Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

Trufas lucrativas para vender aos montes

É perfeitamente possível ganhar um bom dinheiro vendendo trufas. Mas, para isso, algumas estratégias ajudam bastante, bem como um bom planejamento de seu negócio de doces. É isto que fará você ter o lucro desejado.

Mas, para que isso aconteça, algumas coisas precisam ser feitas, até mesmo antes de você começar seu negócio de trufas. São procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença na hora da lucratividade do seu empreendimento.

Coisas como vender trufas pela internet ou simplesmente oferecer sabores variados ao seu público. Tudo isso conta muitos pontos a favor.

É o que você verá a seguir, e com as dicas dadas poderá aumentar os lucros de seu negócio (até mesmo antes de começar).

 

Como ganhar dinheiro vendendo trufas

Uma das maneiras mais simples de ter lucratividade com um negócio de trufas para vender é apostar em ingredientes de qualidade. Este é um dos primeiros e mais importantes passos que você precisa dar para garantir o sucesso desse empreendimento.

Não precisam ser ingredientes muito caros, até mesmo porque os materiais para se fazer trufas são facilmente encontrados por aí. Mas, eles precisam ser bons a ponto de realçar o sabor das trufas, fazendo com que não fiquem doces de mais, nem de menos.

Só que, além dos ingredientes de qualidade, você também irá escolher as melhores receitas, pois, o tipo de chocolate e o recheio é que criam o diferencial nesse doce.

Pra começar, sabores tradicionais são básicos, como:

  • Clássica (recheio com chocolate meio amargo)
  • Morango (chocolate branco com suco de morango)
  • Nozes (chocolate branco com nozes picadas)
  • Amarula (chocolate ao leite com licor de amarula)
  • Maracujá (chocolate branco com suco de maracujá)
  • Abacaxi (chocolate branco com suco de abacaxi)
  • Beijinho (recheio de beijinho de coco)
  • Prestígio (fondant de açúcar com coco ralado)
  • Cerejão (chocolate branco envolvendo uma cereja)

Estes são apenas alguns dos sabores mais procurados pelo público, mas, você pode fazer outros tranquilamente, mesmo que sejam variantes deles. O importante mesmo é ter uma boa quantidade de doces pra começar seu negócio.

Outro ponto que também ajuda a ganhar dinheiro vendendo trufas é preparar estratégias de fidelização para os clientes. Essas estratégias precisam ser atrativas para encantar as pessoas, e fazerem com que elas voltem a comprar suas trufas.

Pode ser um simples desconto, uma promoção do tipo “indique um amigo, e ganhe uma trufa”, e por aí vai. Clientes em geral adoram ações de fidelização, e essa é oportunidade para expandir seu negócio atraindo mais clientes.

Uma forma bastante eficaz de ganhar dinheiro vendendo trufas é sabendo escolher bem os locais de vendas.

O tipo de lugar e de público que frequenta aquele local, o horário em que você estará lá, e a movimentação muita ou pouca de pessoas na região. Tudo isso influencia na sua lucratividade, e precisa ser levado em consideração na hora da escolha do local de vendas.

E, claro, para ganhar dinheiro nesse tipo de negócio você fará um minucioso planejamento.

Ele irá abranger desde os locais onde você comprará os ingredientes, passando por determinar em que lugares você irá vender suas trufas, e até mesmo articulando quais campanhas publicitárias irá fazer e quais os custos delas.

Dessa forma, você não terá problemas com gastos, sabendo exatamente no que e quando gastar, o que também será benéfico para os lucros posteriores.

Para te ajudar com a produção de trufas, nós preparamos mais 99 receitas de trufas aqui.

 

O que torna uma trufa lucrativa

Há muitos fatores que tornam uma trufa lucrativa, e são eles que determinarão o sucesso do seu empreendimento.

Escolha o tipo de doce

As opções de doces para o mercado atualmente são inúmeras, e vão de brigadeiros a trufas. No caso destas últimas, trata-se de uma opção viável e lucrativa, pois, é um doce muito simples de fazer, que você não gasta muito, e que várias pessoas adoram.

Ou seja, a depender da escolha do tipo de doce o seu sucesso será garantido antes mesmo de começar. E, você pode até ir além, e fazer uma pesquisa antecipada com algumas pessoas para saber que sabores de trufas elas gostariam de comprar.

Assim, você estará fazendo um planejamento adequado e seguro.

Pense nas embalagens

Visual é tudo, ainda mais quando se trata de doces. Muitas vezes, um cliente só compra um produto levado pelo o que ele vê, já que ainda não sentiu o gosto. Portanto, embalagens bem feitas e com bom design costumam atrair mais clientes, dando mais lucros.

Isso quer dizer que um investimento em um visual profissional para embalar suas trufas é um gasto necessário e que dá um retorno bastante positivo.

Nessa questão, a higiene também conta muitos pontos a favor. Em suma: as embalagens, além de bonitas e chamativas, precisam ser limpas e bem arrumadas.

Saiba como conquistar a clientela

Não basta apenas atrair o público para ganhar dinheiro vendendo trufas. O que torna um negócio de trufas lucrativo é atrair, encantar e fidelizar sua clientela das formas mais adequadas possíveis.

Você tem que pensar que o cliente é o elemento-chave para o seu negócio, que sem a existência dele, não tem como seus produtos serem lucrativos.

Ou seja, conquistar e engajar o maior número de pessoas possíveis é a garantia de uma boa lucratividade, sendo algo que pode ser conseguido com políticas de fidelização, bom atendimento e uma ótima experiência de compra.

Compre utensílios e materiais adequados

Para que a sua venda de trufas seja um negócio realmente lucrativo, você irá ter cuidado também com a aquisição de materiais e utensílios para fazer suas trufas.

Não podem ser coisas de péssima qualidade, mas também não precisam ser coisas muito caras. Forminhas e utensílios, como espátulas, feitas de PVC e/ou silicone são alguns exemplos de ótimos materiais que podem lhe ajudar a fazer trufas lucrativas.

Com o passar do tempo, a partir do momento em que você tiver um negócio de trufas mais bem estruturado, pode adquirir utensílios mais caros, e que facilitarão mais ainda a confecção desses doces. Mas, para iniciar, o básico já é suficiente.

 

Dicas de como ganhar dinheiro

Para vender mais trufas e lucrar mais, existem algumas boas estratégias que ajudam nesse aspecto. São essas dicas que daremos a seguir.

Aproveite os feriados e as datas comemorativas

Até mesmo para aquelas pessoas que não são muito chegadas em doces, rendem-se a um bom docinho em feriados (como Natal e Páscoa) e datas comemorativas (aniversários, batizados, etc).

Portanto, para lucrar ainda mais com suas trufas, produza algo mais especial para esses momentos, como kits decorados, trufas com sabores mais variados e exóticos, brindes extras, e por aí vai.

Portanto, nessas ocasiões, exerça sua criatividade e faça receitas diferentes e produza trufas visualmente diferentes também. O público vai adorar, e depois de passadas essas festividades, ele vai voltar a comprar de você.

Nunca deixe o estoque zerado

É importante que o seu estoque de trufas esteja sempre renovado para garantir que as vendas não parem e que os lucros sejam garantidos. Mas, para isso, é necessário ter planejamento.

Saiba quantas trufas você consegue fazer no período de 1 dia, 1 semana e 1 mês, faça projeções de vendas (tipo uma meta de quantas trufas conseguirá vender nesses períodos de tempo), e reponha o estoque antes que ele acabe por completo.

Porém, pra fazer tudo isso, você precisará ter quase certeza de que conseguirá vender seus doces, pois assim evita desperdícios e perdas de trufas que passaram da validade.

Invista em cursos na área

Cursos para doceiras e confeitarias são alternativas muito boas caso você queira ter mais dicas e conhecimentos específicos na área. Boa parte desses cursos é ministrada por pessoas bastante experientes na área, o que garante um excelente aprendizado.

Além disso, alguns cursos de empreendedorismo também podem auxiliar a ter uma visão mais adequada do seu negócio, ajudando você a tomar decisões mais certeiras e que lhe trarão mais lucro.

Cursos que ensinam estratégias de marketing, especificamente, são ótimas pedidas para melhorar seu empreendimento em diversos níveis. São inve4stimentos um pouco mais altos, mas, que valem muito a pena em longo prazo.

Caso você tenha alguma dúvida se realmente vale a pena fazer um curso de trufas, então veja Vantagens e Benefícios em Fazer o Curso de Trufas.

 

Como fazer uma renda extra ou renda fixa?

Antes mesmo de começar a vender trufas para ganhar dinheiro você analisará como estão suas situações financeira e profissional.

Caso tenha um emprego fixo, que, mesmo ganhando pouco, seja certo e dê estabilidade, o mais recomendável é ter a venda de trufas como algo extra somente.

Caso você faça um planejamento bem feito e seja do seu interesse, com o passar do tempo você pode deixar o atual emprego e que esteja, e passar a ser sua própria patroa, dedicando-se somente à venda de trufas.

Contudo, se você se encontra desempregada, então, a venda de trufas pode ser uma atividade de renda fixa. É perfeitamente possível isso, já que existem muitas vendedoras por aí que ganham um bom dinheiro todo mês apenas com esse tipo de negócio.

Ou seja, dá pra ganhar sim um bom dinheiro comercializado trufas, mas, se esse negócio proporcionará uma renda extra ou fixa, dependerá da sua situação atual, e de como você quer trabalhar, se exclusivamente com isso ou não.

E, pra conseguir isso, atenha-se somente a uma coisa de início: planejamento.

Faça projeções futuras, com metas e tudo. Tenha uma meta de ganhos daqui a 6 meses, por exemplo. Depois, analise se conseguiu, e continue crescendo essas metas até que a venda de trufas seja suficiente para o seu sustento.

Isso vale tanto para uma renda extra, quanto uma que seja fixa.

Pense também em quais diferenciais pode oferecer aos seus clientes, como sabores mais diversificados, e possibilidades de encomendas personalizadas. E, claro, sempre pensando em oferecer algo com muita qualidade.

Você pode aprender tudo sobre trufas acessando o Mini Curso de Trufas Grátis.

 

Como ganhar dinheiro vendendo trufas na rua?

Para vender trufas na rua, você irá fazer alguns procedimentos mínimos, além de fazer doces de qualidade e usar embalagens chamativas.

Essas estratégias incluem os seguintes parâmetros:

Escolha o melhor meio de transporte

O transporte de trufas para serem vendidas na rua precisa ser muito bem pensado, pois, qualquer deslize, e os doces poderão estragar, ou ficar amassados, e por aí vai. Ou seja, ficam inviáveis para oferecer ao seu público.

As formas de transporte mais eficazes usadas por vendedoras de trufas são estas:

Bandeja

Trata-se de uma opção bem prática, devido à sua flexibilidade, além de possibilitar uma venda mais fácil, já que o cliente consegue enxergar melhor as trufas. Tem de vários materiais, de MDF a acrílico. A escolha depende de sua necessidade.

Isopor

Outra forma bem bacana de transportar suas trufas para vender é usar o isopor, cujo tamanho vai depender da quantidade que vende por dia (mas, de 5 a 10 litros, geralmente, é mais do que suficiente).

Para conseguir conservar bem as trufas dentro dele, você pode revestir o isopor com fita isolante, e depois colocar pedras de gelo dentro, junto com os doces.

Bolsa térmica

Caso queira uma opção de transporte bem mais arrumada, e que dê pra arrumar as trufas de uma maneira bem organizada, as bolsas térmicas cumprem bem esse objetivo. Você ainda pode colocar bolsas de gelo pra preservar a temperatura.

Cooler

E, por fim, se você quiser um meio de transporte que seja durável e tenha resistência, o cooler é perfeito. Dá ainda pra usar os mesmos artifícios do isopor para deixar a temperatura interna mais baixa.

Procure locais realmente movimentados

Outro aspecto que você levará em consideração para conseguir ganhar dinheiro com a venda de trufas é sempre levar os seus doces a locais que sejam bem movimentados, pois, quanto maior o número de pessoas, maior a possibilidade de vender mais.

Alguns dos melhores lugares que você pode frequentar são:

  1. A frente de escolas, cursinhos e faculdades
  2. A frente de hospitais e laboratórios
  3. Praias
  4. Parques
  5. Praças
  6. Próxima a centros comerciais e administrativos
  7. Pontos e ônibus

Quando for a esses locais, certifique-se de que o horário também é o mais adequado. Por exemplo, em escolas e faculdades, os melhores momentos são intervalo das aulas e o término delas em cada período do dia.

Já nos parques e nas praças é melhor aparecer de manhã cedo, ou no final da tarde, enquanto que nos pontos de ônibus, o ideal é chegar naqueles horários de pico.

Por fim, em empresas e centros comerciais procure aparecer nos intervalos do cafezinho ou na hora do almoço mesmo.

Planejando onde e quando estará para vender suas trufas, você conseguirá lucrar mais.

Ofereça as trufas certas para o público certo

Também é importante o seguinte: saiba para quem você deverá oferecer suas trufas. Como assim? Simples: identifique o tipo de público-alvo que você queira atingir.

Um exemplo prático é se você estiver vendendo trufas gourmet, que são mais caras. Justamente por conta desse detalhe, o mais aconselhável é que você ofereça seus produtos em escolas e faculdades particulares.

Já se estiver vendendo trufas clássicas mesmo pontos de ônibus e praças são ótimos locais onde você poderá oferecer seus doces.

Ou seja, saiba identificar se aquelas pessoas são o seu público certo de acordo com o tipo e o preço das trufas que estiver vendendo.

Saiba como abordar as pessoas

A abordagem aos clientes é sempre importante em vários aspectos, pois é o momento em que você vai oferecer seus doces, e fazer com que o público decida pela compra.

Algumas questões ajudam bastante nesse sentido, com, por exemplo:

  • Andar “fardada” (pode ser um simples boné, ou uma camiseta personalizada)
  • Ser sempre simpática (sorrir e ser bem humorada, mas, sem exageros)
  • Apresentar-se e falar das suas trufas (dizer quem você é, o que está vendendo, e qual o objetivo dessa venda)

Todos esses pontos fazem com que você tenha mais credibilidade perante o público, e possa convencê-lo com mais propriedade a comprar seus doces.

Pelo fato de verem você como uma profissional, fardada, e falando de maneira agradável, isso já conta muitos pontos positivos.

Faça promoções

Para ganhar dinheiro vendendo trufas na rua, uma estratégia é certa: fazer promoções. É uma coisa que todo mundo adora, e que sempre atrai mais e mais clientes.

Portanto, fazendo um planejamento financeiro correto (até pra não dar promoções que você não possa cobrir, e acabar não tendo lucro), dê descontos especiais para clientes que comprarem muitas trufas, ou uma de brinde pra quem trazer mais um cliente pra você.

Use a criatividade e mostre que os seus clientes podem ter vantagens comprando suas trufas. Todos ganham com isso.

Também, considere montar um negócio verdadeiramente lucrativo aprendendo mais no 💗 Curso de Trufas Lucrativas.

 

Como ganhar dinheiro vendendo trufas pela internet?

Certamente, um dos locais mais convidativos para vender doces e atrair um público maior é através da internet, seja por meio de uma lojinha virtual ou pelas redes sociais. É uma possibilidade tão ampla de expandir seu negócio que você pode até se perder.

Mas, calma, que daremos dicas fáceis de como vender trufas pela internet. São elas:

Faça combos promocionais

Seja por aplicativos de delivery, seja pelas redes sociais, ou seja por uma lojinha virtual, você irá lucrar mais vendendo por combos, ou seja, pela quantidade. Deixe a trufa individual pra quando você for vender na rua ou dentro de um estabelecimento qualquer.

E uma das melhores táticas pra fazer esses combos sem prejuízo, e ganhar um bom dinheiro, é vender uma quantidade “X”, e dar outra quantidade “Y” de graça para o cliente. Tipo: Leve 10 trufas e ganhe 2,

Com isso, você sempre chamará a atenção do seu público, que se sentirá ganhando ao comprar de você. Só fique atenta às suas finanças para não fazer combos que não lhe deem retorno garantido, ok?

Estipule um número mínimo de trufas para vender

Assim como acontece com praticamente todo mundo que vende na internet, o recomendável é que você estabeleça uma quantidade mínima de trufas para vender, como, por exemplo: “Venda a partir de 10 trufas”.

Isso se deve por um motivo bem simples: você tem um custo determinado para fazer aqueles doces, de ingredientes a gastos com luz, água e gás. Ao mesmo tempo, precisa gastar (nem que seja tempo) pra fazer a entrega desses doces.

Caso venda de poucos, você não garantirá o lucro desejado.

Faça entregas em dias específicos

Para não fazer entregas constantes e correr o riso de ter mais custos do que deveria, você pode estipular, de antemão, que elas serão feitas em determinados dias da semana (tipo, dois ou três dias específicos).

Isso pode justificar a contratação de um motoboy, ou se você trabalha em conjunto com alguém da família que tenha veículo próprio, essa pessoa pode lhe ajudar a fazer as entregas. Agora, se você fizer entrega por delivery, o recomendável é cobrar por entrega.

Inclusive, neste último caso, você pode fazer um teste e se cadastrar nos serviços de delivery, já que muita gente pede doces assim hoje em dia.

Faça uma boa capacitação

Para fazer tudo certo, uma das maiores recomendações é fazer uma capacitação adequada, mais precisamente um curso (preferencialmente, online), que seja ministrado por gente qualificada, e que irá lhe ensinar estratégias muito boas para vender trufas na internet.

Geralmente esses cursos na área de doces são feitos por pessoas que trabalham com isso há anos, e que deram muito certo nesse tipo de negócio.

Jamais se esqueça do poder das redes sociais

Para vender trufas na internet é imprescindível você ter perfil profissional em pelo uma dessas grandes redes sociais que temos hoje em dia: Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.

Fique sempre presente, publicando fotos na cozinha, mostrando seu dia a dia, vídeos de entregas, avaliações e elogios de clientes, enquetes, e por aí vai. Como muita gente está hoje em dia nessas mídias, é a gente de ampliar ainda mais seu público.

 

Trufas lucrativas vs trufas que dão prejuízos

É preciso ficar atenta para diferenciar aquelas que são trufas lucrativas de fato e aquelas que dão prejuízo. Nesse sentido não estamos nos referindo a sabores em si, pois praticamente todos são vendáveis, até mesmo os mais diferenciados.

O problema mesmo está no modo como você pode estar vendendo.

Primeiro: mesmo para as trufas mais simples, é necessário que elas sejam feitas com ingredientes de qualidade. Se os materiais não forem bons, por mais baratas que sejam suas trufas, os clientes não aprovarão.

Além disso, trufas que dão prejuízo são aquelas que não são bem divulgadas. Não adianta fazer doces de ótima qualidade se você não divulgá-los de maneira adequada.

Também serão trufas difíceis de vender aquelas que você for vender para um público-alvo inadequado, tipo vender doces muito calóricos e sem ser diets pra quem faz academia, por exemplo.

Essas são apenas algumas das trufas que, na prática, dão prejuízo, ou seja, aquelas que não venderão porque não houve um planejamento adequado pra saber como seria feita a comercialização delas.

Pra detalhar melhor algumas falhas que você pode cometer nesse sentido, veja o próximo tópico.

 

Maiores erros de quem vai vender trufas

E, claro, por mais bem preparada que você esteja, há sempre o risco de cometer alguns erros que podem comprometer seu negócio de trufas, seja dos mais simples, aos mais complexos.

O bom é que dá perfeitamente pra evitar essas falhas, muitas vezes, tendo só um pouco de atenção e planejamento. Algumas delas serão destacadas a seguir.

Ter poucas opções de sabores

É importante que, mesmo estando no início de seu empreendimento de trufas, que você tenha muitas opções no seu cardápio à disposição dos clientes. Poucas opções não são atrativas para o público.

Quando você começa a vender trufas tem que pensar que várias pessoas têm um gosto próprio (algumas gostam de chocolate, outras de frutas, e por aí vai).

Se você limita seu negócio a poucos sabores, também está limitando seus lucros, e com o passar do tempo, talvez você não leve seu negócio adiante.

Não ser organizada

Isso daqui é o básico para qualquer tipo de negócio, mas, não custa lembrar que uma boa organização da sua parte permite um lucro maior, pois você saberá o que mudar e o que manter para fazer o seu negócio dar certo, e investirá nos pontos certos.

Além disso, ser organizada permite que você faça a quantidade de trufas que estipulou antes, e as vendas serão mais tranquilas com isso.

Senso de organização permite também que você gaste somente com o que for necessário para melhorar seu negócio de trufas, sem a necessidade de comprar algo que não valha a apena para o seu empreendimento.

Vender fiado

Vender fiado é um mau negócio, especialmente se você está apenas começando nesse tipo de empreendimento, e mesmo que seja para um parente ou amigo próximo.

Você tem que deixar bem claro que o seu negócio de trufas é a sua fonte de renda, e que não pode vender fiado pra ninguém. Pode parecer meio duro falar dessa forma, mas, se abrir uma única exceção, isso pode se tornar um hábito.

E isso, em longo prazo, trará prejuízo, pois, a sua programação é para obter lucros num determinado período de tempo. Se esses lucros virem depois (ou não vierem) irá estragar todo um planejamento.

Fazer uma divulgação ruim

A propaganda é a alma do negócio, como dizem. E, de fato, é. Uma publicidade bem feita atrai mais pessoas para o seu empreendimento, e faz com que essas mesmas pessoas façam propaganda sua para seus amigos e familiares.

Mas, se a divulgação for ruim, tem o efeito contrário, ou seja, afastará possíveis clientes, e você acabará tendo que encerrar seu negócio com o passar do tempo.

Uma boa publicidade é atrativa e chamativa na medida certa, que convida as pessoas a provarem seus produtos de maneira criativa. Por isso, tenha bastante atenção a essa questão, evitando ao máximo fazer uma propaganda mal feita.

Fazer promessas que não pode cumprir

Aqui você tem que honra suas promessas, especialmente aquelas feitas na publicidade de suas trufas para vender. Se está escrito numa peça publicitária que você fará a entrega de uma encomenda em até dois dias, é precisa fazê-la nesse prazo (preferencialmente antes).

Da mesma forma tudo o que você prometer de boca aos clientes, caso ouça alguma sugestão ou reclamação quando vender suas trufas na rua, procure atender o pedido do público, ou, pelo menos, informar que vai ver a possibilidade.

Não é nada bom para uma vendedora ficar com fama de que não cumpre o que promete.

E claro, evite a qualquer custo Os Maiores Erros que Vendedoras de Trufas Cometem se você quiser realmente ter sucesso.

E, no final, esperamos que essas dicas para vender trufas lucrativas tenha sido útil pra você ter ideia do que fará com seu negócio de doces daqui por diante. Com organização e planejamento através dessas atitudes simples, seu empreendimento será um sucesso.

Curso de Trufas Lucrativas💗 Curso de Trufas Lucrativas

Siga-Nos