Bolos no Pote Gourmet

Siga-Nos

Trufas personalizadas para vender

Para aumentar a venda de trufas, vale a pena apostar em estratégias diferentes com o intuito de encantar o público. E uma delas pode ser oferecer trufas personalizadas aos clientes, já que esse tipo de produto quase sempre chama a atenção de maneira positiva.

Ao oferecer alguns produtos personalizados você estará dando um passo a mais em seu negócio de doces, garantindo, entre outras coisas, sua longevidade.

Portanto, a seguir, mostraremos como fazer algumas das melhores trufas personalizadas existentes no mercado para atrair mais público, e conseguir um lucro maior.

 

O que são trufas personalizadas

Basicamente qualquer produto que seja personalizado é aquele feito de uma forma diferente do usual, destinado a uma parte de público ou simplesmente a uma pessoa de maneira bem específica.

No caso de trufas, você pode fazer uma fornada delas especificamente para vender no Dia das Mães, outra para o Natal, e por aí vai. O que vai ser diferente, neste caso, é a variedade de sabores, e a decoração das embalagens.

Entendeu o porquê de ser um produto personalizado?

Trata-se de algo diferenciado, fora do comum, que dê a sensação ao cliente de que está comprando algo único. Essa, inclusive, é uma forma bem interessante de fazer a fidelização do seu público em longo prazo.

Personalizando as suas trufas de vez em quando, você garante sempre boas novidades para o seu público, ao mesmo tempo em que torna o seu empreendimento mais sólido, e com mais possibilidades no futuro.

 

Como fazer trufas personalizadas

Para fazer uma trufa personalizada, primeiro, você vai ter que possuir materiais um pouco diferentes d que usualmente usa, desde ingredientes, até as embalagens em si. Lembre-se: personalizar significa dar algo único aos seus clientes.

Peguemos como exemplo a produção de trufas personalizadas para uma festa comum. Para esses doces, você vai fazer do seguinte modo:

Modo de preparo:

  1. Pegue duas massas de trufas já prontas (uma de limão e outra tradicional) e derreta ambas no micro-ondas.
  2. Para fazer os moldes das trufas, use duas forminhas de silicone, uma com formatos quadrados e outra com formatos redondos.
  3. Ponha as massas de trufa de limão e tradicional em sacos de confeiteiro diferentes e preencha a forminha de formatos redondos (metade delas, com uma massa, e a outra metade com a massa seguinte).
  4. Leve a forminha à geladeira por algumas horas.
  5. Pegue a outra forminha de formatos quadrados e preencha todos os orifícios com a massa de trufa tradicional.
  6. Leve essa também â geladeira por algumas horas (cerca de 6).
  7. Para aproveitar o restante da trufa de limão, pegue uma forminha de formato especial, com orifícios mais decorados e preencha-os.
  8. Leve essa forminha à geladeira pelo mesmo tempo das anteriores.
  9. Em seguida, prepare uma cobertura com chocolate branco, que você pode tingir de rosa, para as trufas ficarem mais decoradas ainda.
  10. DICA: para a cobertura ficar fina, use manteiga de cacau (serão 200 g de chocolate e 50 g de manteiga de cacau).
  11. Banhe todas as trufas nesse chocolate derretido com a ajuda de um garfinho.
  12. Para a decoração, pegue o chocolate que usou para banhar as trufas, coloque mais um pouco do corante próprio para doces, e faça traçados bem rápidos em cima das trufas já prontas.
  13. Pegue flores artificiais feitas de doces, e cole na parte de cima das trufas.
  14. Pra finalizar, pincele com pó perolado comestível todas as trufas.
  15. Agora é só colocar em embalagens especiais e decorativas e entregar ao cliente.

Esta é apenas uma das formas mais práticas de personalizar suas trufas, fugindo daquelas mais tradicionais e oferecendo um produto mais bonito e interessante ao usuário.

E como você percebeu, alguns detalhes fazem a diferença, como o uso de um ingrediente como a manteiga de cacau, ou mesmo o pó perolado comestível para a decoração.

São produtos um pouco mais caros, mas, que põem ter facilmente o valor repassado para as suas trufas.

Ou seja, como os doces serão personalizados, eles podem ser vendidos a um valor maior do que o normal, garantindo um bom lucro, e cobrindo perfeitamente os gastos.

Em suma, tenha sempre à mão alguns itens extras para fazer trufas personalizadas sempre que achar necessário dar um “upgrade” em seu negócio. Já a forma de fazer vai da criatividade de cada um.

E também, vale a pena conferir os Tipos de Trufas, Formas, Embalagens e Preços antes de fazer suas trufas personalizadas.

Porém, continue aqui para ver quais forminhas você pode usar para fazer suas trufas.

 

Forminhas para trufas personalizadas

Já com relação às forminhas que podem ser usadas para fazer essas trufas personalizadas, há diversos produtos desses disponíveis no mercado, de sites de marketplace (Mercado Livre) a lojas especializadas em doces mesmo.

São forminhas mais diferentes, geralmente feitas de silicone, pois esse material facilita na hora de fazer recheios mais cremosos e casquinhas mais firmes.

A principal vantagem delas é que se trata de algo que muda muito o visual dos seus doces. Mesmo que ainda sejam feitos basicamente com os ingredientes de sempre, apresentar trufas em formatos diferentes chama mais a atenção do público.

Além disso, você pode escolher entre formas de materiais diversos. As melhores são as seguintes:

Forminhas de PVC simples

Você pode encontrar estas forminhas em casas especializadas, e, além desse material ser muito prático, os desenhos das formas são encontrados nos mais variados tipos. O problema é que, mesmo baratas, são frágeis.

Forminhas de PVC com silicone

Estas aqui são variantes das anteriores, e são mais resistente4s também. Elas vêm com três partes: uma feita de PVC, o silicone no meio e outra igualmente de PVC. São as mais perfeitas para as trufas, pois facilitam a formação das casquinhas.

Inclusive, elas são tão práticas que vêm até com a marcação até onde você pode colocar o chocolate para fazer as casquinhas do melhor jeito possível.

A desvantagem é que essas forminhas possuem muitas peças pra lavar, o que pode acabar ficando trabalhoso pra você. Além disso, elas têm poucas partes para fazer as trufas. Então, para uma produção maior, você precisa ter várias destas.

Forminhas de polipropileno

Já estas forminhas ajudam se você quiser ter agilidade na produção. Trata-se de um plástico mais resistente, mas, por ele ser mais “leitoso”, as trufas não saem com tanto brilho assim.

Uma de suas vantagens é que se trata de um material com um preço bem em conta, além de ter mais formas por superfície, possibilitando fazer mais doces.

No entanto, não e tão fácil de achar esse tipo de forminha, e ela não tem tanta variedade de formatos quanto a de silicone, por exemplo.

Forminhas de policarbonato

Estas são consideradas as melhores do mercado atualmente para se fazer trufas e doces em geral. Você pode encontrar modelos com muitos ou poucos bombons por peça,e a aquisição vai depender do seu nível de produtividade.

A variedade de formas ainda não é muita, mas, possuem várias vantagens, como a fabricação de um chocolate muito bem feito, tanto em termos de brilho, quanto de casquinha mais crocante.

Fora o fato de que a peça é firme o suficiente para você manuseá-la de maneira mais livre, especialmente quando for desenformar suas trufas.

Já o problema é que se trata de uma forminha para trufas personalizadas mais cara que as demais. Porém, caso possa investi nelas, é uma grande opção, sem dúvida.

Forminhas imantadas para transfer

É uma variante da forminha anterior. São usadas com transfer, aquelas folhas de PVC com desenho feito de manteiga de cacau. Assim, você pode escolher o desenho do transfer que quiser com os mais diversos temas.

Existem até mesmo empresas que fazer esses moldes personalizados com o desenho que você desejar. Tem também imãs e uma pegada mais firme para não vazar chocolate de jeito nenhum.

Só que também são caras, e pra compensar uma boa produção o ideal é comprar mais de uma peça dessas.

Forminhas simples de silicone

Elas não têm tantos modelos como algumas das citadas aqui, mas, são práticas no sentido de tirar as trufas delas com grande facilidade, já que são feitas de um material bem flexível.

Contudo, elas não servem muito para a fabricação de casquinhas, e sim para trufas que podem ser banhadas em chocolate à parte. Também são trabalhosas para a questão da limpeza.

Resumo da ópera: pra você que está começando, o mais recomendável são forminhas simples, do tipo PVC ou PVC com silicone, mas, com o passar do tempo, e o seu negócio dando certo, vale a pena investir em peças mais caras.

Até mesmo porque esse material mais elaborado ajuda a fazer trufas mais personalizadas com bem mais facilidade.

E claro, não se esqueça que você pode acessar diversos Sabores, Recheios e Receitas de Trufas clicando neste link.

 

Embalagens para trufas personalizadas

Outro ponto importante para fazer trufas personalizadas é saber escolher embalagens diferentes, desde papeizinhos para embrulhar os doces, até embalagens para comportar várias trufas, seja para transportá-la até o local de vendas ou mesmo para entregar como uma forma de encomenda.

E assim como acontece com as forminhas, existem muitas embalagens interessantes que podem melhorar bastante o visual de suas trufas.

E assim como as forminhas de trufas, há tipos, formatos e materiais diferentes de embalagens que podem ser mais úteis para você fazer suas trufas personalizadas. Entre esses materiais, podemos destacar:

Poá

Esse tipo de forminha é cheio de estampas interessantes e criativas, que ajudam a personalizar suas trufas de uma maneira diferente e chamativa para cada ocasião que for necessária.

O material delas varia entre papel e tecido, sendo excelentes, por exemplo, para festas de aniversário, entre outros eventos similares.

Eva

Já estas forminhas aqui são bastante versáteis e flexíveis, permitindo as mais diversas modelagens. Ou seja, é só usar a criatividade para encantar seus clientes.

Ideal para enfeitar uma mesa onde tenha outras guloseimas que não sejam apenas trufas personalizadas.

Tecido

As forminhas de tecido variam de cores, tamanhos e formatos, o que é muito bom para exercer sua criatividade e fazer trufas personalizadas de qualidade.

O melhor tecido vai depender da festa ou do cliente que você irá oferecer seus doces. Saiba isso com antecedência e capriche na decoração.

Papel de seda

Essas forminhas são ótimas, pois dão um aspecto bem diferente às suas trufas personalizadas, mas, é preciso ter cuidado, pois são frágeis.

Combinam com todo tipo de festa, como de casamento, por exemplo, e opte pelas cores prata e bronze para dar mais sofisticação aos seus produtos.

Renda

Esse tipo de forminha é ótimo para eventos mais clássicos e formais. As ilustrações e estampas também são bastante criativas e podem ser usadas de diversos modos.

Ou seja, assim como acontece com outros materiais, fique sempre atenta a que tipo de eventos ou público você vai oferecer suas trufas personalizadas.

 

Caixas para trufas personalizadas

Existem várias formas de encantar seus clientes com um ou outro detalhe que não esteja relacionado com a trufa em si. Além das embalagens desses doces, você pode aproveitar para fazer a entrega de trufas em caixas personalizadas.

Especialmente quando se trata de uma encomenda em grandes quantidades, esse tipo de artifício chama a atenção da clientela, podendo render um público maior para seu negócio.

Nesse sentido, seguem algumas dicas.

Caixinhas de plástico amarradas com laços

Nesse tipo de caixa você pode colocar umas 4 ou 5 trufas com embalagens bem coloridas e chamativas, e um laço igualmente colorido e chamativo.

Caixinhas personalizadas de papel

Existem caixas de papel de vários tamanhos, tipos e cores que podem ajudar você a vender trufas com uma decoração bem atraente. Há desde aquelas que cabem umas 2 trufas, até as que comportam várias.

Caixinhas de acrílico

Outro tipo de caixinha que pode ser bem útil para o seu negócio de trufas é a feita de acrílico, que podem ser compradas desde aquelas menores, que cabem uma trufa apenas, até as maiores.

Caixinhas em formato de cesta

Esse tipo de caixa é ideal para encomendas, e ainda pode ser mais personalizada com o uso de bilhetes e laços estilizados.

E, claro, você também pode aproveitar para fazer as suas próprias caixas para trufas, com a devida atenção para fazer um trabalho bem feito, e usando materiais bonitos, e principalmente resistentes.

 

Etiquetas para trufas personalizadas

Outro detalhe em relação ao visual das suas trufas que pode contar muitos pontos a favor para que seu negócio seja um sucesso é usar etiquetas personalizadas dos mais variados tipos, seja na embalagem dos doces em si, seja na caixa em que eles estejam.

Existem muitos modelos excelentes de etiquetas na internet, que você pode adaptar às suas necessidades e ao formato do seu negócio.

É recomendável que você leve a ideia que você tem para as etiquetas de suas trufas a uma gráfica, e eles possam fazer as mudanças que melhor se encaixem naquilo que você quer.

Porém, cuidado para não gastar demais. Por isso mesmo faça um planejamento detalhado do seu orçamento para saber se esse ponto de etiquetas personalizadas cabe no seu bolso.

Também não se esqueça de que a etiqueta precisa ter a logomarca de seu negócio, além do sabor das trufas e informações como data de fabricação e validade.

 

Trufas personalizadas para festas e encomendas em geral

Trufas personalizadas são uma ótima pedida para festas. Na verdade, fazer esses doces para atender encomendas é uma forma garantida de fazer mais sucesso com um público maior, pois, mais gente verá o seu trabalho.

Portanto, o ideal é que você capriche na personalização das trufas quando forem encomendadas para festas.

Algumas das dicas são as seguintes:

Faça mini trufas

Ao invés de fazer trufas comuns de tamanho normal, se for para festas, o recomendado é fazer mini trufas, pois elas podem servir mais pessoas, e um público maior terá a chance de provar (literalmente) os produtos do seu trabalho.

Nesse caso, o ideal também é apostar em sabores simples, mas, que sejam de grande aceitação, como chocolate, morango, brigadeiro, e por aí vai.

No que você economizar não fazendo uma grande variedade de sabores, você irá compensar fazendo uma boa e personalizada decoração para as mini trufas.

Pode decorar os próprios doces com pasta comestível do que achar melhor (contando que a decoração seja padrão), ou simplesmente fazer uma decoração nas próprias embalagens onde as trufas ficarão.

O importante é caprichar para que elas fiquem deliciosas e chamativas.

Prepare embalagens especiais

Como vai se trata de uma festa ou simplesmente de uma encomenda em grande quantidade, o recomendável é que você faça algo visualmente bonito e chamativo para quem estiver nesse tipo de evento, ou para quem irá receber a encomenda.

A decoração dessa parte vai depender do tipo de evento. Se for uma festa infantil, por exemplo, o ideal é caprichar nas cores, e, se possível, enfeitando com personagens de desenhos animados.

Já se for uma festa pra adultos, faça algo mais sóbrio, mas também bonito. Por isso que é importante procurar saber qual a festa para a qual você está fazendo suas encomendas, para garantir que tanto os sabores, como a parte visual sejam adequadas.

Prepare sabores dos mais diversificados que puder

Quando se trata de uma grande encomenda, especialmente para festas, geralmente você não sabe quem vai comparecer ao evento, e muito menos seus gostos.

Quem solicitou seus serviços pode determinar quais sabores de trufas que quer, mas, se ela não exigir isso, tente fazer uma quantidade razoável de sabores diferentes.

Tente fazer mais aqueles sabores clássicos, mas, reserve uns 20 ou 30% da encomenda para fazer trufas um pouco mais elaboradas, como leite Ninho com Nutella, por exemplo. Assim você estará se programando pra atingir um público bem maior.

Você pode aprender mais sobre trufas no 💗 Curso de Trufas Lucrativas.

 

Tipos de trufas personalizadas

Os vários tipos de trufas personalizadas dependerão do tipo de cliente e da encomenda que for feita. Você pode fazer algo mais sóbrio e “chic”, ou então trufas com embalagens e decoração mais chamativas e coloridas.

Algumas dicas que damos para fazer trufas personalizadas bem bonitas e interessantes a depender de cada encomenda são as seguintes:

  1. Trufas personalizadas mundo bita
  2. Trufas personalizadas baby shark
  3. Trufas personalizadas patrulha canina
  4. Trufas personalizadas do mickey
  5. Trufas personalizadas jardim encanto
  6. Trufas personalizadas do homem aranha
  7. Trufas personalizadas pequena sereia
  8. Trufas personalizadas branca de neve
  9. Trufas personalizadas com letras
  10. 10. Trufas personalizadas circo rosa

Diante desses exemplos podemos dizer que os tipos de trufas personalizadas são os seguintes:

Trufas para festas e eventos

Dentro dessa categoria, encontramos diversos tipos de trufas, como aquelas feitas especialmente para casamentos, batizados, festas de aniversário, reuniões de empresas, formaturas, e por aí vai.

Importante destacar que cada uma vai ser feita de acordo com a festa em si e de como for feita a encomenda. Uma festa de aniversário de criança, por exemplo, pede trufas bem enfeitadas, coloridas, e com embalagens de desenhos animados.

Ou seja, os sabores e a decoração dos doces dependerão desses fatores para fazerem sucesso entre o público do evento.

Trufas decoradas

Aqui são trufas enfeitadas dos mais diversos estilos, o que vai depender muito da sua criatividade. Os materiais para fazer esses tipos de doces podem ser pastas comestíveis, corantes especiais para chocolates à base de óleo, entre outras coisas.

Geralmente são mais pedidas em encomendas para festas de aniversário e casamentos, mas, o bom mesmo é estar sempre preparada para atender à demanda de seus clientes.

Só cuidado para não exagerar demais na decoração. Que seja algo simples. Às vezes, desenhar algumas poucas linhas usando chocolate derretido num saco pra confeiteiro.

Trufas recheadas

Bem, podemos dizer que praticamente todas as trufas são recheadas, mas, se for para personalizá-las você pode fazer recheios diferenciados, com ingredientes pouco usuais (mas, que combinem no sabor, claro).

Algumas das trufas mais criativas nesse sentido são as feitas com frutas dos mais diversos tipos (limão, maracujá, frutas vermelhas, etc).

Tente procurar saber o que combina com o que para fazer doces bem diferentes e que obtenham sucesso entre as pessoas que frequentarão o evento em si, tornando-se, quem sabe, seus futuros clientes.

Trufas gourmet

As trufas do tipo gourmet são excelentes opções quando você já estiver devidamente estruturada em seu negócio de doces, pois estes exigem mais ingredientes especializados e de qualidade do que o normal.

A dica é começar com trufas mais simples e expandir com essa novidade de produtos gourmet para a sua clientela.

Lembre-se também que não basta que essas trufas sejam diferenciadas no sabor, mas igualmente na decoração, na publicidade, etc.

Trufas “saudáveis”

Existem algumas trufas bastante diferenciadas, do tipo diet ou fit, que são uma alternativa interessante para aqueles clientes que cuidam da saúde, fazem exercícios regulares, etc.

São trufas feitas sem açúcar e com ingredientes bem específicos, com chia, por exemplo. Assim como as do tipo gourmet, são doces que podem alavancar suas vendas quando você já tiver um tempo nesse negócio, e fazer mais sucesso ainda.

Então, aprendeu um pouco mais a respeito de trufas personalizas e como elas podem alavancar suas vendas de maneira bem significativa. Pense e se planeje para fazer aquelas mais elaboradas quando já estiver bem firmada nesse negócio.

Certamente, você conquistará mais clientes com isso.

Curso de Trufas Lucrativas💗 Curso de Trufas Lucrativas

Siga-Nos