muito amargo.

Nesses quesitos, as melhores marcas do mercado são Moça, Itambé, Camponesa e Italac.

Manteiga de qualidade

Outro ingrediente fundamental para que o seu brigadeiro fique perfeito é uma boa manteiga.

Inclusive, jamais use margarina (ela é mais gordurosa, e afeta bastante a consistência e o sabor do produto).

O tipo de manteiga mais aconselhável para as suas receitas é do tipo “extra”, e como já dito anteriormente, sem sal, especialmente se estivermos falando de brigadeiros gourmet.

Só tome cuidado para não exagerar no seu uso, pois o gosto da manteiga pode ficar impregnado no brigadeiro, o que não é bom.

Gema de ovo

Aqui temos mais um ingrediente que pode ser bastante útil em suas receitas de brigadeiro.

A partir do momento em que o ovo é aquecido, suas proteínas ajudam a espessar líquidos, e nos brigadeiros isso pode ajudar a dar mais sabor à massa e deixá-la ainda mais sedosa.

Algumas doceiras preferem usar gema de ovo peneirada ao invés de manteiga. Isso preserva o sabor do brigadeiro e deixa a massa mais brilhante e menos gordurosa.

Só não se esqueça de um detalhe: peneire a gema para tirar aquela película que se encontra ao redor da gema, pois isso evita que os seus brigadeiros venham a ficar com cheiro de ovo.

Granulados de chocolate puro ou raspas de chocolate

Para brigadeiros de diversos tipos, especialmente os gourmet, o ideal é não usar aqueles granulados comuns, feitos essencialmente de açúcar.

Ou seja, a recomendação é usar um tipo de cobertura que realce o sabor do brigadeiro, e não que o torne enjoativo.

Existem alguns tipos de granulados ótimos para serem usados nas receitas, como:

  • split (pequenos quadradinhos de chocolate puro)
  • raspas (tubinhos de chocolate, que podem ser feitos raspando barras de chocolate)
  • confeitos coloridos (basicamente servem só pra enfeitar, já que não tem sabor)

Só lembrando ainda que, a depender da receita, você mesma pode fazer suas próprias coberturas, ao invés de comprar granulados já prontos.

Raspas de chocolate nobre, amêndoas laminadas, coco ralado seco, paçoca, cacau em pó e amendoim triturado são exemplos de como deixar seus brigadeiros mais perfeitos.

 

Segredos na produção de brigadeiros

Além dos ingredientes em si, é fundamental que você fique bastante atenta a algumas dicas na hora de fazer seus brigadeiros, pois existem alguns truques que podem melhorar o produto ali no momento em que você está com a mão na massa.

Vamos ver agora quais dicas são essas para incrementar ainda mais seus produtos e fazer com que o seu negócio de doces fique mais lucrativo.

Coloque primeiramente a manteiga

Um dos segredos para que a massa fique com boa consistência é colocar a manteiga primeiro, e fazer com que ela derreta. Só depois disso, coloque o restante dos ingredientes necessários para a receita.

Dessa forma, a gordura presente nela se espalhará pelo brigadeiro por igual, e fará com que o produto fique mais brilhoso e com uma consistência melhor.

Misturar o cacau em pó e o leite condensado antes de levar ao fogo

Aqui, você vai fazer a mistura do cacau em pó e do leite condensado pelo mesmo motivo que deve derreter antes a manteiga: deixar a massa mais homogênea possível.

Quando você mistura previamente esses ingredientes evita que apareçam algumas pelotas na massa, facilitando até mesmo a modelagem depois.

Portanto, sempre que tiver esses ingredientes na receita, misture-os com antecedência e depois incorpore aos outros itens da receita.

O melhor jeito de mexer

Quando estiver fazendo a massa do brigadeiro, o ideal é que você não pare de mexer. Os movimentos têm que ser suaves, mas, contínuos, até que a massa finalmente desgrude do fundo da panela.

É o que chamamos de “ponto do brigadeiro”.

Ou seja, a partir do momento em que o brigadeiro “quiser” ficar unido, sem escorregar, é porque você já pode parar de mexer e colocar a massa para esfriar.

DICA EXTRA: para saber se atingiu ou não o ponto certo, você pode pegar só um pouquinho da massa e colocar numa tigela com água fria.

Espere uns 30 segundos, e pegue a massa. Se ela desmanchar em sua mão, ainda não está no ponto. Se permanecer com o formato, ótimo. Já pode tirá-la do fogo.

Colocar sempre em fogo baixo

Outro ponto importante que você vai fazer para garantir um resultado de qualidade é colocar a massa sempre em fogo baixo.

O motivo é simples: é muito fácil de a massa queimar, e se isso acontecer, já era! Mas, em fogo baixo, você tem mais controle.

Pode até mesmo demorar um pouco mais para que a massa fique no ponto (cerca de uns 20 minutos, mais ou menos), mas, assim, você evita que a receita já comece dando errado.

Escolha a boca do fogão de acordo com a panela

Esse detalhe pode parecer insignificante, mas, acredite: faz bastante diferença.

Caso a panela seja bem maior do que a boca do fogão, corre-se o risco de algumas partes esquentarem mais do que as outras, queimando, por exemplo, o centro da panela.

O ideal é que o fogo, mesmo baixo, possa alcançar toda a superfície da panela, evitando que uma parte da massa fique mais cozinhada do que a outra.

A melhor maneira de enrolar o brigadeiro

Muitas pessoas, por não terem experiência com a confecção de doces, acabam descobrindo do pior jeito que pra enrolar alguns deles (brigadeiros, principalmente) é preciso tomar certas precauções para que a massa não grude toda nas mãos.

Primeiro, depois de tirar a massa do fogo, o recomendável é colocar em uma superfície que esteja levemente untada com manteiga.

Depois, é necessário esperar certo tempo até que a massa esfrie, pois, ela quente ou morna fica mole e bem mais difícil de modelar.

Por fim, pra que os brigadeiros saiam os mais perfeitos possíveis, você irá untar as mãos levemente com manteiga, permitindo que a massa não grude.

Dessa forma é possível fazer brigadeiros com formato correto, e sem provocar muita sujeira, nem perda da massa.

Nada de geladeira

Algumas doceiras preferem antecipar o esfriamento da massa colocando-a na geladeira por algumas horas.

Porém, o recomendável mesmo é que ela esfrie de maneira natural, pois, na geladeira a massa pode “suar”, e isso altera o sabor.

Portanto, depois que colocar o brigadeiro em uma travessa ou prato untado, cobra-a com papel filme para protegê-la de impurezas e coisas do tipo.

Sem resquício de água na panela

Na verdade, essa dica não se refere apenas às panelas, mas, também a todo e qualquer utensílio utilizado em receitas de brigadeiros.

A água, mesmo pouca, pode altera tato a consistência, quanto o sabor dos doces.

Portanto, antes de colocar a mão na massa, certifique-se de que tanto as panelas quanto os utensílios estão devidamente secos e livres de qualquer resquício não só de água, mas, de qualquer outro resto de comida, por exemplo.

Bebida alcoólica? Só quando desgrudar!

Há receitas bem interessantes que misturam os ingredientes comuns de brigadeiros com bebidas alcoólicas.

Claro que doces assim serão vendidos em determinados eventos, e somente para maiores de idade, ok?

Porém, para fazer bom uso desse ingrediente especial em suas receitas, coloque a bebida na massa logo após ela desgrudar da panela, pois, o brigadeiro permanecerá com o gosto dela mais forte.

Dica para ter brigadeiro com textura clássica

A textura de um brigadeiro é fundamental para o seu sucesso, e ela não pode ser mole demais, nem dura demais.

Pra encontrar o equilíbrio perfeito, basta transferir a massa para o recipiente untado assim com ela começar a desgrudar do fundo da panela.

Dessa forma, o brigadeiro não cozinha demais, não ficando duro, nem com aquele gosto característico de coisa queimada.

Use duas forminhas para cada brigadeiro

Se você quer que o seu brigadeiro realmente fique bem estruturado, num formato adequado, e com aparência vendável, então, utilize duas forminhas para cada doce feito.

Assim, o brigadeiro ficará mais firme, e você poderá arrumar vários enfileirados, sem que um caia em cima dos outros.

 

Melhores utensílios para a produção de brigadeiros

Claro que uma boa receita não é feita somente de ingredientes e a forma de misturá-los, não é mesmo? Você também irá ficar bastante atenta no que se refere aos utensílios usados, e a seguir, aprender com nossas dicas o que fazer e o que não fazer e suas receitas.

Colher/espátula de pau ou de silicone?

Muitas pensam que usar colher de pau é o melhor jeito para fazer comida, em especial, doces. Só que não é bem assim.

Na verdade, esse tipo de utensílio, com o passar do tempo, apresenta rachaduras, acumulando comida e germes entre elas, o que deixa esse utensílio bem pouco higiênico, convenhamos.

Claro, no início, elas podem até ser práticas, mas, possuem esse problema. Use espátulas e mexedores feitos de silicone, pois não juntam sujeira, e ainda são bem fáceis de limpar.

Panela de fundo grosso ou fino?

Panelas que estejam velhas e em estado ruim não devem ser usadas para a confecção de brigadeiros. O ideal é que sejam novas.

Além disso, evite o material alumínio, já que panelas feitas dele queimam com mais facilidade.

Por fim, prefira aquelas de fundo grosso, pois elas aquecem a mistura de maneira mais uniforme, evitando que você queima a massa do seu doce.

Medidores para tamanhos corretos (copos, colheres...)

Existe um motivo pelo qual existem medidas certas dos ingredientes nas receitas. Se colocar um pouco mais ou um pouco menos de um item, você pode arruinar sua receita, fazendo com que os brigadeiros fiquem muito doces, ou muito amargos.

Ou seja, a recomendação é ter sempre recipientes com medidas certas para que você use a quantidade correta de cada ingrediente da mesma forma que a receita pede.

Potes de tamanho médio

Os potes usados na decoração (que é onde estarão os granulados e afins) precisam estar bastante limpos, e também não podem ser muito pequenos.

Este último detalhe facilita na hora de enrolar os brigadeiros nos granulados, raspas de chocolate, ou o que mais você tiver para enfeitar seus doces.

Em suma, prefira potes de tamanho médio, mas, também não muito grandes, já que é muito fácil desperdiçar granulados assim.

Balança de cozinha

Da mesma forma que copos e colheres medidoras são úteis na confecção de doces como brigadeiros, as balanças possuem a mesma utilidade.

Existem ingredientes que são indicados nas receitas pelo peso, e, portanto, é importante saber se você está colocando ou não a medida certa daquele item.

Uma balança simples de cozinha não é tão cara, e pode ser um utensílio bem precioso na hora de fazer suas receitas de brigadeiros.

Batedeira com diferentes batedores

Por fim, damos a doca de que se vai ter uma batedeira, é bom que ela tenha batedores de formatos e tamanhos diferentes.

Com a prática, você vai perceber o quanto é útil poder esse tipo de utensílio, que em muitos casos, é mais eficaz que o liquidificador.

Assim, você terá como fazer certos ingredientes com a textura desejada para aquela receita específica.

No link a seguir, você pode usar estes segredos para produzir as Receitas e Sabores de Brigadeiros Gourmet mais Vendidas e lucrar de verdade.

 

E, quanto ao chocolate?

Para muitas doceiras de sucesso o chocolate é o principal item de um brigadeiro comum.

E, de fato, ele realmente é importante para esse tipo de receita, pois, tirando alguns poucos tipos de brigadeiros que não levam chocolate, é ele quem dá cara e sabor a esse doce.

Portanto, existem sim algumas dicas bem úteis de que tipos de chocolate usar e qual a forma mais correta.

Prefira cacau 50%

Quando se falava em brigadeiro, era comum que as pessoas fizessem esse doce com achocolatado.

Mas, com o passar do tempo, percebeu-se que esse item só fazia o brigadeiro ficar mais enjoativo, e não realçava um sabor muito bom.

Foi aí que entrou outros ingredientes como o chocolate em pó e o de barra derretido, e mais recentemente o cacau em pó 50% que é melhor opção para fazer brigadeiros realmente deliciosos, e (principalmente) equilibrados no sabor.

Essa denominação de 50% é justamente pra indicar que o produto nem é doce demais, nem amargo demais.

Ou seja, outros itens, como leite condensado, podem ter seus sabores bastante melhorados com este item.

Experimente chocolates em barra

Mas, caso você não queira usar cacau em ó devido ao valor, uma opção também muito viável é usar chocolate em berra derretido.

Porém, não use um chocolate em barra com uma porcentagem alta de cacau. Existem produtos com até 70%, e isso pode fazer com que o seu brigadeiro fique amargo demais.

Dê preferência a chocolates em barra com percentuais equilibrados de cacau e que servem aos seus propósitos.

Ingredientes de um bom chocolate e de um mau chocolate

Um chocolate que seja nobre e realmente seja bom para fazer brigadeiros perfeitos precisa ter em sua composição certos ingredientes.

Os principais são (na ordem):

  • cacau (massa de cacau)
  • manteiga de cacau
  • açúcar
  • lecitina de soja (este pode estar em alguns, mas, não precisa estar em todos)

No entanto, em contrapartida, fique longe dos seguintes itens encontrados em certos chocolates por aí: gorduras hidrogenadas, maltodextrina e dextrose.

Esses são os famosos chocolates fracionados, que podem até ser mais baratos, mas, não são de boa qualidade e ainda fazem mal à saúde.

Marcas dos melhores chocolates nobres

A boa notícia é que o mercado está recheado de chocolates de ótima qualidade pra servirem de base para os seus brigadeiros.

Um deles, por exemplo, são os da marca Callebaut, de nacionalidade belga e que ainda tem uma vantagem em relação a outros disponíveis por aí: está disponível em vários tipos de fluidez, dos mais líquidos aos mais espessos.

Outra marca bastante conhecida e que possui chocolates perfeitos para excelentes brigadeiros é a Nestlé.

Prefira as versões meio amargo e blend; ideais para a fabricação de todo tipo de doce.

Da mesma forma a Garoto também possui ótimos itens para serem usados em brigadeiros, e também faça a opção pela opção meio amargo.

Armazenamento e conservação dos chocolates

Por ser um item tão importante para a confecção de brigadeiros, é fundamental que os chocolates (nobres, principalmente) sejam bem armazenados.

As indicações aqui são locais frescos e secos, com temperaturas que girem em torno de 21°C aproximadamente.

Também fique atenta quanto à umidade, uma vilã quando se trata de guardar chocolates.

E, isso vale também para geladeiras e freezers, que são locais que podem passar muita umidade ao produto, mesmo embalado.

Portanto, guarde os chocolates em lugares frescos e arejados, e bem longe de produtos de limpeza, café, temperos, e outros que emitem cheiro forte.

 

Cuidado com o “ponto do brigadeiro”

Aqui, vamos ressaltar com mais ênfase essa questão do “ponto do brigadeiro”, pois, esse mínimo detalhe ode colocar uma fornada inteira a perder. Ou seja, atenção redobrada a esse aspecto nunca é demais.

Ponto do brigadeiro mole

Geralmente quando se quer fazer um brigadeiro mole é para ser usado como cobertura de bolo ou mesmo para fazer aquele tipo de brigadeiro de colher.

O bom é que o ponto desse doce não requer tanta prática quanto acertar o ponto do brigadeiro clássico (de enrolar), por exemplo.

A única exigência é que a massa fique cremosa a ponto de não escorrer por uma colher, além de não der encorpar demais.

Basicamente basta esperar alguns minutos até que a massa comece a borbulhar, escurecer e a ganhar um brilho diferente.

Quando isso acontecer, é só esperar as bolhas acalmarem um pouco mais e tirar do fogo.

Ponto do brigadeiro de enrolar

Este daqui é o ponto mais comum, e o mais usado na confecção de brigadeiros por aí.

E, sim, também é mais trabalhoso de fazer.

Até mesmo porque depende de uma série de fatores, como o tipo certo de panela, mexer sem parar e não usar achocolatado de jeito nenhum.

Além disso, só pode ser usada manteiga (nada de margarina), e a superfície onde a massa ficar terá que estar untada para evitar que o brigadeiro fique grudado.

Para terminar, o mais recomendado é deixar a massa esfriar em temperatura ambiente, não sendo necessário colocá-la na geladeira.

Mas, o mais importante mesmo é que a massa, no momento em que você estiver mexendo, desgrude do fundo da panela. Essa será a hora de retirá-la do fogo.

Formas de mexer

Outra questão referente ao “ponto de brigadeiro” que você também ficará atenta é em relação à forma de mexer a massa.

Para que ela fique uniforme, e não tenha risco de grudar na panela, o mais indicado é mexer suavemente a massa sem parar.

Depois de alguns minutos, ela começará a esquentar, e aos poucos, vai desgrudar do fundo da panela.

Inclusive, indica-se misturar alguns ingredientes antes de colocar a panela no fogo, como é o caso de leite condensado e do cacau em pó (ou chocolate em pó).

Consequências de “passar do ponto”

Quando você acaba passando do ponto com a massa do brigadeiro, o que geralmente ocorre é a mistura queimar e ficar bem dura, o que inviabiliza a massa de ser usada para fazer brigadeiros.

Mesmo que ela não queime automaticamente o gosto será alterado e aquele sabor suave de um bom brigadeiro será substituído por um mais carregado, geralmente mais amargo.

Por isso é tão importante acertar o “ponto do brigadeiro” na medida certa.

Passos para acertar o “ponto” de brigadeiro

O preparo

O primeiro passo colocar todos os ingredientes na panela e mexer muito bem até levar a mistura ao fogo baixo.

E depois de colocada a massa no fogo, não pare de mexer.

A cor do brigadeiro

Uma forma simples de acertar o ponto do brigadeiro é prestando atenção na cor da massa.

Quando ela adquirir um tom mais marrom escuro, e também estiver lisa e brilhante, ela começará a “pesar” na colher.

Após isso acontecer, provavelmente se você virar a panela, a massa vai escorregar sem grudar.

O tempo de cozimento

Podemos dizer que o tempo de cozimento da massa de um brigadeiro pode variar de fogão para fogão.

Contudo, quando você a coloca em fogo baixo, geralmente o tempo certo varia entre 10 e 15 minutos, no máximo.

Por fim, o “ponto certo”

Para fazer um bom brigadeiro (principalmente se estamos falando do tipo de enrolar) a massa precisa estar um pouco cozida, ou seja, ela só pode sair do fogo quando desgrudar do fundo da panela.

A dica principal aqui é que se você passar a colher pela massa, ela se dividir em duas e mostrar o fundo da panela, esse é o ponto.

O tempo para chegar a isso pode demorar cerca de uns 15 minutos.

 

Atenção aos confeitos

Há muitos ingredientes fundamentais para fazer um bom brigadeiro, fazendo com que muita gente nem dê bola para os confeitos ou granulados que enfeitam esses doces.

Mas, mesmo sendo uma parte acessória, são bem importantes para fazer um brigadeiro realmente perfeito.

Evite granulados à base de açúcar

A intenção quando se faz brigadeiros é evitar que eles fiquem com gosto muito forte e enjoativo para os seus clientes.

Ele não pode ficar nem doce demais, nem amargo demais. Portanto, evite usar granulados à base de açúcar, pois isso só contribui para o brigadeiro fique excessivamente doce.

Além disso, caso precise colocar os brigadeiros na geladeira, esse tipo de granulado também não serve, pois como são feitos de gordura vegetal hidrogenada (além do açúcar), eles ficam esbranquiçados nesse ambiente.

Prefira confeitos à base de chocolate

O mais recomendado nesses casos são granulados à base de chocolate mesmo, pois, eles têm um gosto mais equilibrado, fazendo com que o cliente sinta o gosto do brigadeiro em si, e não de açúcar puro.

Da mesma forma que existe cacau 50%, você também encontra no mercado granulado com a porcentagem correte de chocolate para dar aos seus brigadeiros uma boa aparência, mas, também um gosto melhor.

Seja criativa e se diferencie

Além dos granulados, você pode aproveitar outras ideias para decorar seus doces, como, por exemplo:

  • blossoms (com formato em espiral, e vendidos em diversos sabores)
  • crispy (deixam seu brigadeiro mais crocante)
  • splits (com formato de quadradinho, e vendidos em diversos tamanhos)

Só cuidado para não exagerar e colocar esses confeitos em receitas de brigadeiros diferenciadas e que não combinam com algo doce (mesmo com gosto equilibrado).

Assim também, não deixe de Calcular os gastos e o preço de venda de brigadeiros gourmet da forma correta, se você quiser ter um negócio verdadeiramente lucrativo.

 

Capriche nas embalagens para seduzir seus clientes

Para fazer um brigadeiro perfeito, outros requisitos são necessários além dos doces em si.

Já pensou como vai embalar os doces para vendê-los aos seus clientes? Não?

Então, pense nessa questão também, e a seguir, daremos algumas dicas nesse sentido.

Tipos de embalagem

A acomodação dos doces nas embalagens é importante por dois motivos: para protegê-los na hora do transporte e para facilitar na hora dos seus clientes fazerem a degustação deles.

Ou seja, nesse aspecto, você irá tomar cuidado com o tipo de embalagem que irá usar.

Forminhas de papel, por exemplo, são ideais para certos tipos de doces, como brigadeiros e trufas.

Além disso, caixinhas divisórias são uma ótima opção para receitas mais elaboradas, como brigadeiros gourmet, e protegem melhor os doces em caso de transporte.

Use temáticas especiais

Para chamar mais a atenção dos seus clientes, aproveite datas comemorativas e deixe suas embalagens mais atrativas.

Festividades é o que não faltam em nosso calendário, como Halloween, Dia dos Namorados, Festas Juninas e Natal.

Fora as datas comemorativas mais conhecidas, também é bom fazer embalagens que contemplem datas específicas para cada cliente, como festas de aniversário e casamentos.

Já para crianças, embalagens com personagens famosos (especialmente de desenhos animados) são uma ótima pedida, ainda mais se vierem com algum brinquedinho extra.

Certamente, suas embalagens farão sucesso com essa estratégia.

Personalize suas embalagens

Nesse caso, um bom trabalho artesanal é bastante valorizado pelos clientes em geral. Pra isso, use sua criatividade e faça, por exemplo, forminhas de papel perolado, ou mesmo caixinhas de papel com alta gramatura.

Outros materiais muito bons pra serem usados na confecção de embalagens criativas para brigadeiros são papelão ou papel kraft ondulado, papel reciclado, palha e fibra natural.

Inclusive, caso possa fazer um bom investimento financeiro, você pode criar uma identidade própria na apresentação e encomendar embalagens sob medida.

 

Sua apresentação também conta

Embalagens bonitas e criativas são apenas uma parte importante da apresentação de seus brigadeiros, mas, existem outras questões que devem ser levadas em consideração.

Uma apresentação correta de seus produtos é mais ampla e garante que você conseguiu fazer brigadeiros perfeitos.

Dois tipos em um mesmo copinho

Caso venda brigadeiros em potinhos ou copinhos (especialmente os de acrílico), uma boa alternativa de apresentação é colocar em cada um deles dois sabores diferentes.

Isso de fato vai chamar a atenção de seus clientes, e pode até ser usado para fidelizar seu público dando de brinde a clientes mais assíduos e tal.

No entanto, lembre-se sempre de fazer um planejamento financeiro certo para não gastar mais do que deveria. Isso vale para esta e para todas as outras dicas presentes aqui.

Colheres personalizadas

Outra forma de apresentar seus brigadeiros de maneira perfeita à sua clientela é colocá-los em colheres, que podem ser decoradas exclusivamente para essa finalidade.

É uma dica ideal para momentos e festividades específicas, como festas em geral, principalmente, de crianças.

O material das colheres pode ser bem simples, contato que a decoração seja criativa e possa chamar a atenção do cliente de maneira positiva.

Bolinhas de brigadeiro dentro de potinhos

Aqui, dá pra usar panelinhas, copinhos e potinhos dos mais variados formatos. Então, é só colocar os brigadeiros dentro e servir para os seus clientes.

Certamente, eles ficarão encantados com essa ideia.

E, claro, no que se refere à apresentação de seus brigadeiros, não se esqueça do básico: limpeza, arrumação e organização dos produtos e de você mesma enquanto vendedora. Afinal, não adianta nada criatividade na apresentação dos brigadeiros se esses outros aspectos forem negligenciados, não é mesmo?

No guia dos Maiores Erros que Vendedoras de Brigadeiros Gourmet Cometem, você pode descobrir se não irá cometer algum erro e prejudicar seu negócio.

 

Dicas extras

Pra finalizar, você verá agora alguns segredos extras para arrasar na venda de seus brigadeiros. É o toque final para ter um negócio de sucesso nesse ramo de doces.

Inove nos sabores

No início do seu negócio de brigadeiros você pode até começar com sabores básicos e tal, mas, é recomendável ampliar seu leque de opções com o passar do tempo. Inclusive, inovando nos sabores, e oferecendo algo realmente diferenciado à sua clientela.

Lembre-se que as pessoas possuem gostos variados, e você pode aproveitar esse aspecto para vender um tipo de brigadeiro que se encaixe até mesmo nos paladares mais difíceis.

Existem, por exemplo, brigadeiros veganos, com ingredientes salgados, entre tantas outras opções bem diferentes.

Pode ou não pode congelar?

Essa é uma dúvida recorrente de quem faz doces para vender, mas, vamos esclarecer as coias agora. Não congele seus brigadeiros já prontos.

O máximo que dá pra fazer é congelar a massa pra que ela fique armazenada por alguns meses (de três a seis, pelo menos).

Já o brigadeiro, assim que estiver pronto, deverá ser consumido (e vendido) no mesmo dia, ou, pelo menos, no dia posterior, sendo colocado na geladeira.

Caso contrário a umidade no ambiente frio pode alterar o sabor do doce.

O recomendável é guardar os brigadeiros na geladeira em embalagens hermeticamente fechadas para não absorverem o cheiro de outros produtos e não entrar água neles.

Glucose para não cristalizar

Uma dica bem simples para evitar que brigadeiros cristalizem com facilidade é usar glucose de milho.

É sério: o doce vai ficar com um brilho muito bom, além de demorar mais a criar aquela famosa casquinha em volta.

A recomendação é que para uma receita normal de brigadeiro, com o uso de 395 g de leite condensado, você use entre 15 a 20 g de glucose.

O que fazer se queimar?

Não é difícil acontecer de o brigadeiro queimar, especialmente do tipo branco, mas, se isso acontecer, ainda dá pra “salvar” o doce de uma forma bem simples.

Basta que você pegue a massa, tire-a do fogo, espere esfriar por um tempo, e passe na peneira. Somente isso.

E se empelotar? Simples: tire imediatamente a massa do fogo e bata com força até que o creme fique liso novamente. Então, recoloque no fogo e espere que fique no ponto certo.

Como deu pra notar, as dicas para fazer brigadeiros perfeitos são muitas, mas, em geral, são bem fáceis de fazer.

Com o passar do tempo a experiência vai fazer com que você realize tudo isso de olhos fechados. Quem vai agradecer, caro, são os clientes, que ficarão cada vez mais satisfeitos com seus doces.

E quem sabe, até montar um negócio profissional?

É justamente isso que você aprende em Como Montar um Negócio de Brigadeiros Gourmet Memorável.

Curso de Brigadeiros Gourmet💗 Curso de Brigadeiros Gourmet

Siga-Nos